BLOG

Casa de Dona Yayá tem cineclube com programação especial em julho

Nesta quarta-feira (13/7), a Casa de Dona Yayá exibe “Oxente, Bixiga!”, um documentário que trata sobre a presença dos “muitos nordestes” no tradicional bairro paulistano. Embora seja mais conhecido pela influência italiana, essa tradicional região paulistana hoje reúne principalmente brasileiros vindos da região Nordeste, imigrantes africanos, haitianos e sírios.

Após a sessão, o público poderá conversar sobre o filme com os diretores, Daniel Fagundes e Fernanda Vargas. A programação faz parte do “Cineclube Yayá”, que o Centro de Preservação Cultural da USP promove neste mês de julho, com entrada grátis. A proposta é apresentar filmes nacionais recentes que retratam temas relacionados ao patrimônio cultural e memória social, com roda de conversa com convidados. Nos domingos, dias 17 e 31 de julho, a programação é livre para as crianças também aproveitarem.

PROGRAMAÇÃO

13/07 19h
Oxente, Bixiga! (Documentário, 2021, Brasil. Direção: Daniel Fagundes e Fernanda Vargas. Livre). Um olhar sobre os muitos nordestes presentes na região chamada Bixiga, no centro de São Paulo.

17/7 15h
O menino e o mundo (Animação, 2013, Brasil, Direção: Alê Abreu. Livre). A história de um menino que sai em busca de seu pai.

20/07 19h
Todos os Mortos (Drama, 2020, Brasil/França. Direção: Caetano Gotardo e Marco Dutra. 14 anos). Uma família aristocrata entra em ruínas com o fim da escravidão enquanto outra família, negra, vive no abandono.

27/7 19h
O Pai da Rita (Comédia, 2021, Brasil. Direção: Joel Zito Araújo. 16 anos). Dois compositores da escola de samba Vai-Vai disputam a paternidade da filha passista.


31/7 15h
Território de Brincar (Documentário, 2015, Brasil. Direção: David Reeks e Renata Meirelles. Livre). Crianças de todas as regiões do Brasil contam sobre suas formas de brincar. Apoio: Buriti Filmes, Gullane Filmes, Bretz Filmes, Muiraquitã Filmes, Elo Company, Vitrine Filmes, O2 Filmes, Território do Brincar, Caramuja Pesquisa, Memória e Audiovisual.


SERVIÇO

Casa de Dona Yayá
Rua Major Diogo, 353
Bela Vista, São Paulo Lotação: 35 lugaresENTRADA GRATUITA – Pedimos uso de máscara e apresentação de comprovante de vacina contra a covid-19.

Veja mais em: https://cpc.webhostusp.sti.usp.br/index.php/prog

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Premiado filme espanhol, “20.000 espécies de abelha” se...

Vencedor do Prêmio de Melhor Roteiro no Festival deCannes em 2023, ...

16 filmes e séries com personagens sapatão para ver em casa

Cinema gratuito e ao ar livre apresenta “Cartas para Além dos...

Museu da Língua Portuguesa exibe curtas-metragens do 31º Festival M...

Festival Transforma de cinema anuncia programação

Mais de 20 filmes com temática LGBTQIA+ concorrem ao Prêmio Félix, ...

“Não é a primeira vez que lutamos pelo nosso amor” estr...

Festival Transforma: principal vitrine de cinema LGBTQIAPN+ abre in...

TodesPlay realiza 7ª edição da Mostra de Curtas CineQueer: saiba co...

Virada Cultural: 20 programações LGBTQIAP+ imperdíveis

Pajubá Lab busca projetos com narrativas LGBTQIAP+: evento gratuito...