BLOG

Antologia “Fora do Padrão” reúne quatro décadas de quadrinhos LGBTQIA

Best-seller organizado por Justin Hall ganha edição brasileira e reúne nomes como Alison Bechdel, Howard Cruse, Ralf König, Dan Savage e Trina Robbins

Revista O Grito!, publicação eletrônica especializada em arte e cultura pop, inaugura um novo e importante passo em sua jornada como veículo independente: um selo de publicações impressas, com foco nas histórias em quadrinhos. Fora do Padrão: 40 Anos de Quadrinhos LGBTQIA+ é o primeiro livro do selo e será lançado em São Paulo em dois eventos: no dia 25 de novembro, no Bar A Ribeira, com uma festa ballroom com direito a concurso de lipsynch, e durante a ComicCon Experience (CCXP), entre os dias 29 de novembro a 3 de dezembro.

Fora do Padrão: 40 Anos de Quadrinhos LGBTQIA+ é uma antologia organizada pelo quadrinista estadunidense Justin Hall (Hard to Swallow), que traz um panorama dos quadrinhos criados nas últimas décadas por artistas fora da cis-heteronormatividade. Uma produção artística vibrante e que discute temas complexos, que vão do ativismo político às questões identitárias, passando pela epidemia da Aids, pela luta contra a homofobia, pela sexualidade e pelos relacionamentos amorosos. Uma visão única sobre as esperanças, medos e fantasias dessa comunidade, em comentários e reflexões sobre ela mesma e sua relação com a sociedade em geral. 

O livro é um documento poderoso que resgata a memória LGBTQIA+ nos quadrinhos e destaca a sua relevância histórica e artística. A antologia reúne nomes nomes celebrados como Alison Bechdel, Ralf König, Nazario, Dan Savage, Trina Robbins, Jennifer Camper e Howard Cruse, mas traz ainda artistas ainda pouco conhecidos fora da comunidade queer dos quadrinhos underground

Com o olhar inovador e sensível de artistas insurgentes, esta antologia com mais de 90 histórias se insurge contra o apagamento histórico da  população LGBTQIA+ na cultura e nas artes e reforça a importância de conhecer mais sobre as subjetividades de pessoas gays, lésbicas, bis e trans ao longo das últimas décadas.

A edição brasileira traz um prefácio inédito assinado pelo pesquisador e autor de quadrinhos Chris Gonzatti, um texto da cineasta e quadrinista Lana Wachowski (MatrixLigadas Pelo Desejo) e artigos que contextualizam e trazem perspectiva histórica para a produção dos artistas presentes na obra. 

A festa de lançamento em São Paulo acontecerá no Bar A Ribeira, em uma festa Ballroom com concurso de desfile de passarela, looks e lipsynch, além de discotecagem pop e funk. Na CCXP, O Grito! HQ estará na mesa L-28 do Artists Alley. 

Selo O Grito! HQ

O selo O Grito! HQ nasce com a mesma proposta da cobertura feita na revista, de trazer temas que colocam a cultura como base para discutir assuntos importantes da sociedade, como política, questões identitárias, história, meio ambiente, urbanidades, entre outras. O Grito! já possuía experiência em publicações impressas, como a Plaf – revista de crítica e jornalismo sobre quadrinhos que, hoje, após sete números, é uma das publicações mais respeitadas do meio – e que deu origem à publicação irmã Plaf Apresenta, cuja primeira edição trazia apenas histórias inéditas de diverses autores.

A partir de agora, a Plaf e a Plaf Apresenta passam a fazer parte do portfólio do selo, que terá três eixos principais como parte de sua proposta editorial: Quadrinhos sobre cultura pop e arte; Jornalismo em quadrinhos: e  quadrinhos feitos por e sobre minorias e comunidades minorizadas.

Serviço

Lançamentos Fora do Padrão em São Paulo

Bar A Ribeira

25 de novembro, 19h

Al. Ribeiro da Silva, 909, St Cecília, SP.

Entrada gratuita

CCXP 

Mesa L-28.

30 de novembro a 3 de dezembro

Rodovia dos Imigrantes, 1,5km, Vila Água Funda, São Paulo – SP

Ingressos pelo site ccxp.com.br

O livro

Fora do Padrão: 40 Anos de Quadrinhos LGBTQIA+
Justin Hall (org.), Paulo Floro e Dandara Palankof (editores da edição brasileira)
Tradução: Dandara Palankof
Letras: Lilian Mitsunaga

O Grito! HQ, 336 páginas, formato 190x255mm, R$ 150 (preço no lançamento com desconto: R$ 120).

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Projeto “Lentes Coloridas” pesquisa perfil de profissionais LGBTQIA...

Casa 1 e Coletivo AMEM realizam Feira de Empregabilidade LGBTQIAPN+...

HQ Ciranda da Solidão é republicada e ganha edição especial

Conheça 10 pré-candidaturas LGBTQIA+ a prefeituras nas eleições de ...

Direitos LGBTQIAPN+ sob ataque no Congresso Nacional 

A nova adição na seção de obras autografadas, livros disponíveispar...

Instituições fazem mapeamento de candidaturas LGBTQIAPN+ para as el...

Com o tema “Aquilombar é Cura”, a Parada Preta 2024 aco...

Especialistas discutem os principais desafios de empregabilidade LG...

Pesquisa apresenta as maiores dificuldades das instituições LGBTQIA...

CUT lança cartilha de formação sindical como foco em pessoas trans

No fim das contas, ser orgulhosamente LGBTQIAPN+ era só moda mesmo