BLOG

Casa Natura Musical recebe “Ball Vera Verão 2022” com 18 categorias

A Casa Natura Musical receberá o “Ball Vera Verão 2022”, realizado pela House of Zion e o Coletivo AMEM, no sábado (12) a partir das 20h. O tema da quinta edição é “Tempos difíceis exigem danças furiosas. Cada um de nós é prova disso”, inspirado na escritora estadunidense Alice Walker. A entrada é gratuita e a inscrição para participar de cada categoria é feita no local, seguindo temas e especificações de cada uma.

Formado por apresentações que misturam danças e carões, o ballroom está muito ligado a cultura da periferia de Nova Iorque nas décadas de 60 e 70.

Antes de iniciar as apresentações das 18 categorias que homenageiam pessoas pretas e trans, a cantora e poetisa paraibana Bixarte faz um pocket-show de abertura. A artista também faz parte da cena ballroom em João Pessoa, na Paraíba. Reunir travestis, pessoas não-binárias, pessoas pretas, a comunidade LGBTQIAP+ dentro de um evento como esse e com um show meu é reafirmar que estamos em um processo de descolonização e de empoderamento do nosso povo enquanto quilombo e não mais como senzala. A gente está se reunindo não mais para sentir dor, e sim, para festejar e comemorar nossa vida, e nossa vida em abundância”, pontua a artista.

O evento também homenageia Jorge Lafond, que deu nome a drag queen mais popular da televisão brasileira. “Esta personagem é, para nós, um ícone de visibilidade e representatividade da identidade negra LGBTQIA+ na cultura popular brasileira. Ajudou a construir imaginários e abrir caminhos para corpos diversos na sociedade. A ball busca fugir de estereótipos que caricaturam a existência dessas identidades, e dá a oportunidade de ressignificar memórias e experiências através da performance“, explica Flip Couto idealizador do Coletivo AMEM, membro da House of Zion e legendary na cena Kiki Ballroom.

“O Ballroom é formado por pessoas que sempre tiveram seus corpos atravessados por múltiplas violências, e que sempre resistiram com arte, irreverência e inovação. Dentro do Ball, celebramos nossas vidas e esses corpos que historicamente são exterminados. Abrir o ano com essa celebração é uma oportunidade de nos retroalimentarmos com a esperança e a energia que precisamos ter diariamente pra não sucumbir”, pontua.

Serviço

Ball Vera Verão Furiosa 2022
Quando: 12 de março, sábado, a partir das 20h;
Onde: Casa Natura Musical – Rua Artur de Azevedo, 2134, Pinheiros, São Paulo;
Entrada Gratuita mediante retirada de ingresso pelo Sympla.

Programação
21h30 – Show de Abertura Bixarte;
22h30 – Ball Vera Verão Furiosa 2022 | “Tempos difíceis exigem uma dança furiosa”, Alice Walker;
23h15 – Categorias Abertas;

Foto de capa: Felipe Giubilei/ Kiki Afrodiaspórica realizada na Casa Natural Musical em 2019

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Casa 1 realiza VII Feira de Empregabilidade Trans, Travesti e Não B...

Ball Vera Verão cria Vera Verso em sua sétima edição

Casos de violência contra lésbicas aumentaram 50% em oito anos, mos...

O que diz nova resolução do Governo de SP sobre pessoas LGBT+ no si...

Em 2024, Masp terá programação focada na diversidade LGBTQIA+

Conselho Nacional orienta as preparatórias para a 4ª Conferência Na...

A história pioneira de João W. Nery em seus livros de memórias

Mahmundi faz show de sua nova turnê Amor Fati na Casa Natura Musical

Casa 1 realiza primeira chamada aberta do ano para educadores e ofi...

23ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+ está confirmada: inscrições...

Vencedor do Prêmio de Melhor Roteiro no Festival deCannes em 2023, ...

Os quadrinhos de Alison Bechdel