BLOG

Entendendo os processos de criação artística com Irmãs Brasil

Finalizando a série sobre “Processos de Criação Artística”, Neste sábado, 29 de maio, às 16h, ao vivo na Plataforma Sympla Streaming, a dupla IRMÃS BRASIL (Rio de Janeiro/RJ), apresentam suas criações que colocam em choque as linguagens da dança, teatro e performance. O encontro encerra com bate-papo com o público.

As inscrições acontecem em: www.sympla.com/casadaribeira

No ato da Inscrição é possível contribuir com as ações e projetos das artistas.

Conheça as Irmãs Brasil

Dupla existência de corpas estranhes artistas travestis, nascidas em uma família de peões de rodeio, em Amparo, no interior de São Paulo, foram criadas neste “sertão” machista. As primeiras referências artísticas, a família: o pai – um palhaço de rodeio – e a mãe – uma rainha de bateria.

O choque das linguagens da dança do teatro e da performance compõe a sua poética, como uma língua de cobra a prática experimental da liberdade que constroem em seus processos de criação de mundo, nasce do encontro entre o corpo e as questões que se apresentam urgentes. Trabalham com operações de imagens e signos para criar desvios nas tecnologias heteronormativas e coloniais.

Um estado constante de acidentes escuta e relação na criação de rituais de preparação da carne que dão acesso ao sobrenatural, às ações performativas que constroem como Irmãs Brasil partem da necessidade de escaparem vivas, de presentificar fantasmas e arrebatamentos.

Duas presenças assaltando um espaço-tempo. Devorando e sendo devoradas. Como celebrar existências em risco? Como seguir narrando as ficções de si mesmas e seus processos de cura? Como construir no campo da arte estratégias para não morrer?

Queremos ser alvejadas de Vida e entregar o nosso testemunho; é sobre isso…

Irmãs Brasil, as internacionais:

Viní Ventania

Vitória Jovem

Como os artistas criam suas obras!?

Com foco no hibridismo de linguagens predominante na arte contemporânea, esta série de 4 (quatro) videoconferências convida artistas de diferentes segmentos para compartilhar como é o processo de criação de suas obras. Sempre com a participação do público no final do encontro. Com curadoria e coordenação de Di Gatti, a série integra projeto de pesquisa aprovado na Lei Aldir Blanc em edital do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto.

Serviço:

“Processos de Criação Artística” videoconferência* ao vivo e on-line com Irmãs Brasil

Quando: sábado, 29 de Maio

Horário: 16h às 17h

Onde: na plataforma Sympla Streaming

Inscrição: www.sympla.com/casadaribeira

*atividade sem certificação

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Em 2024, Masp terá programação focada na diversidade LGBTQIA+

Casa 1 realiza primeira chamada aberta do ano para educadores e ofi...

Inscrições para o projeto Plataforma Conexões 2024, do Museu da Lín...

Festival Mix Brasil tem programação gratuita no Teatro Sérgio Cardoso

CASA 1 RECEBE EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE CÉU RAMOS,  ARTISTA INTERSEXO

Teatro, dança e performance compõem o Tríptico A Morte da Estrela, ...

Além da tela: Festival Transforma está selecionando artistas e perf...

Programação de artes visuais do CCSP tem exposição sobre Lizette Ne...

MASP libera visita grátis terças e quintas e meia entrada nos outro...

Coletivo AMEM realiza ball na 35ª Bienal de São Paulo

Exposição Diário 366, de Bruno Novaes ganha nova exibição

Exposição com obras de artistas trans, travestis, pretos, i...