BLOG

Casa 4 celebra aniversário de cinco anos com espetáculo em Salvador

Homens gays com experiências em danças de salão que se uniram para compartilharem histórias vividas nestes ambientes e montar um espetáculo. Disso surgiu, há cinco anos, o grupo Casa 4, formado – à época – por quatro dançarinos homens cis gays. A celebração de meia década será nos dias 15 e 16 de julho, no Teatro SESC do Pelourinho, a partir das 19h. Na ocasião, serão apresentados ao público dois espetáculos por dia: Salão, de 2017, e Me Brega, Baile!, montado pela primeira vez em 2019, ambos dirigidos pelo dançarino e coreógrafo Leandro de Oliveira, que compõe o coletivo junto com outros quatro dançarinos: Marcelo Galvão, fundador, Alisson George, co-fundador, Matheus Assis e Carlos Henrique Araújo. Os ingressos custam R$40 (inteira) e dão acesso aos dois projetos.

Salão é um espetáculo que traz relatos de violências vividas por cada um de seus integrantes em ambientes de danças de salão. Me Brega, Baile! surge a partir de desejos do dançar a dois e questionamentos da restrição de exibição de afeto entre dois homens. “Já ouvimos que Salão é um ‘espetáculo rapadura’: traz uma dura realidade, mas de uma maneira amável. É um espetáculo de fácil leitura do seu contexto”, conta o fundador do grupo, Marcelo Galvão, que também é dançarino. Sobre Me brega, Baile!, o co-fundador Alisson George conta que há a interação com o público, convidado a dançar junto: “O espetáculo se constituiu como um ambiente brega e cheio de amor para todas as pessoas que quiserem participar e dançar conosco”.

O Casa 4 vem despontando no cenário nacional por seu caráter pioneiro e inovador de promover dança de salão para o público LGBTQIA+, criando uma grande rede profissional e de afetos durante sua trajetória. Já participou do Festival Mova-se (AM), Festival Internacional de Dança do Recife (PE), Encontro Contemporâneo de Dança de Salão (SP), Congresso Contemporâneo de Dança de Salão (BH) e o Palco Giratório, que promoveu o espetáculo e outras ações, como oficinas, em vários estados brasileiros. “Somos o primeiro coletivo a pensar a dança de salão de maneira contemporânea e questionando questões de misoginia, machismo, homofobia, entre outras frequentemente vistas nestes ambientes de danças em pares. Estreamos com um espetáculo onde o tema central são as violências vividas por cada um de seus integrantes e estes relatos se tornam cênicos, convidando, didaticamente, o público a estar cada vez mais ao nosso lado, compartilhando dores que silenciamos no nosso dia a dia”, defende Marcelo.

O coletivo já recebeu também convites para observações e como objeto de pesquisas acadêmicas de graduação, especialização, mestrado e doutorado em universidades de várias regiões do Brasil. “Acreditamos que este é um grande ponto forte nosso enquanto coletivo independente: permanecer vivos, em atividade mesmo sem ter patrocínios ou qualquer tipo de verba que sustente ensaios, deslocamentos, alimentação e outras necessidades básicas para o trabalho funcionar da melhor maneira”, conta Alisson. “Muitas pessoas LGBTQIA+ que vão assistir os nossos espetáculos nos retornam sobre as identificações e representatividades de como os relatos de dores também se tornam um grito de ‘estamos aqui!’, uma maneira de dizer o que queremos, o que buscamos. Acredito que a identificação do público é um dos fatores que mais fortalece o Coletivo. É falar sobre o que vivemos no dia a dia, é nossa realidade nos bailes e nas ruas”, complementa.

Atuar no presente, respeitar a história e pensar no futuro

Hoje, com nova formação, o coletivo tem quatro integrantes que são homens cis e gays, e uma pessoa não binária. Desde a primeira formação, o Casa 4 fez ações voltadas para o público LGBTQIA+, a exemplo da primeira oficina de Dança de Salão Queer, realizada antes da estreia do primeiro espetáculo, e pensada para pessoas que quisessem se sentir à vontade para dançar com seus namorados e namoradas ou com quem quisesse, independente de sexualidades, de identidades ou performances de gênero. Além da apresentação de Salão e Me Brega, Baile! neste mês, o grupo está criando outras estratégias de comemoração dos cinco anos, com outras apresentações ainda em 2022.

Serviço: Espetáculos “Salão” e “Me Brega Baile!”

Quando: 15 e 16 de julho, às 19h
Onde: Teatro do SESC do Pelourinho
Quanto: R$40 (inteira/ para as duas apresentações)

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Em 2024, Masp terá programação focada na diversidade LGBTQIA+

Casa 1 realiza primeira chamada aberta do ano para educadores e ofi...

Inscrições para o projeto Plataforma Conexões 2024, do Museu da Lín...

Festival Mix Brasil tem programação gratuita no Teatro Sérgio Cardoso

CASA 1 RECEBE EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE CÉU RAMOS,  ARTISTA INTERSEXO

Teatro, dança e performance compõem o Tríptico A Morte da Estrela, ...

Além da tela: Festival Transforma está selecionando artistas e perf...

Programação de artes visuais do CCSP tem exposição sobre Lizette Ne...

MASP libera visita grátis terças e quintas e meia entrada nos outro...

Coletivo AMEM realiza ball na 35ª Bienal de São Paulo

Exposição Diário 366, de Bruno Novaes ganha nova exibição

Exposição com obras de artistas trans, travestis, pretos, i...