BLOG

Casa de Dona Yayá tem cineclube com programação especial em julho

Nesta quarta-feira (13/7), a Casa de Dona Yayá exibe “Oxente, Bixiga!”, um documentário que trata sobre a presença dos “muitos nordestes” no tradicional bairro paulistano. Embora seja mais conhecido pela influência italiana, essa tradicional região paulistana hoje reúne principalmente brasileiros vindos da região Nordeste, imigrantes africanos, haitianos e sírios.

Após a sessão, o público poderá conversar sobre o filme com os diretores, Daniel Fagundes e Fernanda Vargas. A programação faz parte do “Cineclube Yayá”, que o Centro de Preservação Cultural da USP promove neste mês de julho, com entrada grátis. A proposta é apresentar filmes nacionais recentes que retratam temas relacionados ao patrimônio cultural e memória social, com roda de conversa com convidados. Nos domingos, dias 17 e 31 de julho, a programação é livre para as crianças também aproveitarem.

PROGRAMAÇÃO

13/07 19h
Oxente, Bixiga! (Documentário, 2021, Brasil. Direção: Daniel Fagundes e Fernanda Vargas. Livre). Um olhar sobre os muitos nordestes presentes na região chamada Bixiga, no centro de São Paulo.

17/7 15h
O menino e o mundo (Animação, 2013, Brasil, Direção: Alê Abreu. Livre). A história de um menino que sai em busca de seu pai.

20/07 19h
Todos os Mortos (Drama, 2020, Brasil/França. Direção: Caetano Gotardo e Marco Dutra. 14 anos). Uma família aristocrata entra em ruínas com o fim da escravidão enquanto outra família, negra, vive no abandono.

27/7 19h
O Pai da Rita (Comédia, 2021, Brasil. Direção: Joel Zito Araújo. 16 anos). Dois compositores da escola de samba Vai-Vai disputam a paternidade da filha passista.


31/7 15h
Território de Brincar (Documentário, 2015, Brasil. Direção: David Reeks e Renata Meirelles. Livre). Crianças de todas as regiões do Brasil contam sobre suas formas de brincar. Apoio: Buriti Filmes, Gullane Filmes, Bretz Filmes, Muiraquitã Filmes, Elo Company, Vitrine Filmes, O2 Filmes, Território do Brincar, Caramuja Pesquisa, Memória e Audiovisual.


SERVIÇO

Casa de Dona Yayá
Rua Major Diogo, 353
Bela Vista, São Paulo Lotação: 35 lugaresENTRADA GRATUITA – Pedimos uso de máscara e apresentação de comprovante de vacina contra a covid-19.

Veja mais em: https://cpc.webhostusp.sti.usp.br/index.php/prog

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Vencedor do Prêmio de Melhor Roteiro no Festival deCannes em 2023, ...

16 filmes e séries com personagens sapatão para ver em casa

Cinema gratuito e ao ar livre apresenta “Cartas para Além dos...

Museu da Língua Portuguesa exibe curtas-metragens do 31º Festival M...

Festival Transforma de cinema anuncia programação

Mais de 20 filmes com temática LGBTQIA+ concorrem ao Prêmio Félix, ...

“Não é a primeira vez que lutamos pelo nosso amor” estr...

Festival Transforma: principal vitrine de cinema LGBTQIAPN+ abre in...

TodesPlay realiza 7ª edição da Mostra de Curtas CineQueer: saiba co...

Virada Cultural: 20 programações LGBTQIAP+ imperdíveis

Pajubá Lab busca projetos com narrativas LGBTQIAP+: evento gratuito...

Organização lança websérie sobre casas de acolhimento para LGBTQIA+