Buscando construir um espaço seguro para jovens LGBTQIAPN+ expulsos de casa, começamos nosso trabalho no território do Bixiga em janeiro de 2017 e lutamos diariamente, contrariando as estatísticas, para que as nossas portas continuem abertas.
No Brasil e no mundo, ONGs sofrem com financiamentos cada vez menores. Entre 2010 e 2019, 46% das instituições que abriram no Brasil encerraram suas atividades, segundo levantamento do IPEA.
Além da escassez de recursos, enfrentamos outros desafios. Os poucos e tímidos avanços no campo de direitos e políticas públicas não condiz com a necessidade e os obstáculos enfrentados por essa população: o Brasil continua um dos países mais violentos com pessoas LGBTQIAPN+ no mundo: quase um caso de agressão por hora, de acordo com o Atlas da Violência de 2024.
Mesmo com todos esses obstáculos, construímos projetos de grande relevância nos últimos anos e garantimos direitos básicos para pessoas em vulnerabilidade e em situação de rua no centro de São Paulo.
Em nosso dia a dia,seguimos contrariando as estatísticas: em um contexto de precarização do trabalho, a maioria da equipe está contratada em regime CLT e temos orgulho da diversidade presente em nossos Grupos de Trabalho. E, em um país de lideranças masculinas e brancas, a Casa 1 tem uma equipe majoritariamente feminina, com pessoas negras e trans.
Nosso trabalho é realizado no histórico Bixiga, bairro localizado na região central de São Paulo, e também atende as crianças do território com a distribuição de kits literários na Biblioteca Comunitária e o grupo de idosos da UBS Humaitá, que se reúne semanalmente no Galpão, contrariando o imaginário social da atuação de projetos LGBTQIAPN+.
Olhando para o futuro, reconhecemos que ainda existem inúmeros desafios pela frente, mas comemoramos esses 8 anos de atuação com a certeza de que o trabalho realizado pela Casa 1 abriu caminho para uma nova geração de iniciativas LGBTQAIPN+. Seguimos na construção de um espaço revolucionário para todas as formas de existir!
Foto de capa: Carla Carniel