BLOG

Festival Transforma: principal vitrine de cinema LGBTQIAPN+ abre inscrições para curtas metragens

Realizadores têm até o dia 2 de outubro para inscrever suas produções no festival, que pela primeira vez admitirá curtas estrangeiros

Consagrada como a mais importante janela audiovisual LGBTQIAPN+ do sul do Brasil, a Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina está com inscrições abertas para a sua quinta edição, que acontecerá na Sala Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis (SC), entre os dias 22 e 28 de novembro de 2023.

Os realizadores têm até o dia 2 de outubro para preencher gratuitamente o formulário cadastral, disponível no site oficial do festival (www.festivaltransforma.com.br). Serão aceitos curtas-metragens de até 25 minutos de duração, cujas produções foram encerradas a partir de 2020.

Os filmes selecionados para a V Transforma serão anunciados no dia 23 de outubro.

Edição internacional

Pela primeira vez em sua história, a Transforma contemplará inscrições de curtas-metragens internacionais. Os filmes selecionados irão integrar uma mostra exclusiva para produções estrangeiras.

“Estamos muito felizes por ampliar o alcance do festival e poder conhecer produções de LGBTQIAPN+ de outros países. A proposta é construirmos intercâmbio cultural e formarmos público para um cinema que aborda a diversidade em todos os sentidos”, destaca Arthur Gomes, diretor de produção do festival.

O festival mais plural do sul do Brasil

Produzida pela BAPHO Cultural de Florianópolis e pela Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade (ADEH), a Transforma é o único festival de cinema LGBTQIAPN+ do sul do país em atividade e uma das poucas a exibir filmes que abordam com profundidade temáticas relacionadas às discussões sobre diversidade sexual, gênero e cultura queer.

Desde a sua edição inaugural, realizada em 2018, foram inscritos 542 curtas-metragens originários de todas as regiões do Brasil.

Apoio

A V Transforma é um projeto financiado pelo edital Prêmio Catarinense de Cinema (edição 2022), do Governo do Estado de Santa Catarina, via Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O evento conta também com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).

V Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina

Instagram: @transformafest

Facebook: facebook.com/transformafest/

Site oficial: www.festivaltransforma.com.br 

Foto de capa: Divulgação

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Nathalia Bellar lança faixa “Deixa eu Colar” evidencian...

Damas produções faz nova temporada de Senhora X, Senhorita Y em São...

Foto da plenária da Câmara de Recife, tirada de cima com o púlpito no fim da sala.

Entenda o papel dos vereadores na defesa dos direitos LGBTQIA+

Projeto de Lei torna obrigatória criação de casas de acolhimento pa...

Marco Antonio Fera lança clipe sobre as possibilidades de relações ...

Conhecendo mais sobre o movimento e os direitos LGBTI+em 3 livros

Espetáculo de dança e performance ROXA explora identidade de gênero...

Festival em Petrolina celebra a arte produzida pela comunidade LGBT...

TRUPE EM TRÂNSITO estréia na zona leste o espetáculo de rua gratuit...

Projeto “Lentes Coloridas” pesquisa perfil de profissionais LGBTQIA...

Casa 1 e Coletivo AMEM realizam Feira de Empregabilidade LGBTQIAPN+...

HQ Ciranda da Solidão é republicada e ganha edição especial