BLOG

Pela autonomia corporal e pelo direito reprodutivo das mulheres

O poder público segue editando portarias e decretos que ferem os direitos das minorias. No dia 19 de abril, com a Portaria nº 13/2021, o Ministério da Saúde tornou pública a decisão de incorporar o anticoncepcional de longa duração em alguns grupos de mulheres para prevenir a gravidez indesejada.

A medida é voltada para um grupo selecionado de mulheres em idade fértil e, no documento da portaria existe a menção aos grupos prioritários para a aplicação de tal dispositivo ““populações em situação de vulnerabilidade: mulheres que vivem com HIV, usuárias de drogas, mulheres que vivem em regiões afastadas de grandes centros urbanos, comunidades carentes, imigrantes ou inseridas no sistema prisional, mulheres com deficiência intelectual” .

Apesar de uma das principais causas da gravidez não planejada ser a falta de informação e a distribuição de métodos contraceptivos essa portaria representa uma tentativa de controle reprodutivo dirigido a determinados grupos de mulheres, que são excluídos e estigmatizados socialmente. O planejamento reprodutivo precisa, antes de qualquer coisa, respeitar a integridade corporal e a autonomia das mulheres, em qualquer idade e em qualquer classe social.

A escolha dos grupos feita pela portaria segue critérios obscuros e negligencia implicações éticas, legais e de saúde pública além de violar os princípios de universalidade e equidade do SUS.

A medida é abertamente discriminatória, higienista, classista, racista e baseada em estigmas, e dificulta ainda mais o exercício de autonomia corporal dos grupos aos quais se destina.

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

A importância das literaturas ilustradas na formação de leitores

Casa 1 anuncia possível encerramento de atividades

Casa 1 realiza Sabadinho, festa de arrecadação, com bateria da Vai-Vai

Com apresentação de Babu Carreira e performances drag, Casa 1 reali...

Como foi a Aula Magna da 4ª Conferência Nacional dos Direitos das P...

Tudo que rolou na mesa de abertura da 4ª Conferência Nacional dos D...

Casa 1 recebe Prêmio Janaína Lima de Luta Pelos Direitos LGBTI+

O que rolou na Casa 1 em setembro

Casa 1 realiza X Feira de Empregabilidade Trans, Travesti e Não Bin...

Cineclube da Casa 1 retoma atividades com exibição de obras LGBTQIA...

Tudo que rolou em agosto na Casa 1

Festival Pop Rua ocupa Sesc Bom Retiro e Museu da Língua Portuguesa...