Mulheres são maioria na população brasileira e no eleitorado, mas são apenas 12,32% na política institucional, ou seja, 87,68% dos cargos nas câmaras de vereadores, assembleias legislativas, congresso nacional e senado é composta por homens. Isso significa que nossas leis e políticas seguem sendo pensadas por um único grupo de pessoas, em sua maioria branca e masculina e pesquisas mostram que corpos representam sim pautas e as defendem com maior força.

A desigualdade no país tem gênero, raça e classe e muitos projetos já buscam fortalecer candidaturas dos chamados grupos minorizados, no entanto um fator é raro nos apoios: o cuidado com a saúde mental dos e das que lutam para ocupar os espaços políticos institucionais.

Por isso a Clínica Social Casa 1, o braço de saúde mental da Casa 1 pretende, de forma emergencial oferecer apoio para mulheres lésbicas, bissexuais e trans, assim como para mulheres negras heterossexuais e pessoas não binárias neste momento de luta e enfrentamento que são as eleições. A chamada violência política e os ataques físicos e virtuais são impedimentos para que esses corpos cheguem ao poder e promovam a mudança por que tanto lutam. O assassinato da vereadora Marielle Franco, até hoje sem resposta, é um dos casos mais emblemáticos e extremos de onde essa violência chega.

Por isso precisamos da sua ajuda para oferecer plantões de escuta, atendimentos psicoterápicos e aconselhamento jurídico, assim como ferramentas de acesso como pacote de dados para fortalecer as mulheres para a luta que é uma campanha política.

Vale ressaltar que toda a equipe que dará suporte para as candidatas será feminina, visando não só o estabelecimento de um espaço seguro de escuta como o fortalecimento da representatividade e das profissionais de saúde que hoje são maioria mas ocupam muito menos cargos de liderança e recebem 43,5% a menos do que os homens.

Para colocar esse projeto que chamamos de Escuta Candidata, em pé, abrimos uma campanha de financiamento coletivo e também um bazar virtual no Instagram com peças das marcas Adriana Barra, Paula Raia, Cartel 011, Adidas Jeremy Scott, entre outros.

Nosso tempo é curto e a campanha vai só até o dia 18 de outubro, mas temos certeza que com a ajuda de todo mundo vai rolar!

Compartilhe:

Por Casa 1

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *