BLOG

Mostra sobre resistência lésbica marca abertura da sede administrativa do Museu da Diversidade Sexual

Em celebração ao mês da visibilidade lésbica, o Museu da Diversidade Sexual (MDS), institiuição da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, vai abrir a exibição “Quando as lésbicas se levantam: a luta e a resistência sapatão nos anos 80”. A exposição conta, com o auxílio de cartazes, cartas e fotos, a história de um movimento muito importante e muito invisibilizado na comunidade LGBTQIAPN+.

A mostra inaugura o novo espaço do museu na Avenida São Luís, que abrigará também a sede administrativa e as salas do Centro de Empreendedorismo, que faz parte do Núcleo Educativo da instituição.

Durante a exposição também serão projetados vídeos em 3D do Ferro’s Bar, espaço de encontro historicamente reconhecido como berço do movimento lésbico brasileiro no começo dos anos 80. O bar foi um ponto importante para a comunidade lésbica paulistana e palco do protesto contra a proibição da venda do folhetim “Chana Com Chana“, em 19 de agosto de 1983.

Em alusão a data, o Museu da Diversidade Sexual, em colaboração com o Sesc 24 de Maio, o Museu Judaico, o Cine Sapatão, o Gaavah e o Arquivo Lésbico Brasileiro, organiza o encontro “Orgulho Lésbico – 40 anos do Levante do Ferro’s Bar”, que reúne artesãs, musicistas e poetas. O destaque fica para a apresentação do grupo “Sapatrônicas”, que promoverá uma caminhada do Ferro’s até a sede do MDS.

SERVIÇO

“Quando as lésbicas se levantam: a luta e a resistência sapatão nos anos 80”
Quando: a partir do dia 19 de agosto, das 10h às 19h
Onde: Avenida São Luís, 130, República
Quanto: gratuito

Foto de capa: Levante Ferro’s Bar / Reprodução

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Espetáculo “Mural da Memória” tem apresentação gratuita...

Casa 1 realiza Sabadinho, festa de arrecadação, com bateria da Vai-Vai

Romance lésbico, mistério e nostalgia millennial marcam estreia de ...

‘Lar’ acompanha três famílias LGBTIAPN+ e reflete sobre...

Casa 1 recebe Prêmio Janaína Lima de Luta Pelos Direitos LGBTI+

BEE Lesbian Film Festival chega à sua 3ª edição em São Paulo

Cineclube da Casa 1 retoma atividades com exibição de obras LGBTQIA...

Visibilidade Lésbica: Casa 1 organiza semana com programação especial

Casa 1 lança jogo de cartas que honra e celebra a memória LGBTQIAPN...

Do registro à leitura: 4 autoras da Enciclopédia Sapatão com obras ...

Projeto Mural – Dicas de Leitura da Biblioteca Caio Fernando ...

 Diego Gregório lança Poemas de Partida e de Chegada (ou Os Cães Nã...