Quem circula nesse mundão da internet, já se deparou mais de uma vez com o Doodle do Google, uma homenagem ou celebração diária feita pela empresa no buscador.

Seguindo a página oficial do Doodle, em 1998, antes mesmo da empresa ser constituída seus fundadores, Larry e Sergey, brincaram com o logotipo da empresa para indicar que participariam do festival Burning Man, dois anos depois, em 2000, a dupla pediu para Dennis Hwang (estagiário na época) para criar um Doodle para o Dia da Bastilha, o sucesso foi tanto que Dennis foi nomeado doodler chefe do Google e os doodles começaram a aparecer com mais frequência na página inicial do Google.

Hoje existe uma equipe só para criação das homenagens e países começaram a ter celebrações mais focadas em suas datas. Selecionamos aqui cinco doodles criados para o Brasil, ou que foram publicados no mundo todo.

1. Celebração da vida de Brenda Lee | 29 de janeiro de 2019

Celebrando o dia da Visibilidade Trans de 2019, o Google decidiu homenagear a vida da ativista Brenda Lee, que em 1994 passou a cuidar de pessoas vivendo com HIV/AIDS na cidade de São Paulo, em um momento da história onde o preconceito era muito maior.

Confira aqui a página.

70º aniversário de Caio Fernando Abreu | 12 de setembro de 2018

Outra personalidade LGBT+ brasileira ilustre que ganhou homenagem foi o escritor gaucho Caio Fernando Abreu. Dono de uma obra rica e poética, Caio foi também jornalista e dramaturgo e completaria 70 anos em 2018, data em que foi celebrado pelo Google.

Veja a página completa aqui.

66º aniversário de Gilbert Baker | 02 de junho de 2017

Criador da bandeira do Arco-Íris, que celebra a diversidade, o estadunidense, Gilbert Baker ganhou uma homenagem em 2017, poucos meses antes de falecer em decorrência de um problema cardíaco. Destaque que a celebração de Gilber traz um gif da bandeira original, composta por oito cores. Este Doodle foi exibido no mundo todo.

Confira a pagina aqui.

58º aniversário de Cazuza | 04 de abril de 2016

Primeira celebridade LGBTQIAP+ brasileira a ser homenageada com um Doodle do Google, o cantor carioca Cazuza ganhou uma fofa ilustração com sua característica bandana. Em 2016, quando a celebração aconteceu, o gostosamente exagerado completaria 58 anos.

Aqui você pode ver a página completa.

100º aniversário de Alan Turing | 23 de junho de 2012

Considerado o “pai da ciência da computação”, o matemático inglês Alan Turing criou a chamada Máquina de Turing que deu origem ao computador moderno e por isso ganhou uma homenagem especial pelo seu centenário em 2012 que foi exibido nas páginas do Google do mundo todo.

Veja a página completa aqui.

Compartilhe:

Por Iran Giusti

Iran Giusti é formado em Relações Públicas pela FAAP, atuou como gestor de redes sociais e gerente de projetos em agências de RP e Social Mídia e como jornalista foi repórter do canal de conteúdo LGBT do Portal iG e do BuzzFeed Brasil. Atualmente se dedica a gestão da Casa 1, um centro de acolhida e cultura LGBT e produção de conteúdos em que acredita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *