BLOG

Clínica Social da Casa 1 ganha edital da Born This Way Foundation

Há 12 anos, fundação da artista Lady Gaga auxília instituições que lidam com a saúde mental de jovens LGBTQIAPN+

Cuidar da saúde mental de jovens em vulnerabilidade para que eles cresçam com autonomia é um dos pilares de trabalho do projeto Born This Way Foundation (BTWF), organização sem fins lucrativos criada pela cantora, atriz e ativista Lady Gaga em 2012. A fundação prioriza o bem-estar e a saúde mental de jovens, trabalhando para acabar com o estigma em torno deste assunto. 

O Kindness in Community Fund, criado em parceria com a Cotton on Foundation, beneficiou 65 instituições no mundo. No Brasil, as organizações escolhidas foram Casa 1, ASEc+, Instituto Fazendo História e Mapa do Acolhimento.

Referência de projeto LGBTQIAPN+ no país, a Casa 1 foi uma das selecionadas no edital de 2024 da BTWF, que financia iniciativas conectadas com a missão do projeto. Com o valor, o espaço vai manter o funcionamento do eixo de saúde mental, o que inclui o pagamento de salário da equipe contratada, ações de comunicação sobre saúde e a criação de uma programação sobre o tema.

Entre os serviços ofertados pela Casa 1, um dos mais procurados é o atendimento psicoterápico continuado. Dados de diferentes estudos globais indicam que jovens LGBT+ estão mais expostos ao sofrimento mental, devido aos diversos tipos de violência a que estão submetidos. É o que aponta uma  pesquisa realizada pelo coletivo #VoteLGBT: cerca de 55% das pessoas consultadas foram diagnosticadas com o risco de depressão no nível mais grave.  

“O trabalho com a saúde mental é uma frente de extrema importância, em especial para a população LGBTQIAPN+ e pessoas em vulnerabilidade. Ainda assim, o acesso a esse cuidado, por diversas questões, é muito difícil para a maioria dessas pessoas. A partir desse financiamento, poderemos manter e fortalecer o trabalho de saúde mental da Casa 1, promovendo atendimentos acessíveis e humanizados, além do apoio à comunidade”, diz Fernanda Farias, diretora do eixo psicossocial do projeto.

Em março deste ano, a Clínica Social voltou com o Plantão de Escuta presencial no Galpão e abriu novas vagas para atendimento continuado. 

Desde 2017, a Casa 1 oferece atendimento de saúde mental gratuito para moradores, ex – moradores e público atendido pelo serviço social. Só em 2023, a equipe contratada e voluntária realizou 432 atendimentos, entre escuta pontual, terapia continuada e consulta psiquiátrica.

Foto de capa: Gabriel Almeida

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Conhecendo o escritor James Baldwin em seu centenário

Literatura Juvenil LGBTQIA+ por 3 autoras nacionais

De Cartagena (COL), notícias sobre migração e refúgio nas Américas

Outras perspectivas sobre saúde: Casa 1 realiza II Semana de Saúde ...

O trabalho de catalogação do acervo representativo da Biblioteca Ca...

Exposição “Lambe-Lambe – Histórias Sapatão” ocupa as ru...

Tudo que rolou na Casa 1 em julho

Conhecendo mais sobre o movimento e os direitos LGBTI+em 3 livros

Tudo que rolou na Casa 1 em junho

Casa 1 realiza Chamada Aberta de atividades para o segundo semestre

Casa 1 e Coletivo AMEM realizam Feira de Empregabilidade LGBTQIAPN+...

Casa 1 passa a receber doações através do programa Nota Fiscal Paul...