BLOG

10 lives de famosos falando sobre coisas importantes que gostaríamos que acontecessem

Todo mundo que acompanha minimamente as redes sociais tem visto que as  lives da Anitta estão dando o que falar. Com a quarentena, a cantora assume não entender nada de polícia e que foi bastante criticada por sua base de fãs (e também haters) por não se posicionar durante as eleições de 2018, resolveu usar o alcance de seus perfis nas redes sociais para mergulhar no tema.

Teve debate com o deputado Felipe Carreras (PSB – PE) sobre a MP dos direitos autorais , aulas sobre política com a advogada e comentarista política Gabriela Prioli e uma conversa como deputado Alessandro Molon (PSB – RJ) sobre a chamada MP da Grilagem.

Obviamente choveu crítica de todos os lados, mas muita gente, assim como nós da Casa 1, que acha importantíssimo o envolvimento de grandes influenciadores e influenciadoras nos debates políticos. Por isso decidimos fazer uma lista com 10 artistas que gostaríamos que entrassem na onda da Anitta e usassem suas redes para falar sobre temas importantes e urgentes para sociedade. Caso a ideia pegue, indicamos até quem poderia falar sobre o assunto com propriedade. Confira e fiquem a vontade para fazer sugestões nos nossos comentários.

1. Que tal a recordista de audiência Marília Mendonça em uma live sobre cultura e a PL 1075/2020. 

A cantora Marília Mendonça e o antropólogo Hélio Menezes

A gente falou aqui sobre a importância da PL 1075/2020 no setor cultural e muitos atores, atrizes, assim como cantores e cantoras da chamada MPB estão falando sobre o tema em suas redes. No entanto é bastante interessante como artistas do sertanejo, funk e pagode por exemplo, não falarem publicamente sobre o tema, culpa dos setores da cultura que se consideram intelectuais e entendem esses e outros gêneros como menos importantes e até “não-cultura”, arrisco dizer.

Por isso seria de extrema importância a “rainha da sofrência” falar sobre cultura e principalmente sobre o projeto de lei que pretende prestar socorro ao setor. E ninguém melhor para falar sobre esse assunto que o antropólogo Hélio Menezes que vem movimentando, e muito, as estruturas da cultura no país, pautando sobretudo a produção de artistas negros e negras. Ia ser de quebrar a internet.

2. Larissa Manoela aprendendo e ensinando sobre economia ia ajudar todo mundo a entender que o discurso: “economia importa mais que vidas”, é criminoso. 

A atriz Larissa Manoela e a economista Laura Carvalho

Com um público majoritariamente jovem, Larissa Manoela seria de grande ajuda no debate da economia no momento atual, o qual é uma das principais armas do governo e da parte conservadora do país, para impedir as políticas de saúde que estão salvando milhares de vida. Para a aula, a professora e economista Laura Carvalho, autora do livro “Valsa brasileira: Do boom ao caos econômico”, seria uma boa indicação.

3. Não ia sobrar pedra sobre pedra com Ivetão falando sobre ditadura.

A cantora Ivete Sangalo e a ativista Neon Cunha

A dona do maior astral desse país, Ivete Sangalo, teria sensibilidade certa para falar sobre um dos momentos mais sombrios da nossa história e ajudaria a gente a jogar uma pá de cal nos discursos que minimizam a ditadura militar e seus efeitos na história do Brasil. Para falar sobre o tema, a ativista Neon Cunha abrilhantaria ainda mais a live, trazendo inclusive recortes importante de gênero para a conversa.

4. E o Whindersson Nunes se debruçando sobre as pautas indígenas, já pensou?

O Youtuber Whindersson Nunes e o líder indígena Ailton Krenak

O maior youtuber do Brasil e comediante de mão cheia, Whindersson Nunes já falou sobre coisas sérias como saúde mental em suas redes e poderia aproveitar o isolamento para falar ainda mais sobre o tema e desbravar novos territórios, como as pautas de meio ambiente e da população indígena. Para o o papo ninguém melhor que o brilhante líder indígena Ailton Krenak.

5. E se o Luan Santana aproveitasse que desistiu da ideia de fazer uma live em um estádio (que demandaria uma equipe gigantesca) e olhasse para um problema latente do Brasil: o racismo. 

O cantor Luan Santana e historiadora Suzane Jardim

Luan Santana é alvo constante de ataques nas redes sociais, muitas vezes sem razão nenhuma, porém mesmo com o elevado número de haters a base da fãs é imensamente maior, por isso uma live com a historiadora e ativista Suzane Jardim sobre racismo ia ser um espetáculo, em especial quando o número de negros mortos por coronavírus é cinco vezes maior no Brasil, segundo levantamento da Agência Pública.

6. Bruna Marquezine pode segurar um pouquinho a vida luxuosa e cair na realidade do SUS. 

A atriz Bruna Marquezine e o médico Dráuzio Varella

A atriz Bruna Marquezine até usa suas redes para chamar atenção para alguns temas como racismo, mas sempre por meio de postagens. Se destacou nas pautas feministas durante o confinamento da amiga Manu Gavassi no BBB 20, no entanto poderia dedicar mais tempo para falar sobre o desmonte do SUS com ninguém mais, ninguém menos que o dr. Drauzio Varella. Tá bom ou quer mais?

7. Uma pausa nas piadas (ou não) com Tatá Werneck falando sobre Eleições que já estão aí e ainda não começamos a falar sobre.

A humorista Tratá Werneck e a professora e deputada Erica Malunguinho

Tatá, assim como Bruna usa suas redes e fala sobre LGBTfobia, profissionais de saúde e outros temas importantes para o país e deu um senhor esculacho na amiga Gabriela Pugliesi pela festinha em meio a pandemia. Porém, uma live cairia como uma luva para se aprofundar um pouco mais no processo de educação política da população. A convidada, a deputada e professora Erica Maluguinho!

8. Meio sumida, Kéfera ainda conta com uma bela rede de seguidores, por isso falar sobre Bem Estar Social x Neoliberalismo seria um ótimo serviço. 

A atriz Kefera e a drag Rita Von Hunty

Se dedicando cada vez mais à carreira de atriz, Kéfera tem usado bem menos suas redes sociais, no entanto, a base de seguidores seria uma boa aquisição ao debate do neoliberalismo como sistema econômico falho. Para explicar as diferenças, assim como fez Prioli com Anitta ao ensinar sobre direita e esquerda, o professor drag Rita Von Hunty seria uma boa pedida.

9. E que tal um cantor sertanejo jogando os holofotes para educação. Vai que é sua Lucas Lucco. 

O cantor Lucas Lucco e a professora Marcia Lima

Lucas Lucco assim como  Whindersson já usou suas redes e fama para falar sobre saúde mental, em especial por questões próprias. Agora é o momento de se jogar em outros temas importantes. Nada mais urgente do que falar sobre educação e o adiamento do ENEM. Para acompanha-lo, a professora e pesquisadora Marcia Lima.

10. Para finalizar, a rainha Maisa que já arrasa falando sobre MUITOS assuntos importantes e por isso pode mergulhar ainda mais em uma pauta fundamental: direito da população trans. 

Não temos nem o que falar sobre Maisa que já arrasa demais falando sobre diversas pautas importantes em suas redes sociais e também em seu programa no SBT, e como conteúdo bom a gente enaltece e pede mais, nossa sugestão é uma live da Maisa entrevistando a maravilhosa Jaqueline Gomes de Jesus. Sucesso puro!

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Paradas LGBTQIA+ viram alvo de perseguição política no Brasil

Casos de HIV cresceram 17% no Brasil, aponta boletim do Ministério ...

Deputadas federais LBTs apresentaram 21 PLs pró-LGBTQIA+, em 2023

Governo Lula anuncia a quarta edição da Conferência Nacional LGBTQIA+

‘Se for evento hétero, podem’: vereadores querem impedir criança na...

MDHC prorroga prazo para participação social em levantamento sobre ...

Lula veta parcialmente projeto de marco temporal do Congresso

Pedido de vista adia votação de PL sobre população LGBT encarcerada

Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania promoverá 1º Encontr...

PL contra casamento homoafetivo tem chance remota de aprovação, diz...

Eleições para Conselho Tutelar no dia 1/10: saiba como e onde votar

MPF pede arquivamento de projeto que proíbe casamento homoafetivo e...