BLOG

Festival Transforma: principal vitrine de cinema LGBTQIAPN+ abre inscrições para curtas metragens

Realizadores têm até o dia 2 de outubro para inscrever suas produções no festival, que pela primeira vez admitirá curtas estrangeiros

Consagrada como a mais importante janela audiovisual LGBTQIAPN+ do sul do Brasil, a Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina está com inscrições abertas para a sua quinta edição, que acontecerá na Sala Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis (SC), entre os dias 22 e 28 de novembro de 2023.

Os realizadores têm até o dia 2 de outubro para preencher gratuitamente o formulário cadastral, disponível no site oficial do festival (www.festivaltransforma.com.br). Serão aceitos curtas-metragens de até 25 minutos de duração, cujas produções foram encerradas a partir de 2020.

Os filmes selecionados para a V Transforma serão anunciados no dia 23 de outubro.

Edição internacional

Pela primeira vez em sua história, a Transforma contemplará inscrições de curtas-metragens internacionais. Os filmes selecionados irão integrar uma mostra exclusiva para produções estrangeiras.

“Estamos muito felizes por ampliar o alcance do festival e poder conhecer produções de LGBTQIAPN+ de outros países. A proposta é construirmos intercâmbio cultural e formarmos público para um cinema que aborda a diversidade em todos os sentidos”, destaca Arthur Gomes, diretor de produção do festival.

O festival mais plural do sul do Brasil

Produzida pela BAPHO Cultural de Florianópolis e pela Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade (ADEH), a Transforma é o único festival de cinema LGBTQIAPN+ do sul do país em atividade e uma das poucas a exibir filmes que abordam com profundidade temáticas relacionadas às discussões sobre diversidade sexual, gênero e cultura queer.

Desde a sua edição inaugural, realizada em 2018, foram inscritos 542 curtas-metragens originários de todas as regiões do Brasil.

Apoio

A V Transforma é um projeto financiado pelo edital Prêmio Catarinense de Cinema (edição 2022), do Governo do Estado de Santa Catarina, via Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O evento conta também com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).

V Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina

Instagram: @transformafest

Facebook: facebook.com/transformafest/

Site oficial: www.festivaltransforma.com.br 

Foto de capa: Divulgação

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Por uma história visível: 20 anos de Movimento Bissexual no Brasil

Antologia “Fora do Padrão” reúne quatro décadas de quad...

Afeto é direito: Casa 1 realiza segundo casamento coletivo em dezembro

Mulher trans teve cirurgia negada no SUS e leva Brasil à Corte Inte...

‘Se for evento hétero, podem’: vereadores querem impedir criança na...

Festival Mix Brasil tem programação gratuita no Teatro Sérgio Cardoso

Museu da Língua Portuguesa exibe curtas-metragens do 31º Festival M...

Festival Transforma de cinema anuncia programação

Casa1 participa do 1º Encontro de Referência LGBTQIAPN+ em Fortaleza

Sam Bourcier e o unicórnio que peida

Com 26 formatos no Brasil, ‘cura gay’ é tortura, alertam especialistas

IBGE coleta dados sobre identidade de gênero pela primeira vez em p...