BLOG

Projeto mapeia mulheres que trabalham na arte por toda América Latina

O projeto “Trabalhadoras da Arte Contemporânea” é uma iniciativa colaborativa para o estabelecimento de boas práticas laborais que visa consolidar e profissionalizar as cenas locais da América Latina e em novembro de 2010 começou as mapear as mulheres profissionais da cultura na América Latina.

São cinco campos de atuação: artistas, curadoras, gestoras, investigadoras, críticas e galeristas de 20 países, inclusive Brasil.

Acessando o mapa aqui, você pode ver as fichas completas das profissionais. No país já foram contabilizadas 490 artistas, 105 curadoras, 39 gestoras, 72 investigadoras, 25 críticas e 17 galeristas um número muito aquém da quantidades de mulheres que trabalham com cultura,  porém é um belo de um pontapé para quem quer conhecer, estudar e consumir a produção feita por mulheres.

O site/plataforma está disponível apenas em espanhol mas nada que uma boa pesquisada no Google torne possível saber mais sobre as profissionais.

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Em 2024, Masp terá programação focada na diversidade LGBTQIA+

Casa 1 realiza primeira chamada aberta do ano para educadores e ofi...

Inscrições para o projeto Plataforma Conexões 2024, do Museu da Lín...

Festival Mix Brasil tem programação gratuita no Teatro Sérgio Cardoso

CASA 1 RECEBE EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE CÉU RAMOS,  ARTISTA INTERSEXO

Teatro, dança e performance compõem o Tríptico A Morte da Estrela, ...

Além da tela: Festival Transforma está selecionando artistas e perf...

Programação de artes visuais do CCSP tem exposição sobre Lizette Ne...

MASP libera visita grátis terças e quintas e meia entrada nos outro...

Coletivo AMEM realiza ball na 35ª Bienal de São Paulo

Exposição Diário 366, de Bruno Novaes ganha nova exibição

Exposição com obras de artistas trans, travestis, pretos, i...