BLOG

Programação de artes visuais do CCSP tem exposição sobre Lizette Negreiros e atividade sobre pensamento antimanicomial

O mês de outubro chega repleto de boas programações no CCSP! A curaria de Artes Visuais traz projetos de diversas linguagens: palestras, lambe-lambe, workshop e exposição. Confira as atividade do mês:

Menino na bicicleta

O Centro Cultural São Paulo convida a artista visual Pietra Canle para expor o lambe-lambe “Menino na bike” e integrar a programação do Mês da Cultura Independente, comemorado em setembro. A obra utiliza fotografias autorais, colagens digitais e elementos do afrofuturismo para valorizar e rememorar a identidade das crianças negras que vivem na periferia da Baixada Fluminense, território de origem do artista. A partir da impossibilidade de visualização do rosto do “Menino na bicicleta”, por conta do capacete de astronauta, um artista levanta questionamentos sobre os jovens pretos confundidos diariamente pelo racismo cotidiano.

Até 08/10 – Visitação das 10h às 22h Bicicleta – Gratuito – Não necessita de retirada de ingressos. Classificação indicativa: livre

Workshop de Experimentação artística com Kelly Santos

Nesta programação que compõe a “Mostra Lizette Negreiros de Arte Infantil e Jovem”, Kelly Santos realiza uma palestra-oficina, idealizada para o público jovem, sobre experimentação artística, que é fundamentada a partir do pensamento a criação de retratos e autorretratos fotográficos. A proposta aproxima o debate sobre as relações artísticas, sociais e filosóficas do ato de entender o próprio corpo como ferramenta de produção de memória e exercício estético através da fotografia. Através da materialidade do retrato fotográfico, o projeto oferece um mergulho no processo criativo de narrar a si mesmo através de diferentes suportes – música, fotografia e escrita – resultando em uma partilha coletiva no decorrer do encontro.

Até 24/10 –  Terça-feira, das 16h às 17h- Sala de Debates –  Gratuito –  Não necessita de retirada de ingressos. Classificação indicativa: 13 a 20 anos

Artes Visuais e Pensamento antimanicomial

A palestra acontece com o historiador de arte Elielton Ribeiro e busca uma reflexão sobre o fazer artístico e o alargamento das compreensões de arte e artista dentro da história da arte a partir da produção de Ubirajara Ferreira Braga, artista que esteve como interno do Complexo Hospitalar do Juquery e na instituição passou a se considerar como artista, criando mais de 3 mil obras.

Até 27/10 – Sexta-feira, às 19h Sala de Debates – Gratuito Os ingressos podem ser reservados online através do link ou presencialmente a partir de 20 de outubro.

Negreiros

A exposição individual “Negreiros” do artista Alexandre Ignácio Alves apresenta obra inédita em homenagem a Lizette Negreiros (1940-2022) e faz parte da programação especial “Mostra Lizette Negreiros de Arte Infantil e Jovem”, evento multidisciplinar e celebrativo em memória da atriz e ela atuosa ao longo de mais de três décadas na curaria do Centro Cultural São Paulo, considerada uma das maiores incentivadoras do teatro infantil e teatro jovem.

08/10 a 31/10 – Abertura: 08/10, às 16h Visitação das 10h às 22h – Hall de entrada – Gratuito Não necessita de retirada de ingressos. Classificação indicativa: livre

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

POC CON chega na 4ª edição com mais de 170 artistas, Cosplay Lip Sy...

Em 2024, Masp terá programação focada na diversidade LGBTQIA+

Casa 1 realiza primeira chamada aberta do ano para educadores e ofi...

Inscrições para o projeto Plataforma Conexões 2024, do Museu da Lín...

Festival Mix Brasil tem programação gratuita no Teatro Sérgio Cardoso

CASA 1 RECEBE EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE CÉU RAMOS,  ARTISTA INTERSEXO

Teatro, dança e performance compõem o Tríptico A Morte da Estrela, ...

Além da tela: Festival Transforma está selecionando artistas e perf...

MASP libera visita grátis terças e quintas e meia entrada nos outro...

Coletivo AMEM realiza ball na 35ª Bienal de São Paulo

Exposição Diário 366, de Bruno Novaes ganha nova exibição

Exposição com obras de artistas trans, travestis, pretos, i...