BLOG

Shows, exposições e discotecagem marcam a primeira edição da Viada Cultural

Evento acontece no Selva – Espaço de Convivência Urbana, em Florianópolis, nesta sábado, 11 de junho

A Viada Cultural – Festival de Cultura LGBTQIA+ surge com o intuito de ser um festival voltado para a valorização, difusão e preservação da memória e da cultura produzida por artistas gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transsexuais e mais. 

O evento ressignifica o nome da Virada Cultural de São Paulo-SP, preservando o caráter de uma maratona de atividades culturais nas mais diversas formas de expressão artística, como arte drag, música, artes visuais, performance, dança e outras. 

No lineup da Viada Cultural, o público vai poder apreciar e conhecer o trabalho de artistas como a cantora Julie Rios, a drag queen Dalva, a dança de Thayra Luiza, as artes visuais de Heloísa Lazaretti, as customizações de Sissy Leather e outras potências.

Vale destacar que a apresentação da noite será comandada pela Drag Suzaninha, figura conhecida por apresentar diferentes festivais com todo seu humor e figurinos pra lá de icônicos. 

Para Thomas Dadam, um dos produtores e idealizadores do evento, a Viada Cultura “marca uma nova era da difusão e valorização da Cultura LGBTQIA+ no estado de Santa Catarina, ao passo que constrói um importante lugar de protagonismo dos fazeres artísticos de pessoas LGBTQIA+”. 

Já Arthur Gomes, também idealizador e produtor, destaca que o Festival em sua primeira edição tem a colaboração de diferentes pessoas que acreditam no projeto e contribuíram com o financiamento coletivo, desenvolvido para viabilizar a produção do evento. 

“Foi muito potente ouvir das pessoas não-LGBTQIA+ que contribuíram com o financiamento coletivo como é importante e necessária a construção desse espaço, principalmente para reconstruir a sociedade e reduzir as estatísticas de violência contra nossa comunidade”.

Serviço

Viada Cultural – Festival de Cultural LGBTQIA+ 

11 de junho de 2022

Selva – Espaço de Convivência Urbana 

Avenida Hercílio Luz, 449, Centro, Florianópolis-SC

Ingressos: R$20

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Funmilayo Afrobeat Orquestra realiza shows gratuitos com protagonis...

Livro reúne relatos de homens que escrevem aos pais sobre sua sexua...

4ª edição do Festival Vórtice reúne obras que abordam sexualidade e...

Museu da Diversidade Sexual inaugura nova exposição sobre envelheci...

ParadaSP 2025 destaca cuidados com o envelhecimento em programação ...

Mario Oshiro e Dominic Amaral lançam HQ sobre conexão e representat...

Roda de Conversa discute transfobia em Terreiros

29ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo celebra as pesso...

Conheça as HQs de Kael Vitorelo na Biblioteca da Casa 1

Potyguara Juão Nyn, estreia no Sesc Avenida Paulista com TYBYRA

Direitos LGBT+ enfrentam reação negativa do setor de tecnologia, ma...

Peça ‘Zona Lésbica’ tem exibição gratuita no CCBB RJ