BLOG

Contrariando as estatísticas: 8 anos de Casa 1!

Buscando construir um espaço seguro para jovens LGBTQIAPN+ expulsos de casa, começamos nosso trabalho no território do Bixiga em janeiro de 2017 e lutamos diariamente, contrariando as estatísticas, para que as nossas portas continuem abertas. 

No Brasil e no mundo, ONGs sofrem com financiamentos cada vez menores. Entre 2010 e 2019, 46% das instituições que abriram no Brasil encerraram suas atividades, segundo levantamento do IPEA.  

Além da escassez de recursos, enfrentamos outros desafios. Os poucos e tímidos avanços no campo de direitos e políticas públicas não condiz com a necessidade e os obstáculos enfrentados por essa população: o Brasil continua um dos países mais violentos com pessoas LGBTQIAPN+ no mundo: quase um caso de agressão por hora, de acordo com o Atlas da Violência de 2024. 

Mesmo com todos esses obstáculos, construímos projetos de grande relevância nos últimos anos e garantimos direitos básicos para pessoas em vulnerabilidade e em situação de rua no centro de São Paulo. 

Em nosso dia a dia,seguimos contrariando as estatísticas: em um contexto de precarização do trabalho, a maioria da equipe está contratada em regime CLT e temos orgulho da diversidade presente em nossos Grupos de Trabalho. E, em um país de lideranças masculinas e brancas, a Casa 1 tem uma equipe majoritariamente feminina, com pessoas negras e trans. 

Nosso trabalho é realizado no histórico Bixiga, bairro localizado na região central de São Paulo, e também atende as crianças do território com a distribuição de kits literários na Biblioteca Comunitária e o grupo de idosos da UBS Humaitá, que se reúne semanalmente no Galpão, contrariando o imaginário social da atuação de projetos LGBTQIAPN+. 

Olhando para o futuro, reconhecemos que ainda existem inúmeros desafios pela frente, mas comemoramos esses 8 anos de atuação com a certeza de que o trabalho realizado pela Casa 1 abriu caminho para uma nova geração de iniciativas LGBTQAIPN+. Seguimos na construção de um espaço revolucionário para todas as formas de existir! 

Foto de capa: Carla Carniel

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Conhecendo o escritor James Baldwin em seu centenário

Literatura Juvenil LGBTQIA+ por 3 autoras nacionais

De Cartagena (COL), notícias sobre migração e refúgio nas Américas

Outras perspectivas sobre saúde: Casa 1 realiza II Semana de Saúde ...

A organização do acervorepresentativo da BibliotecaCaio Fernando Abreu

Exposição “Lambe-Lambe – Histórias Sapatão” ocupa as ru...

Tudo que rolou na Casa 1 em julho

Conhecendo mais sobre o movimento e os direitos LGBTI+em 3 livros

Tudo que rolou na Casa 1 em junho

Clínica Social da Casa 1 ganha edital da Born This Way Foundation

Casa 1 realiza Chamada Aberta de atividades para o segundo semestre

Casa 1 e Coletivo AMEM realizam Feira de Empregabilidade LGBTQIAPN+...