BLOG

BEE Lesbian Film Festival chega à sua 3ª edição em São Paulo

Nos dias 11 e 12 de outubro de 2025, São Paulo recebe a 3ª edição do BEE Lesbian Film Festival, o primeiro festival de cinema lésbico do Brasil. O evento será realizado no Centro Cultural Olido, das 13h às 19h, com entrada gratuita e classificação livre, reunindo exibições de filmes, palestras, oficinas, coquetel de abertura e cerimônia de premiação. 

Criado em 2023 pelas cineastas Alexia Araújo e Ana Cavazzana, o festival nasceu da urgência em dar visibilidade às narrativas sáficas, fomentar produções independentes e oferecer um espaço de acolhimento e representatividade para o público. Em apenas três anos, o BEE consolidou-se como um marco no calendário cultural e audiovisual, fortalecendo a presença de histórias lésbicas e sáficas nas telas brasileiras. 

Na sua primeira edição, realizada em 2023, o festival surgiu de forma independente, sem apoio ou patrocínio, com trabalho totalmente voluntário das criadoras. Foi realizado online e exibiu 20 filmes de 13 países diferentes, conquistando o público pela representatividade inédita. Já em 2024, o BEE chegou pela primeira vez ao formato presencial, com apoio da Secretaria da Cultura de São Paulo e da Prefeitura de SP, exibindo 16 filmes de 6 países diferentes e oferecendo palestras e oficinas ministradas por profissionais sáficas do audiovisual — tudo gratuito. No início de 2025, o festival atravessou fronteiras e foi até Lisboa, em Portugal, para uma mostra internacional em parceria com a Casa do Comum, exibindo produções brasileiras que passaram pelo festival e reunindo uma plateia diversa de vários países da Europa em uma sala lotada. Agora, o BEE volta a São Paulo para sua 3ª edição, com o apoio da Spcine, ampliando a programação com mostra de filmes, palestras, oficinas, coquetel de abertura no primeiro dia e premiação ao final do segundo. 

A curadoria deste ano é diversa e aberta, contemplando animações, ficções, documentários e webséries. Foram 121 inscrições de 16 países, das quais 19 filmes foram selecionados, representando Brasil, Argentina, Alemanha, Noruega, Reino Unido e China. Além das exibições, o festival também contará com debates e atividades formativas voltadas para a área audiovisual, sempre com foco na produção de conteúdos sáficos. 

A premiação contempla 12 categorias, incluindo Melhor Curta-metragem Nacional (que recebe também um prêmio em dinheiro de R$ 200,00), Melhor Curta Internacional, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Animação, Melhor Direção de Arte, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem/Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Pôster e o destaque especial de Melhor Diretora LBTQ. 

A expectativa é receber cerca de 500 pessoas ao longo dos dois dias de festival. O evento é gratuito, mediante lotação do espaço. 

O BEE Lesbian Film Festival é uma realização da Cavazz Filmes, com apoio da Spcine, Prefeitura de São Paulo, Ministério da Cultura, Governo Federal do Brasil e da lanchonete Nitta Esfiha.

Serviço 

BEE Lesbian Film Festival – 3ª edição
Quando: 11 e 12 de outubro de 2025, das 13h às 19h
Onde: Centro Cultural Olido – São Paulo/SP
Entrada gratuita (sujeito à lotação) 

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

‘Lar’ acompanha três famílias LGBTIAPN+ e reflete sobre...

Casa 1 recebe Prêmio Janaína Lima de Luta Pelos Direitos LGBTI+

Cineclube da Casa 1 retoma atividades com exibição de obras LGBTQIA...

Visibilidade Lésbica: Casa 1 organiza semana com programação especial

Casa 1 lança jogo de cartas que honra e celebra a memória LGBTQIAPN...

Do registro à leitura: 4 autoras da Enciclopédia Sapatão com obras ...

Projeto Mural – Dicas de Leitura da Biblioteca Caio Fernando ...

 Diego Gregório lança Poemas de Partida e de Chegada (ou Os Cães Nã...

TODXS lança Projeto Ideação 2025 com apoio da NIVEA para impulsiona...

Funmilayo Afrobeat Orquestra realiza shows gratuitos com protagonis...

Livro reúne relatos de homens que escrevem aos pais sobre sua sexua...

4ª edição do Festival Vórtice reúne obras que abordam sexualidade e...