BLOG

Instituições lançam cartilha para apoiar atuação de parlamentares LGBTQIA+

Por Lívia Batista

As organização VoteLGBT e A Tenda das Candidatas lançaram uma cartilha para apoiar pessoas LGBTQIA+ eleitas em 2022. O “Mapa dos Mandatos LGBT — Para Incidência Política e Legislativa” foi divulgado em 16 de fevereiro e também contou com a colaboração da Agência Diadorim

“A ideia é complementar as trajetórias políticas e de ativismo com algumas experiências que deram certo para que você esteja mais preparada para os desafios” afirmam as entidades no texto de apresentação do documento.

A cartilha explica, entre outros pontos, como se organiza um gabinete, formas de atuar em rede e outros conhecimentos importantes para otimizar a gestão, como informações sobre financiamento de campanha, forma de se relacionar com o partido e dicas de saúde mental.

As organizações mostram ainda o cenário atual das tramitações de lei do país e como os mandatos podem analisar possibilidade de atuação política — identificando, inclusive, que são opositores e aliados de seu viés partidário.

Um levantamento de dados relacionados a PLs anti e pró-LGBTQIA+ nos estados brasileiros foi feito pela Diadorim especialmente para a cartilha. A pesquisa contou ainda com parceria do Instituto Matizes.

Bancada

Nas eleições de 2022 foram eleitos ao menos 18 parlamentares LGBTQIA+. Entre eles estão as duas primeiras deputadas federais transexuais do Brasil: Duda Salabert (PDT-MG) e Erika Hilton (PSOL-SP). Além disso, a governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra, que é lésbica, e o governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite, gay, foram reeleitos.

A VoteLGBT é uma ONG que mapeia e monitora candidaturas dessa população. Em janeiro deste ano a organização também foi responsável pela organização do 1º Encontro Nacional de LGBT+ Eleites, realizado em Brasília. 

Foto de capa: Ato pela democracia no Largo São Francisco, na cidade de São Paulo. Foto: Divulgação

Acesse o site da Agência Diadorim

Notícias Relacionadas

Projeto “Lentes Coloridas” pesquisa perfil de profissionais LGBTQIA...

Casa 1 e Coletivo AMEM realizam Feira de Empregabilidade LGBTQIAPN+...

HQ Ciranda da Solidão é republicada e ganha edição especial

Conheça 10 pré-candidaturas LGBTQIA+ a prefeituras nas eleições de ...

Direitos LGBTQIAPN+ sob ataque no Congresso Nacional 

Instituições fazem mapeamento de candidaturas LGBTQIAPN+ para as el...

Com o tema “Aquilombar é Cura”, a Parada Preta 2024 aco...

Especialistas discutem os principais desafios de empregabilidade LG...

Pesquisa apresenta as maiores dificuldades das instituições LGBTQIA...

CUT lança cartilha de formação sindical como foco em pessoas trans

No fim das contas, ser orgulhosamente LGBTQIAPN+ era só moda mesmo

Senado aprova texto que cria recurso de proteção para LGBTQIA+ enca...