BLOG

Editora Monstra lança exemplar realizado em parceria com o GIV – Grupo de Incentivo à Vida

O livro “Poéticas de vida: escritas de si(da)”, é o resultado da oficina de escrita coletiva promovida pela Casa 1, Editora Monstra e Acervo Bajubá em parceria com o GIV – Grupo de Incentivo à Vida, iniciativa que desde 1990 luta pelos direitos das pessoas vivendo com HIV/AIDS.

A oficina foi destinada aos jovens que conheceram a oficina através do GIV e teve mediação do escritor e pesquisador Leandro Noronha.

Os contos, poemas e tirinhas presentes no livro são de autoria de Alan, Andrea P. Ferrara, Gabriela Fonseca. Laura Daviña, Laura Ribeiro, Leandro Noronha da Fonseca, Marcos Tolentino, Rafa Roller, Rafuska Queiroz, Tiago Sales, Tiago Cesar e Victor Bebiano (VIBE). O projeto gráfico é de autoria coletiva, com mediação da artista gráfica e publicadora Laura Daviña e PSSP estúdio de publicação.

O livro é uma publicação da coleção Cadernos, da Editora Monstra, que é um método de publicação que visa fomentar, através da criação de um espaço íntimo e coletivo, a produção literária que tem na vivência individual (logo social, política, cultural) sua principal matéria.

Tendo como lastro o conceito de “Escrevivência”, cunhado pela escritora Conceição Evaristo, a coleção acredita na potência da escrita como ferramenta de afirmação de mundos e pensa o livro como um meio que pode enfrentar o circuito hegemônico de um tipo de saber, este estruturado também por outros livros.

Esta primeira leva foi reduzida e destinada aos autores e autoras do livro, mas em breve teremos uma segunda impressão com maior número de exemplares para distribuição gratuita para o público e, enquanto a segunda tiragem não sai, é possível ler a obra através de uma versão digital e experimental do livro, para acesso online e gratuito, http://lapubli.online/poeticas/.

Caso tenha alguma dificuldade de acesso, irforme através das redes sociais da Casa1.

Sobre o GIV – Grupo de Incentivo à Vida: O Grupo percebeu que os soropositivos precisavam de protagonismo político, e esta é a marca do GIV. Desta forma criou-se um espaço onde as pessoas vivendo com HIV/AIDS não são objetos de ações assistencialistas, paternalistas ou distantes do real, e sim sujeitos que constroem e participam ativamente das decisões de suas vidas e da história coletiva de luta contra o HIV/AIDS. Com seu trabalho e as parcerias que estabeleceu, o GIV firmou-se e contribui para o crescimento e fortalecimento das respostas comunitárias de combate à AIDS assumindo seu papel dentro do quadro de instituições da sociedade civil envolvidas nesta luta.

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas