BLOG

Osasco terá 5ª Parada LGBTQIA+ após 11 anos de recesso

A quinta edição da Parada LGBTQIA+ de Osasco já tem dia e hora marcados: será em 31 de julho, domingo, a partir do meio dia, na rua da estação CPTM Osasco. Com o tema “Osasco de Todas as Famílias”, o evento pretende reunir 15 mil pessoas e atrações locais e nacionais. A realização será apoiada por pequenas empresas e comércios da região e por uma “vaquinha online”.

“Em tempos de ódio que estamos vivendo, festejar também é um ato de resistência”, ressalta Higor Andrade, organizador da Parada e co-vereador pela Mandata AtivOz. “Mas, para além disso, pretendemos cobrar políticas públicas para nossa população que é tão invisibilizada e violentada nesse País, e esquecida no nosso município”, resume.

O tema “Osasco de todas as famílias” visa mostrar que a população LGBTQIA+ também tem família e essas famílias merecem ser respeitas, independentemente de sua composição.

Também é uma forma de pedir que essa população seja tratada com mais respeito, pois vivem, trabalham, estudam e pagam impostos na cidade de Osasco – e demais localidades da região metropolitana de São Paulo.

Segundo Andrade, voltar com a Parada em Osasco depois de um hiato de 11 anos, é mostrar que “não estamos sós em uma cidade que ainda é muito conservadora. Só temos uma cadeira de oposição na Câmara, a única que luta pela pauta LGBTQIA+, temos que mostrar nosso posicionamento e convidar todos a somar nessa causa. Todas as famílias! Afinal, a luta por
respeito e dignidade deveria ser de todas as pessoas”, pontua.

As atrações ainda serão divulgadas.

Evento foi descontinuado por falta de incentivo público

Osasco, que ostenta o título de 6º maior PIB do Brasil e soma população de 701 mil pessoas, já teve 4 edições da Parada LGBTQIA+, de 2008 a 2011. A última delas, ganhou o título de “2ª maior do país”, depois de reunir 80 mil pessoas.

A série foi descontinuada devido à falta de apoio da prefeitura. Agora, ressurge para alegrar aos osasquenses e moradores de cidades da região, como Jandira, Cotia, Barueri, Itapevi e Carapicuíba, entre outros. Os organizadores esperam mobilizar, também, os moradores da
Zona Oeste de São Paulo, personalidades e artistas de todo o Brasil, somando um público de 15 mil pessoas durante o evento.

A 5ª edição da Parada LGBTQIA+ de Osasco (ParadaOz) é organizada por Higor Andrade e conta com o apoio de diversos militantes, da Comissão de Diversidade da OAB-Osasco, das Mães da Resistência e da Comissão de Diversidade de Osasco. Os órgãos responsáveis pela liberação e segurança do evento, como DEMUTRAN, Guarda Civil e Polícia Militar, já foram devidamente informadas da realização da Parada.

SERVIÇO

5º Parada LGBTQIA+ de Osasco
31 de julho de 2022 – a partir das 12h
Concentração: Rua da Estação

Foto de capa: Agência Brasil

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Coletivo AMEM apresenta “Ball: Isso é Baile”, na Fábric...

BICHADOS, da Cia. Artera de Teatro, faz temporada na Oficina Cultur...

Casa 1 realiza VII Feira de Empregabilidade Trans, Travesti e Não B...

Ball Vera Verão cria Vera Verso em sua sétima edição

Casos de violência contra lésbicas aumentaram 50% em oito anos, mos...

O que diz nova resolução do Governo de SP sobre pessoas LGBT+ no si...

Em 2024, Masp terá programação focada na diversidade LGBTQIA+

Conselho Nacional orienta as preparatórias para a 4ª Conferência Na...

A história pioneira de João W. Nery em seus livros de memórias

Mahmundi faz show de sua nova turnê Amor Fati na Casa Natura Musical

Casa 1 realiza primeira chamada aberta do ano para educadores e ofi...

23ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+ está confirmada: inscrições...