BLOG

5 Doodle do Google que celebraram a comunidade LGBT+

Quem circula nesse mundão da internet, já se deparou mais de uma vez com o Doodle do Google, uma homenagem ou celebração diária feita pela empresa no buscador.

Seguindo a página oficial do Doodle, em 1998, antes mesmo da empresa ser constituída seus fundadores, Larry e Sergey, brincaram com o logotipo da empresa para indicar que participariam do festival Burning Man, dois anos depois, em 2000, a dupla pediu para Dennis Hwang (estagiário na época) para criar um Doodle para o Dia da Bastilha, o sucesso foi tanto que Dennis foi nomeado doodler chefe do Google e os doodles começaram a aparecer com mais frequência na página inicial do Google.

Hoje existe uma equipe só para criação das homenagens e países começaram a ter celebrações mais focadas em suas datas. Selecionamos aqui cinco doodles criados para o Brasil, ou que foram publicados no mundo todo.

1. Celebração da vida de Brenda Lee | 29 de janeiro de 2019

Celebrando o dia da Visibilidade Trans de 2019, o Google decidiu homenagear a vida da ativista Brenda Lee, que em 1994 passou a cuidar de pessoas vivendo com HIV/AIDS na cidade de São Paulo, em um momento da história onde o preconceito era muito maior.

Confira aqui a página.

70º aniversário de Caio Fernando Abreu | 12 de setembro de 2018

Outra personalidade LGBT+ brasileira ilustre que ganhou homenagem foi o escritor gaucho Caio Fernando Abreu. Dono de uma obra rica e poética, Caio foi também jornalista e dramaturgo e completaria 70 anos em 2018, data em que foi celebrado pelo Google.

Veja a página completa aqui.

66º aniversário de Gilbert Baker | 02 de junho de 2017

Criador da bandeira do Arco-Íris, que celebra a diversidade, o estadunidense, Gilbert Baker ganhou uma homenagem em 2017, poucos meses antes de falecer em decorrência de um problema cardíaco. Destaque que a celebração de Gilber traz um gif da bandeira original, composta por oito cores. Este Doodle foi exibido no mundo todo.

Confira a pagina aqui.

58º aniversário de Cazuza | 04 de abril de 2016

Primeira celebridade LGBTQIAP+ brasileira a ser homenageada com um Doodle do Google, o cantor carioca Cazuza ganhou uma fofa ilustração com sua característica bandana. Em 2016, quando a celebração aconteceu, o gostosamente exagerado completaria 58 anos.

Aqui você pode ver a página completa.

100º aniversário de Alan Turing | 23 de junho de 2012

Considerado o “pai da ciência da computação”, o matemático inglês Alan Turing criou a chamada Máquina de Turing que deu origem ao computador moderno e por isso ganhou uma homenagem especial pelo seu centenário em 2012 que foi exibido nas páginas do Google do mundo todo.

Veja a página completa aqui.

Iran Giusti é formado em Relações Públicas pela FAAP, passou por agências como TVRP e Remix Social Ideias. Como jornalista atuou no Portal iG, BuzzFeed Brasil. Atualmente é repórter no Terra Nós e diretor institucional da Casa 1

Notícias Relacionadas

Encontro de Lutas: confluências entre o Dia Internacional de combat...

VoteLGBT participa do WebSummit Rio

23ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+ transforma o Memorial da Am...

Espetáculo LGBT+ estreia gratuitamente em bibliotecas de SP

Sem apoio institucional, professores de SP combatem LGBTfobia com c...

Movimento Indígena LGBTQIAPN+ lança manifesto durante Acampamento T...

Marina Lima celebra sua carreira em show único na Casa Natura Music...

Premiado filme espanhol, “20.000 espécies de abelha” se...

10 formas de saber mais sobre Libras e a comunidade surda

“Amor e outras Revoluções”, peça inspirada em obra de b...

28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que acontece dia 2 de jun...

Conheça o Clube do Livro “Pomar”, o clube de leitura da...