BLOG

A live da Anitta com a Gabriela Prioli foi uma das coisas mais efetivas atualmente para educação política do país

No noite de sexta-feira, 8, Anitta convidou a amiga Gabriela Prioli, advogada, professora e comentarista da CNN Brasil, para uma live no seu perfil no Instagram para dar uma aulona sobre política. Antes de chamar Gabriela, Anitta explicou, entre outras coisas o porquê da demora em se posicionar durante as eleições presidenciais de 2018 que elegeu Jair Bolsonaro, dizendo que além de estar em um retiro espiritual não tinha conhecimento das questões políticas e acabou recorrendo à amiga, para então falar publicamente sobre o assunto.

Super sincera, Anitta disparou: “Eu achava muito chato (política), acho até hoje, mas é necessário. A gente pode não gostar, mas quem gosta acaba tomando conta pra gente”, disse contando com a ajuda da amiga na defesa:  “Quando você pressiona alguém para se posicionar sem ter certeza, você acaba afastando,” explicou Gabriela.

“Interessa para quem está no poder que política seja difícil”, afirmou ainda a especialista pedindo para que todos e todas cobrem de seus representantes que falem uma linguagem que todo mundo possa entender.

A partir dai, foi um show de informações e Anitta deu uma rica contribuição fazendo perguntas importantes e principalmente alinhadas ao do grande público que a acompanha nas redes, como por exemplo, se existem leis que valem só em um município ou estado e não em outros e também de quem são as decisões em relação ao combate ao coronavírus. Todas as questões foram respondidas de formas super didáticas pela advogada.

Por uma hora Gabriela falou sobre o que é República Federativa, explicou os Três Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), o que é acórdão e monocracia, Constituinte, ISS, Guerra Fiscal, Reforma Tributária, Veto de Lei pelo Executivo, Impeachment (que fez questão de traduzir para Impedimento) e Cálculo Político, entre outros.

Até a noite de sábado, 9, o vídeo da live foi assistida quase 2 milhões e 800 mil vezes, um número expressivo quando falamos em educação política no Brasil, que se dedica muito pouco à prática. Além disso, ao acessar o canal da amiga, Gabriela ampliou ainda mais seu alcance, em seu perfil no Instagram por exemplo, o vídeo com maior número de visualizações conta com 910 mil acessos.

Anitta prometeu, pelo menos, mais uma live, onde quer saber qual a diferença entre direita e esquerda (na perspectiva de posicionamento político) e comunismo.  Vamos ficar no aguardo.

Veja a live completa, prometo que vale a pena:

https://www.instagram.com/p/B_8lStwnVW4/

 

 

Iran Giusti é formado em Relações Públicas pela FAAP, passou por agências como TVRP e Remix Social Ideias. Como jornalista atuou no Portal iG, BuzzFeed Brasil. Atualmente é repórter no Terra Nós e diretor institucional da Casa 1

Notícias Relacionadas

Paradas LGBTQIA+ viram alvo de perseguição política no Brasil

Casos de HIV cresceram 17% no Brasil, aponta boletim do Ministério ...

Deputadas federais LBTs apresentaram 21 PLs pró-LGBTQIA+, em 2023

Governo Lula anuncia a quarta edição da Conferência Nacional LGBTQIA+

‘Se for evento hétero, podem’: vereadores querem impedir criança na...

MDHC prorroga prazo para participação social em levantamento sobre ...

Lula veta parcialmente projeto de marco temporal do Congresso

Pedido de vista adia votação de PL sobre população LGBT encarcerada

Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania promoverá 1º Encontr...

PL contra casamento homoafetivo tem chance remota de aprovação, diz...

Eleições para Conselho Tutelar no dia 1/10: saiba como e onde votar

MPF pede arquivamento de projeto que proíbe casamento homoafetivo e...