BLOG

11 programas de entrevistas e debates brasileiros que são verdadeiras aulas

Com a enxurrada de conteúdos, programas, vídeos e afins muitas vezes a gente acaba deixando passar muita coisa bacana, por isso selecionamos 11 programas de entrevistas e debates para você escolher e aprender (e muito) sobre os mais diversos temas. Aperta o play e arrasa no repertório:

1. Espelho com Lázaro Ramos

Com 285 episódios e 14 temporadas, “Espelho”, apresentado por Lázaro Ramos discute assuntos diversos e tem como premissa revelar personalidades brasileiras. Tem uma playlist e vários episódios soltos no Youtube e todos os episódios completos no Globosatplay.

2. Rodaviva

No ar há mais de 30 anos, o “Roda Viva” é um dos mais antigos e respeitados programas de entrevista do Brasil. Apresentado semanalmente às segundas com transmissão online, o programa depende sempre de quem é convidado, tanto a pessoa que é convidada quanto os e as profissionais que entrevistam. No canal do Youtube são mais de 1800 vídeos trazendo programas completos e trechos mais importantes. Vale conferir não só as edições mais recentes, mas também grandes entrevistas clássicas. Atualmente o programa é capitaneado pela jornalista Vera Magalhães e conta com interprete em libras. Veja aqui.

3. Drauzio Entrevista

Não tem muito o que se falar sobre a qualidade e importância do trabalho de Dráuzio Varella que se extende a área de comunicação. Dentre sua rica produção disponível online, o programa Drauzio Entrevista é um prato cheio para todo mundo que se interessa por temas diversos. Aqui a playlist do programa.

4. Culturas Indigenas – Itau Cultural

Ao longo dos últimos anos o Itau Cultural tem se dedicado a entrevistar uma série de pessoas indígenas que falam de temas diversos, sempre relacionados a cultura e vivência de seus respectivos povos. Tema urgente e pouco explorado pela mídia. Assim como “Roda Viva”, conta com interprete em Libras. Aqui você encontra a playlist no Youtube.

5. Oficio em Cena

Uma série de profissionais da Rede Globo (e eventuais convidados como o ator estadunidenses Willem Dafoe) falas sobre seus ofícios dentro da industria da televisão. Praticamente um mestrado. Você pode assistir “Oficio em Cena” no Globoplay.

6. Contraplano

Agora se o seu negócio é cinema, o programa “Contraplano” do Sesc TV é a pedida certa. Convidados e convidadas de diversas áreas discutem questões abordadas no cinema latino-americano nos quatro eixos temáticos – poder, cultura, comportamento e sociedade. Apresentado por  Miguel de Almeida, acompanha as reflexões dos convidados Mary Del Priore, Ivana Bentes, Celso Favaretto, Geraldo Carneiro, Tadeu Chiarelli, Hugo Possolo, Reinaldo Moraes, Ugo Giorgetti, Tales Ab’Saber e Luiz Áquila. Você pode ver todos os programas aqui.

7. Amigos, sons e palavras

Apresentado por Gilberto Gil, o programa do Canal Brasil é um “encontro intimista” do cantor com pessoas diversas. Além da entrevista muita palinha dada pelo baiano. A playlist do programa do canal  no Youtube conta com 50 vídeos e no Globosatplay tem todos na íntegra.

8. Café Filosófico

Outro grande programa da Tv Cultura, o “Café Filosófico” é uma parceria entre o Instituto CPFL que propõe o compartilhamento das ideias de grandes pensadoras e pensadores contemporâneos. São dezenas de edições no canal do programa no Youtube.

9. Roberto D’Avila

Um dos mais relevantes jornalistas brasileiros, o Roberto D’Avila entrevista as figuras mais importantes do país em seu programa que já passou por diversas emissoras e atualmente é transmitido pela GloboNews. Você pode assistir todos os programas no Globosatplay aqui.

10. Transmissão

Outra boa produção do Canal Brasil, o “Transmissão” traz Linn da Quebrada e Jup do Bairro entrevistando com muito humor e qualidade. Alguns programas estão nessa playlist do canal no Youtube. E os programas completos estão no Globosatplay.

11. Cortex

Em um plano sequencia, sempre em um espaço físico que se relaciona com o tema da entrevista, Bruno Torturra recebe seus convidados e convidadas para falar de temas amplos e complexos. Confira todos os programas nessa playlist no Youtube.

Veja também:

10 grandes palestras para anotar palavra por palavra

10 pessoas LGBT brasileiras para se informar sobre direito e política durante a quarentena

Iran Giusti é formado em Relações Públicas pela FAAP, passou por agências como TVRP e Remix Social Ideias. Como jornalista atuou no Portal iG, BuzzFeed Brasil. Atualmente é repórter no Terra Nós e diretor institucional da Casa 1

Notícias Relacionadas

D&AD oferece cursos gratuitos para talentos criativos autodidatas

Inclusão: apenas cinco universidades públicas destinam vagas a pess...

Casa de Dona Yayá apresenta “Conversa com pesquisadores. Bexi...

Museu da Diversidade Sexual inaugura espaço de capacitação profissi...

Professoras trans inspiram alunos da rede pública de educação

Programa gratuito para formar pessoas Trans no mundo Linux está com...

MEC nega Bolsa Permanência a 6 em cada 10 alunos indígenas e quilom...

Coletivo universitário de Fortaleza luta pela inclusão de trans e t...

Alunos com autismo cobram cotas em universidades estaduais de SP

Na Amazônia, mulheres são mais escolarizadas que homens, mas sofrem...

Lei da Flórida que proíbe ‘ideologia de gênero’ coloca ...

5 podcasts para quem não curte muito podcast