BLOG

Instituições lançam cartilha para apoiar atuação de parlamentares LGBTQIA+

Por Lívia Batista

As organização VoteLGBT e A Tenda das Candidatas lançaram uma cartilha para apoiar pessoas LGBTQIA+ eleitas em 2022. O “Mapa dos Mandatos LGBT — Para Incidência Política e Legislativa” foi divulgado em 16 de fevereiro e também contou com a colaboração da Agência Diadorim

“A ideia é complementar as trajetórias políticas e de ativismo com algumas experiências que deram certo para que você esteja mais preparada para os desafios” afirmam as entidades no texto de apresentação do documento.

A cartilha explica, entre outros pontos, como se organiza um gabinete, formas de atuar em rede e outros conhecimentos importantes para otimizar a gestão, como informações sobre financiamento de campanha, forma de se relacionar com o partido e dicas de saúde mental.

As organizações mostram ainda o cenário atual das tramitações de lei do país e como os mandatos podem analisar possibilidade de atuação política — identificando, inclusive, que são opositores e aliados de seu viés partidário.

Um levantamento de dados relacionados a PLs anti e pró-LGBTQIA+ nos estados brasileiros foi feito pela Diadorim especialmente para a cartilha. A pesquisa contou ainda com parceria do Instituto Matizes.

Bancada

Nas eleições de 2022 foram eleitos ao menos 18 parlamentares LGBTQIA+. Entre eles estão as duas primeiras deputadas federais transexuais do Brasil: Duda Salabert (PDT-MG) e Erika Hilton (PSOL-SP). Além disso, a governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra, que é lésbica, e o governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite, gay, foram reeleitos.

A VoteLGBT é uma ONG que mapeia e monitora candidaturas dessa população. Em janeiro deste ano a organização também foi responsável pela organização do 1º Encontro Nacional de LGBT+ Eleites, realizado em Brasília. 

Foto de capa: Ato pela democracia no Largo São Francisco, na cidade de São Paulo. Foto: Divulgação

Acesse o site da Agência Diadorim

Notícias Relacionadas

Coletivo AMEM apresenta “Ball: Isso é Baile”, na Fábric...

BICHADOS, da Cia. Artera de Teatro, faz temporada na Oficina Cultur...

Casa 1 realiza VII Feira de Empregabilidade Trans, Travesti e Não B...

Ball Vera Verão cria Vera Verso em sua sétima edição

Casos de violência contra lésbicas aumentaram 50% em oito anos, mos...

O que diz nova resolução do Governo de SP sobre pessoas LGBT+ no si...

Céu, a 1ª brasileira reconhecida como intersexo na certidão de nasc...

Em 2024, Masp terá programação focada na diversidade LGBTQIA+

Conselho Nacional orienta as preparatórias para a 4ª Conferência Na...

A história pioneira de João W. Nery em seus livros de memórias

Mahmundi faz show de sua nova turnê Amor Fati na Casa Natura Musical

Casa 1 realiza primeira chamada aberta do ano para educadores e ofi...