Projetos
Enciclopédia Sapatão
Um espaço para celebrar, preservar, evidenciar a vida, as memórias, as lutas e os trabalhos de lésbicas brasileiras.
Iniciada em 2017, a partir de um financiamento coletivo, já abrigou cerca de 380 jovens LGBT+ expulsos de casa pela família por suas orientações afetivas sexuais e identidade de gênero.
A Enciclopédia Sapatão é uma iniciativa da Casa 1 que tem como objetivo dar destaque para as trajetórias de mulheres lésbicas brasileiras.
visiteUnindo-nos a outras iniciativas que mapeiam a história das ações lésbicas feministas e buscando modificar o cenário de invisibilidade, criamos este projeto, que perfila personalidades que revelam as infinitas possibilidades de existir como lésbica e dando um espaço de destaque para essas vivências, sempre com um cuidado em pensar os recortes de raça, classe e outros marcadores importantes na constituição das identidades.
A Enciclopédia Sapatão é uma iniciativa da Casa 1 que tem como objetivo dar destaque para as trajetórias de mulheres lésbicas brasileiras. Unindo-nos a outras iniciativas que mapeiam a história das ações lésbicas feministas e buscando modificar o cenário de invisibilidade, criamos este projeto, que perfila personalidades que revelam as infinitas possibilidades de existir como lésbica e dando um espaço de destaque para essas vivências, sempre com um cuidado em pensar os recortes de raça, classe e outros marcadores importantes na constituição das identidades.
Optamos aqui por restringir esse projeto apenas à lésbicas, não em um processo de apagamento das mulheres bissexuais e pansexuais (que ganharão projetos específicos ao longos dos próximos meses).
Reconhecemos que, ainda que as interseções sejam fundamentais para a vida e para os movimentos sociais, existem especificidades que precisam ser evidenciadas, celebradas e reconhecidas para um pleno viver.
Também não nos consideramos detentoras exclusivas do conhecimento e acreditamos na soma dos saberes e esforços, por isso deixamos aqui as portas abertas para quem desejar inserir biografadas na nossa enciclopédia. Para isso, basta enviar o perfil e uma imagem na melhor resolução possível para o e-mail enciclopediasapatao@casaum.org