Paulistana nascida em 1951, a cartunista Laerte Coutinho é uma das figuras mais importantes da cultura brasileiro do movimento LGBT+ no país. Um furacão de fala calma e voz baixa, é uma das figuras mais encantadoras que a cidade cinza viu nascer. E hoje, dia 10 de junho, celebra 70 anos. Para comemorar, preparamos uma lista com 10 formas de saber mais sobre ela.

1. Assistir o documentário “Laerte-se”.

O documentário hit sobre a vida da cartunista é uma belezinha produzida pela Netflix dirigido pela escritora Eliane Brum. Vale ver e rever mil vezes.

Você pode assistir aqui no Netflix

2. Ler o livro “Lola, a Andorinha”.

A produção da Laerte é uma coisa doida e de um volume impressionante, aqui selecionamos o fofo “Lola, a Andorinha” para começar a mergulhar no universo da cartunista.

Você pode comprar aqui.

3. Acompanhar seu perfil no Twitter.

Um dos espaços onde a Laerte publica sua obra e também discorre sobre assuntos da vida cotidiana. Destaque para a contagem de dias sem a resposta para a pergunta “Quem mandou matar Marielle?”, que a cartunista posta sempre.

Clique aqui para acompanha-la na rede social.

4. Assistir a entrevista histórica no Roda-Viva.

Laerte foi a primeira pessoa trans à estar no centro do icônico programa “Roda Viva” em 2012, um momento em que os debates sobre gênero inclusive não tinham se popularizado, o que faz com que em alguns momentos algumas coisas ditas pareçam sem sentido. Assistindo com o olhar de que se trata do retrato de um tempo, vale demais!

5. Acompanhar no Instagram

Outro ponto de convivência com a obra da artista, o Instagram concentra sobretudo tiras célebres. Clique aqui para seguir.

6. Ver o curta “Vestido de Laerte”

Da mesma diretora do documentário “Bixa Travesty”, Claudia Priscilla, o curta “Vestido de Laerte” pode ser considerada poesia em vídeo. Uma fábula fantástica para se apaixonar.

7. Acessar o site com todo o acervo da cartunista

Celebrando seus 70 anos, generosa do jeito que é, Laerte lançou seu site com suas produções desde os anos 70. Para perder horas e horas se deliciando.

8. Ver Laerte atriz em “Feras”

“Feras” foi uma das séries adolescentes/ jovem adulto mais legais que já existiu. Produzida pela MTV Brasil, hoje integra o catálogo do Globoplay. Foi em “Feras” que Laertinha fez sua estreia como atriz.

Você pode assistir aqui.

9. Curtir as quatro temporada de “Transando com Laerte”

Laerte é definitivamente um furação, cartunista, ilustradora, ativista, atriz e também apresentadora e entrevistadora. No frenético e divertido “Transando com Laerte” ela mostrou toda sua maravilhosidade.

Pode ver as quatro temporadas completas no Canal Brasil na Globoplay, e alguns programas abertos na página do Canal Brasil no Youtube.

10. Assistir essa entrevista para a Carta Capital

E para encerrar, nada melhor do que uma entrevista mais atual da nossa musa, dessa vez para os jornalistas da Carta Capital Jotabê Medeiros e Pedro Alexandre.

E VIVA LAERTE!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *