Enciclopédia Sapatão

A Enciclopédia Sapatão é uma iniciativa da Casa 1 que tem como objetivo celebrar, preservar e evidenciar a vida, as memórias, as lutas e os trabalhos de  lésbicas. 

Mulheres lésbicas protagonizaram episódios importantes para o movimento LGBT+, como a revolta do Ferro’s Bar em 1983, — liderada pelo GALF  (Grupo de Ação Lésbica Feminista) fundado em 1979— motivada pela proibição da circulação do jornal “ChanacomChana”, e o Seminário Nacional de Lésbicas, em 1996, realizado para debater as violações de direitos humanos que lésbicas enfrentavam. E, ainda assim, suas pautas seguem sistematicamente invisibilizadas no movimento LGBTQIA+ e também no feminista.

Para tentar reverter essa questão, em meados de 2010, grupos de ativistas  trocaram a sigla GLBT para LGBT como uma tentativa de dar mais visibilidade para lésbicas e contextualizar suas reivindicações e identidades. Contudo, o apagamento histórico que lésbicas enfrentam segue existindo. 

Unindo-nos a outras iniciativas que mapeiam a história das ações lésbicas feministas e buscando modificar este cenário de invisibilidade criamos a Enciclopédia Sapatão, que perfila personalidades que trazem pluralidade para o projeto, abordando as infinitas possibilidades de existir como lésbica e dando um espaço de destaque para essas vivências, sempre com um cuidado em pensar os recortes de raça, classe e outros marcadores importantes na constituição das identidades. 

Optamos aqui por restringir esse projeto apenas à lésbicas, não em um processo de apagamento das mulheres bissexuais e pansexuais (que ganharão projetos específicos ao longos dos próximos meses).

Reconhecemos que,  ainda que as interseções sejam fundamentais para a vida e para os movimentos sociais, existem especificidades que precisam ser evidenciadas, celebradas e reconhecidas para um pleno viver. 

Também não nos consideramos detentoras exclusivas do conhecimento e acreditamos na soma dos saberes e esforços, por isso deixamos aqui as portas abertas para quem desejar inserir biografadas na nossa enciclopédia. Para isso, basta enviar o perfil e uma imagem na melhor resolução possível para o e-mail enciclopediasapatao@casaum.org 

Atenciosamente,

Nós, mulheres lésbicas da Casa 1

Compartilhe: