O que é a Casa1?
A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo, que concentra seu trabalho em três frentes de atuação: a república de acolhida para pessoas LGBT+ expulsas de casa por suas orientações afetivas sexuais e identidades de gênero; o Galpão Casa 1, centro cultural que conta com atividades culturais e educativas; e a Clínica Social Casa 1, que realiza atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos pontuais e terapias complementares. No total, aproximadamente 3.500 pessoas são atendidas mensalmente, em variados projetos.
Qual a missão da Casa 1?
Ser um espaço de acolhimento para a população LGBT+ e atuar na promoção da dignidade humana e bem estar social de todas as pessoas de forma ampla e gratuita, fortalecendo o acesso dessa população aos direitos sociais, sempre levando em consideração as interseccionalidades, como questões gênero, raça e classe.
Qual a visão da Casa 1?
Ser referência no atendimento e trabalho social da comunidade LGBT+ e de combate a LGBTfobia e estabelecer atuação e modelos de realização de trabalhos sociais efetivos, eficazes, eficientes, transparentes e reaplicáveis que pautem políticas públicas de qualidade.
Qual público a Casa 1 atende?
A Casa 1 é um projeto que acredita na importância da interseccionalidade, ou seja, para nós todas as lutas e mudanças estão relacionadas e é impossível a promoção de melhorias para as pessoas sem dialogar e atender todo mundo, uma premissa básica por exemplo do nosso centro cultural que traz programações que atendendem de crianças à idosos.
Vale ressaltar, no entanto, que com recursos limitados algumas frentes têm atuações dedicadas, sendo o centro de acolhida exclusivo para jovens LGBT+ da cidade de São Paulo que foram expulsos de casa e tenham entre 18 e 25 anos. O processo de acolhida se dá mediante a um processo de triagem realizado pela equipe de saúde.
Tanto a clínica social quanto o centro cultural buscam o atendimento universal e irrestrito e na impossibilidade de atender a demanda total, são utilizados critérios de preferência, levando em consideração os perfis socioeconômicos e identitários.
Como faço para voluntariar?
Para fazer parte de algum grupo de trabalho da Casa 1 é necessário participar antes de uma formação. Por conta da pandemia, suspendemos algumas atividades de voluntariado, mas assim que a situação se normalizar e permitir o retorno às atividades presenciais, voltaremos com as formações e o voluntariado.
Você pode se inscrever na aba “Como Ajudar” que assim que abrirmos outras formações entraremos em contato avisando. https://www.casaum.org/como-ajudar/voluntariado/
Como faço para ministrar um curso/oficina como voluntário/a?
Para ministrar uma oficina também é necessário passar pelo curso de formação de voluntários.
Quais são as áreas de voluntariado da Casa 1?
Hoje a Casa 1 conta com voluntariado para atuação nas seguintes áreas: Biblioteca (catalogação, programação e atendimento ao público), Saúde (atendimentos na Clínica Social), Educativo (atividades com crianças, adolescente, adultos, idosos), Cozinha Comunitária (cursos), Empregabilidade (plantão de currículo), Programação (cursos, aulas, atividades em geral), Serviço Social (atendimento população em situação de rua).
Como fazer para ser uma empresa parceira ou fazer uma campanha com a Casa 1?
Com todo o trabalho multidisciplinar realizado pela e na Casa 1, nossa equipe passou a desenvolver estratégias de trabalho em determinadas áreas como educação, educação infantil, assistência social, cultura, estudos de gênero, financiamento coletivo, comunicação, marketing, entre outros.
Sendo um espaço socioeducativo que acredita em processos de formação, passamos a realizar ações conjuntas com empresas, organizações, instituições de ensino e grupos que têm interesse em trabalhar diversidade em seus espaços, seja por meio de sensibilizações (palestras, workshops e eventos), seja em planejamento e projetos de parcerias.
No entanto vale ressaltar que ainda que conte com uma equipe contratada, a grande maioria das pessoas que atuam na Casa 1 o fazem de forma voluntária e para adquirir o conhecimento a ser compartilhado dedica-se muito trabalho e estudo, portanto a remuneração se faz necessária.
Por abordarmos temas como assistência social e diversidade, é comum o entendimento de que o trabalho é feito exclusivamente por afetividade, o que sim é um motor potente, mas que não podem deixar de serem vistos como campos de trabalhos, estudos e vivencias, coisa que tem seu valor.
Entendemos as propostas de contrapartidas à doações e apoio ao projeto, porém entendemos também que esses atos podem ser realizados independente de um serviço ofertado por nós.
Caso tenha interesse em realizar um trabalho em conjunto com a Casa 1 ou realizar algum convite basta entrar em contato pelo e-mail parcerias@casaum.org
Como faço para fazer trabalho acadêmico na Casa 1?
A Casa 1 recebe diariamente muitos pedidos de pesquisa e conjuntamente estabelecemos algumas diretrizes de pesquisa:
- Não indicamos pessoas para pesquisas (moradores, público atendido e/ou voluntáries), assim como não compartilhamos dados destas pessoas, em razão da Lei Geral de Proteção de Dados;
- Não viabilizamos realizar entrevistas ou pesquisa com moradores e/ou público atendido; e
- Não realizamos visitas à república de acolhida.
Caso a pesquisa possa ser desenvolvida para além destes pontos, temos um caminho interno que é o seguinte:
- Participação na formação de voluntariado, para uma apresentação geral da Casa 1 e letramento;
- Envio da carta de apresentação da Faculdade/Universidade com papel timbrado para o e-mail educativo@casaum.org com a descrição do projeto/pesquisa a ser desenvolvida;
- A partir do envio do e-mail a equipe encaminhará o pedido às pessoas responsáveis por cada área para responder às entrevistas (comunicação, serviço social, jurídico, psicologia, educativo) e/ou encaminhar a demanda para a equipe.
Como faço para estagiar na Casa 1?
Não temos um programa de estágio na Casa 1 no momento.
Me inscrevi numa atividade e ainda não recebi nenhum e-mail ou contato.
Se você se inscreveu, vai receber uma mensagem pelo contato que nos forneceu pelo formulário de inscrição. Porém, essa mensagem só é enviada quando o período de inscrição da atividade é encerrado.
Caso ainda tenha alguma dúvida basta mandar um e-mail para contato@casaum.org
Como a Casa 1 se financia?
Hoje a Casa 1 se mantém graças a doações de pessoas físicas, que somaram 70% da nossa receita no ano de 2020. Já parcerias com marcas e organizações somam 30% da verba para manutenção do projeto. Aqui você encontra nossos relatórios financeiros completos.
A Casa 1 recebe dinheiro do Estado?
Acreditamos que o Estado tem papel fundamental na nossa sociedade e pode ser uma ferramenta muito potente no combate das desigualdades, porém hoje conta com uma estrutura bastante problemática, por isso optamos por não estabelecer uma estrutura de convênio, comum entre ongs e poder público.
Como alternativa, estabelecemos uma série de iniciativas de relação com o Estado como participação de editais públicos e emendas parlamentares, onde a Casa 1 tem um maior controle de qual atividade pode ser executada e como, sempre com prestações de contas rigorosas.
Onde e em qual horário são entregues as doações?
As doações podem ser entregues de segunda a sexta, das 10h às 17h, no Galpão Casa 1: Rua Adoniran Barbosa. 151. Bela Vista.
O que recebemos como doação?
Recebemos praticamente todo tipo de doação: roupas, sapatos, livros, utensílios domésticos até maquiagens, desde que estejam em bom estado.
A Casa 1 retira doações?
Infelizmente, hoje ainda não contamos com uma equipe que consiga retirar doações.
Minha doação em dinheiro pode ser deduzida do Imposto de Renda de Pessoa Física?
Nós podemos emitir um recibo das doações que você realiza para a Casa 1 para efeito de declaração do Imposto de Renda, no entanto, por favor note as regras da Receita Federal para que essas doações sejam dedutíveis do IRPF:
“O contribuinte pode deduzir, dentro do limite global de 6%, doações para três tipos de ações feitas no ano anterior: incentivos à cultura (como doações, patrocínios e contribuições ao Fundo Nacional da Cultura), incentivos à atividade audiovisual, incentivos ao esporte.
O contribuinte pode também abater doações aos Programas Nacionais de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência e de Apoio à Atenção Oncológica. Nesse caso, as deduções estão limitadas a 1% do imposto apurado na declaração e não estão sujeitas ao limite global.”
Infelizmente, por questões burocráticas a Casa 1 ainda não tem as certificações necessárias para fazer parte dos Fundos elegíveis para dedução no Imposto de Renda, de forma que as doações feitas pela plataforma Benfeitoria ainda não podem ser deduzidas. Mas a obtenção das certificações já está em andamento, de acordo com o nosso planejamento de regularização frente aos órgãos públicos de Assistência Social.
A doação da minha empresa pode ser deduzida do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica?
Para alguns casos, existe essa possibilidade, mediante preenchimento de um formulário e uma declaração específicas para envio à Receita Federal. Se for do seu interesse, por favor envie um e-mail com as informações sobre a transação para o e-mail financeiro@casaum.org
Como posso obter um recibo para a minha doação?
Para enviarmos o recibo de doação, basta enviar um e-mail para o e-mail financeiro@casaum.org, com as seguintes informações:
Modalidade da doação: via plataforma da Benfeitoria, depósito em conta, transferência por carteiras digitais (AME, PicPay, etc.)
Valor: caso seja uma doação pontual ou via depósito, por gentileza confirmar o valor da doação realizada. Caso seja uma doação recorrente via Benfeitoria ou outras modalidades, por favor informar o período de doação para o qual necessita de recibo.
Data da doação: caso seja uma doação pontual ou via depósito, por gentileza confirmar a data da doação realizada
Dados pessoais para emissão do recibo: CPF e endereço são os dados necessários para fins de declaração à Receita Federal, mas a Casa 1 não compartilha esses dados publicamente. Eles constarão apenas no recibo emitido, que será de sua propriedade, incluindo os dados pessoais.
Quais são as formas que posso fazer uma doação financeira?
Todas as formas de transferência bancária e doação por carteiras digitais para a Casa 1 estão na nossa página de Doações: https://www.casaum.org/como-ajudar
Se preferir, também é possível fazer a sua contribuição por boleto bancário. Basta enviar um e-mail para financeiro@casaum.org informando o valor, seu nome e CPF, para fazermos a emissão do boleto.
Como ser acolhida/o na Casa 1?
Hoje temos uma equipe de serviço social especificamente para acompanhar os pedidos de acolhida, por isso pedimos que a pessoa que deseja ser acolhida encaminhe um e-mail para assistenciasocial@casaum.org para que possam seguir com o atendimento.
Como faço para conseguir terapia? Os atendimentos são gratuitos ?
Infelizmente estamos com uma demanda muito grande de inscrições e poucos voluntários para os atendimentos. Para conseguirmos atender no prazo de 8 meses as pessoas já inscritas, decidimos fechar as inscrições para atendimento regular em psicoterapia por tempo indeterminado.
Como alternativa, temos um plantão de escuta online, que ocorre todas às quartas e quinta das 18h às 20h. A inscrição é semanal e todas as segundas às 14h postamos o link nas nossas redes sociais.
Como funciona o Plantão de escuta ?
O Plantão de Escuta é individual e gratuito e acontece todas às quartas e quintas das 18h às 20h. A inscrição é semanal e todas as segundas às 14h postamos o link nas nossas redes sociais.
Como faço para conseguir atendimento com um psiquiatra ?
Para agendar um atendimento psiquiátrico é preciso entrar em contato com a equipe responsável pelos atendimentos através do e-mail clinicasocial@casaum.org. Os atendimentos podem ser gratuitos ou a preço social, acordado entre o profissional e o paciente.