O projeto “Trabalhadoras da Arte Contemporânea” é uma iniciativa colaborativa para o estabelecimento de boas práticas laborais que visa consolidar e profissionalizar as cenas locais da América Latina e em novembro de 2010 começou as mapear as mulheres profissionais da cultura na América Latina.

São cinco campos de atuação: artistas, curadoras, gestoras, investigadoras, críticas e galeristas de 20 países, inclusive Brasil.

Acessando o mapa aqui, você pode ver as fichas completas das profissionais. No país já foram contabilizadas 490 artistas, 105 curadoras, 39 gestoras, 72 investigadoras, 25 críticas e 17 galeristas um número muito aquém da quantidades de mulheres que trabalham com cultura,  porém é um belo de um pontapé para quem quer conhecer, estudar e consumir a produção feita por mulheres.

O site/plataforma está disponível apenas em espanhol mas nada que uma boa pesquisada no Google torne possível saber mais sobre as profissionais.

Por Casa 1

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Oie, divide seu email com a gente?

Assim você pode receber nossas novidades a cada mês :)

Obrigada!

ERRO!

Casa 1 will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.