BLOG

Casa Natura Musical recebe “Ball Vera Verão 2022” com 18 categorias

A Casa Natura Musical receberá o “Ball Vera Verão 2022”, realizado pela House of Zion e o Coletivo AMEM, no sábado (12) a partir das 20h. O tema da quinta edição é “Tempos difíceis exigem danças furiosas. Cada um de nós é prova disso”, inspirado na escritora estadunidense Alice Walker. A entrada é gratuita e a inscrição para participar de cada categoria é feita no local, seguindo temas e especificações de cada uma.

Formado por apresentações que misturam danças e carões, o ballroom está muito ligado a cultura da periferia de Nova Iorque nas décadas de 60 e 70.

Antes de iniciar as apresentações das 18 categorias que homenageiam pessoas pretas e trans, a cantora e poetisa paraibana Bixarte faz um pocket-show de abertura. A artista também faz parte da cena ballroom em João Pessoa, na Paraíba. Reunir travestis, pessoas não-binárias, pessoas pretas, a comunidade LGBTQIAP+ dentro de um evento como esse e com um show meu é reafirmar que estamos em um processo de descolonização e de empoderamento do nosso povo enquanto quilombo e não mais como senzala. A gente está se reunindo não mais para sentir dor, e sim, para festejar e comemorar nossa vida, e nossa vida em abundância”, pontua a artista.

O evento também homenageia Jorge Lafond, que deu nome a drag queen mais popular da televisão brasileira. “Esta personagem é, para nós, um ícone de visibilidade e representatividade da identidade negra LGBTQIA+ na cultura popular brasileira. Ajudou a construir imaginários e abrir caminhos para corpos diversos na sociedade. A ball busca fugir de estereótipos que caricaturam a existência dessas identidades, e dá a oportunidade de ressignificar memórias e experiências através da performance“, explica Flip Couto idealizador do Coletivo AMEM, membro da House of Zion e legendary na cena Kiki Ballroom.

“O Ballroom é formado por pessoas que sempre tiveram seus corpos atravessados por múltiplas violências, e que sempre resistiram com arte, irreverência e inovação. Dentro do Ball, celebramos nossas vidas e esses corpos que historicamente são exterminados. Abrir o ano com essa celebração é uma oportunidade de nos retroalimentarmos com a esperança e a energia que precisamos ter diariamente pra não sucumbir”, pontua.

Serviço

Ball Vera Verão Furiosa 2022
Quando: 12 de março, sábado, a partir das 20h;
Onde: Casa Natura Musical – Rua Artur de Azevedo, 2134, Pinheiros, São Paulo;
Entrada Gratuita mediante retirada de ingresso pelo Sympla.

Programação
21h30 – Show de Abertura Bixarte;
22h30 – Ball Vera Verão Furiosa 2022 | “Tempos difíceis exigem uma dança furiosa”, Alice Walker;
23h15 – Categorias Abertas;

Foto de capa: Felipe Giubilei/ Kiki Afrodiaspórica realizada na Casa Natural Musical em 2019

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Projeto “Lentes Coloridas” pesquisa perfil de profissionais LGBTQIA...

Casa 1 e Coletivo AMEM realizam Feira de Empregabilidade LGBTQIAPN+...

HQ Ciranda da Solidão é republicada e ganha edição especial

Conheça 10 pré-candidaturas LGBTQIA+ a prefeituras nas eleições de ...

Direitos LGBTQIAPN+ sob ataque no Congresso Nacional 

Instituições fazem mapeamento de candidaturas LGBTQIAPN+ para as el...

Com o tema “Aquilombar é Cura”, a Parada Preta 2024 aco...

Especialistas discutem os principais desafios de empregabilidade LG...

Pesquisa apresenta as maiores dificuldades das instituições LGBTQIA...

CUT lança cartilha de formação sindical como foco em pessoas trans

No fim das contas, ser orgulhosamente LGBTQIAPN+ era só moda mesmo

Senado aprova texto que cria recurso de proteção para LGBTQIA+ enca...