BLOG

Antologia “Fora do Padrão” reúne quatro décadas de quadrinhos LGBTQIA

Best-seller organizado por Justin Hall ganha edição brasileira e reúne nomes como Alison Bechdel, Howard Cruse, Ralf König, Dan Savage e Trina Robbins

Revista O Grito!, publicação eletrônica especializada em arte e cultura pop, inaugura um novo e importante passo em sua jornada como veículo independente: um selo de publicações impressas, com foco nas histórias em quadrinhos. Fora do Padrão: 40 Anos de Quadrinhos LGBTQIA+ é o primeiro livro do selo e será lançado em São Paulo em dois eventos: no dia 25 de novembro, no Bar A Ribeira, com uma festa ballroom com direito a concurso de lipsynch, e durante a ComicCon Experience (CCXP), entre os dias 29 de novembro a 3 de dezembro.

Fora do Padrão: 40 Anos de Quadrinhos LGBTQIA+ é uma antologia organizada pelo quadrinista estadunidense Justin Hall (Hard to Swallow), que traz um panorama dos quadrinhos criados nas últimas décadas por artistas fora da cis-heteronormatividade. Uma produção artística vibrante e que discute temas complexos, que vão do ativismo político às questões identitárias, passando pela epidemia da Aids, pela luta contra a homofobia, pela sexualidade e pelos relacionamentos amorosos. Uma visão única sobre as esperanças, medos e fantasias dessa comunidade, em comentários e reflexões sobre ela mesma e sua relação com a sociedade em geral. 

O livro é um documento poderoso que resgata a memória LGBTQIA+ nos quadrinhos e destaca a sua relevância histórica e artística. A antologia reúne nomes nomes celebrados como Alison Bechdel, Ralf König, Nazario, Dan Savage, Trina Robbins, Jennifer Camper e Howard Cruse, mas traz ainda artistas ainda pouco conhecidos fora da comunidade queer dos quadrinhos underground

Com o olhar inovador e sensível de artistas insurgentes, esta antologia com mais de 90 histórias se insurge contra o apagamento histórico da  população LGBTQIA+ na cultura e nas artes e reforça a importância de conhecer mais sobre as subjetividades de pessoas gays, lésbicas, bis e trans ao longo das últimas décadas.

A edição brasileira traz um prefácio inédito assinado pelo pesquisador e autor de quadrinhos Chris Gonzatti, um texto da cineasta e quadrinista Lana Wachowski (MatrixLigadas Pelo Desejo) e artigos que contextualizam e trazem perspectiva histórica para a produção dos artistas presentes na obra. 

A festa de lançamento em São Paulo acontecerá no Bar A Ribeira, em uma festa Ballroom com concurso de desfile de passarela, looks e lipsynch, além de discotecagem pop e funk. Na CCXP, O Grito! HQ estará na mesa L-28 do Artists Alley. 

Selo O Grito! HQ

O selo O Grito! HQ nasce com a mesma proposta da cobertura feita na revista, de trazer temas que colocam a cultura como base para discutir assuntos importantes da sociedade, como política, questões identitárias, história, meio ambiente, urbanidades, entre outras. O Grito! já possuía experiência em publicações impressas, como a Plaf – revista de crítica e jornalismo sobre quadrinhos que, hoje, após sete números, é uma das publicações mais respeitadas do meio – e que deu origem à publicação irmã Plaf Apresenta, cuja primeira edição trazia apenas histórias inéditas de diverses autores.

A partir de agora, a Plaf e a Plaf Apresenta passam a fazer parte do portfólio do selo, que terá três eixos principais como parte de sua proposta editorial: Quadrinhos sobre cultura pop e arte; Jornalismo em quadrinhos: e  quadrinhos feitos por e sobre minorias e comunidades minorizadas.

Serviço

Lançamentos Fora do Padrão em São Paulo

Bar A Ribeira

25 de novembro, 19h

Al. Ribeiro da Silva, 909, St Cecília, SP.

Entrada gratuita

CCXP 

Mesa L-28.

30 de novembro a 3 de dezembro

Rodovia dos Imigrantes, 1,5km, Vila Água Funda, São Paulo – SP

Ingressos pelo site ccxp.com.br

O livro

Fora do Padrão: 40 Anos de Quadrinhos LGBTQIA+
Justin Hall (org.), Paulo Floro e Dandara Palankof (editores da edição brasileira)
Tradução: Dandara Palankof
Letras: Lilian Mitsunaga

O Grito! HQ, 336 páginas, formato 190x255mm, R$ 150 (preço no lançamento com desconto: R$ 120).

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

A história pioneira de João W. Nery em seus livros de memórias

Mahmundi faz show de sua nova turnê Amor Fati na Casa Natura Musical

Casa 1 realiza primeira chamada aberta do ano para educadores e ofi...

23ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+ está confirmada: inscrições...

Vencedor do Prêmio de Melhor Roteiro no Festival deCannes em 2023, ...

Os quadrinhos de Alison Bechdel

Casa 1 celebra 7 anos de existência e impacto social no Bixiga 

Bloco do Johnny Hooker convida CLEO, Mateus Carrilho e Potyguara Ba...

 8 livros brasileiros LGBTQIAPN + de 2023 para ler em 2024 

Paradas LGBTQIA+ viram alvo de perseguição política no Brasil

Espetáculo teatral “INVISÍVEL” estreia em São Paulo e a...

Musical sobre ativista Herbert Daniel estreia em São Paulo no Núcle...