BLOG

Votação de projeto contra diversidade sexual em publicidade é adiada após pressão

Por Paula Soprana

Sob pressão de mais de 600 empresas e organizações da sociedade civil, a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) adiou na tarde desta quarta-feira (28) a votação do projeto que veda a diversidade sexual em publicidade infantil no estado.

A deputada Erica Malunguinho (PSOL) apresentou uma emenda para alterar o texto, assinada por 26 deputados, e agora ele volta para a discussão em comissões.

De autoria da deputada Marta Costa (PSD), o projeto de lei 504/2020 gerou reação do setor privado e de organizações não governamentais ao impedir a “alusão a preferências sexuais e movimentos sobre diversidade sexual relacionados a crianças”. Em sua justificativa, a parlamentar diz que a comunicação indiscriminada sobre o tema gera “desconforto emocional a inúmeras famílias”.

Desde que passou a tramitar com urgência na Alesp, na semana passada, empresas e entidades de defesa dos direitos LGBTQIA+ passaram a se manifestar em seus perfis nas redes sociais contra o projeto.

Até a segunda (26), 69 empresas haviam publicado posicionamentos com as hashtags #abaixopl504, #PropagandaPelaDiversidade e #lgbtnãoémáinfulência em seus perfis nas redes sociais, de acordo com a consultoria Mais Diversidade.

Além disso, mais de 600 marcas assinaram um manifesto contra o texto, considerado absurdo. Multinacionais como Coca-Cola, Natura, Ambev, Disney, Johnson & Johnson e Gerdau subscreveram a carta que circula na internet, além de escritórios advocacia, agências de publicidade e instituições como o Grupo Mulheres do Brasil, comandando por Luiza Helena Trajano.

Entidades como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), a Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ (com 108 empresas signatárias) apontam para a inconstitucionalidade, a censura e a lgbtfobia do projeto.

O texto propunha “limitar a veiculação da publicidade que incentive o consumidor a práticas danosas”.

As organizações defendem que somente a União pode regular questões ligadas à publicidade e propaganda e que impedir a veiculação de temas ligados à diversidade sexual vai na contramão de direitos civis básicos, como liberdade de expressão.

“A sociedade civil se mobilizou de forma muito rápida nesse período e fez com que deputados sentissem a pressão e percebessem que seria grave aprovar esse projeto da forma como estava”, diz Pedro Martinez, coordenador na Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/SP.

A publicidade infantil não é vedada pela Constituição, mas segue critérios mais rígidos a fim de evitar o abuso de menores, como os impostos pela resolução 163 do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Além de Marta Costa, autora do projeto, a deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) também é defensora do projeto. Em emenda, ela alertou para os riscos da transição de gênero a crianças, citando os “males acarretados por hormônios bloqueadores da puberdade ou estimulantes das características do sexo biológico oposto”.

Após ser debatido em comissões, o texto volta para ser votado no plenário.

A Folhapress é a agência de notícias do Grupo Folha e comercializa e distribui diariamente fotos, textos, colunas, ilustrações e infográficos a partir do conteúdo editorial do jornal Folha de S.Paulo, do jornal Agora e de parceiros em todos os Estados do país. O serviço da Folha Press foi contratado pela Casa 1 em março de 2021 para estimular o acesso à informação de qualidade, com responsabilidade ética e jornalística e é publicado junto de conteúdos produzidos pela equipe de comunicação e outra agências de notícia independentes, igualmente qualificadas.

Notícias Relacionadas

Funmilayo Afrobeat Orquestra realiza shows gratuitos com protagonis...

Livro reúne relatos de homens que escrevem aos pais sobre sua sexua...

4ª edição do Festival Vórtice reúne obras que abordam sexualidade e...

Museu da Diversidade Sexual inaugura nova exposição sobre envelheci...

ParadaSP 2025 destaca cuidados com o envelhecimento em programação ...

Mario Oshiro e Dominic Amaral lançam HQ sobre conexão e representat...

Roda de Conversa discute transfobia em Terreiros

29ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo celebra as pesso...

Conheça as HQs de Kael Vitorelo na Biblioteca da Casa 1

Potyguara Juão Nyn, estreia no Sesc Avenida Paulista com TYBYRA

Direitos LGBT+ enfrentam reação negativa do setor de tecnologia, ma...

Peça ‘Zona Lésbica’ tem exibição gratuita no CCBB RJ