Formação Profissionalizante

O Núcleo de Formação Profissionalizante da Casa 1 teve início em 2021 com o objetivo de concentrar esforços na elaboração e oferta de cursos que ensinem ofícios ao público. Cursos já existentes na programação do Centro Cultural da Casa 1, que já tinham foco em formação profissionalizante, como o Projeto Babadeira e o Curso de Modelagem para Iniciantes, agora passam a fazer parte desse núcleo.

Curso de Modelagem Básica para Iniciantes

A proposta deste curso surgiu do interesse do público frequentador da Casa 1 e uma crescente demanda por esse tipo de profissional no mercado. Como forma de validar as vivências e demandas de aprendizado específicas, o conteúdo programático foi desenvolvido de maneira que conceitos teóricos e práticos estivessem muito próximos. Uma preocupação que norteou todo o curso foi elaborar aulas que ensinassem a lógica envolvida na modelagem plana, de modo que as alunas e alunos possam interpretar os volumes do corpo e planificá-los, sem a necessidade de ficar preso a um método ou tutorial específico. Além disso, entender o corpo como um conjunto de  volumes e silhuetas para além do gênero, um marcador muito presente em metodologias de modelagem já existentes.  

Para isso, foi preciso incluir também algumas aulas teóricas de matemática e geometria básica, pois são a base para essa compreensão. Porém, como dito anteriormente, esse conteúdo teórico está bastante atrelado à prática como forma de tornar as aulas atrativas.

Outra estratégia para assimilação do conteúdo teórico é a interpretação de modelo, um exercício de identificação visual de elementos em roupas prontas, fotografias, vídeos ou croquis. Esse exercício não só ajuda a fixar os conteúdos aprendidos em sala de aula como também na construção de repertório.  Por fim, aulas sobre organização financeira, precificação do trabalho e divulgação em redes sociais, complementam o aprendizado e dão ferramentas para que as alunas  e alunos construam sua autonomia.

Compartilhe: