BLOG

Museu Afro Brasil recebe Tiganá Santana e promove 7ª Feira de Artes Gráficas com entrada gratuita

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, realiza duas atividades gratuitas em sua programação de maio. No dia 15, às 18h30, o artista, compositor e pesquisador Tiganá Santana conduz uma visita especial em homenagem à iyalorixá e intelectual Mãe Stella de Oxóssi. A ação integra a 23ª Semana de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que neste ano aborda o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. Com vagas limitadas a 20 participantes, a atividade faz parte do programa “Começo–Meio–Começo”, iniciativa do Museu Afro Brasil que promove encontros entre diferentes saberes a partir das urgências ecológicas, sociais e espirituais do nosso tempo.

Inspirado na proposição do mestre quilombola Nego Bispo, que desafia a linearidade do tempo e propõe uma noção de ciclo contínuo — “começo–meio–começo” —, o programa busca ativar pensamentos e experiências que conectam memória, espiritualidade e futuro. Nesta edição, o legado de Mãe Stella de Oxóssi, sacerdotisa do Ilê Axé Opô Afonjá, escritora e defensora das religiões de matriz africana, se entrelaça à trajetória do também baiano Theodoro Sampaio, engenheiro, geógrafo e historiador dedicado à compreensão do território brasileiro. Ao reunir essas referências e convidar Tiganá Santana para conduzir o percurso, o Museu propõe uma experiência que valoriza os saberes ancestrais como força transformadora para as instituições culturais e suas comunidades.

Já no dia 17 de maio, das 11h às 17h, o Museu Afro Brasil apresenta a 7ª Feira de Artes Gráficas, sob a marquise do edifício. O evento, que vem se consolidando como um espaço de valorização da produção gráfica independente, reúne artistas, coletivos, editoras e iniciativas que transitam entre arte, design, literatura e memória. A cada edição, a feira atrai centenas de visitantes e fortalece redes de circulação para obras comprometidas com a diversidade de narrativas visuais e editoriais. Com entrada livre, a feira é um convite à convivência, à troca e ao fortalecimento da arte impressa como linguagem crítica e potente.

Mais informações e detalhes sobre inscrições podem ser acessados nos canais oficiais do Museu Afro Brasil.

SERVIÇO

Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
Local: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Portão 10
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 17h (permanência até 18h)

Visita “Começo–Meio–Começo” com Tiganá Santana
Data: 15 de maio de 2025 (quinta-feira)
Horário: 18h30
Local: Museu Afro Brasil – Parque Ibirapuera, São Paulo
Vagas limitadas: 20 participantes
Gratuito | Inscrições necessárias

7ª Feira de Artes Gráficas do Museu Afro Brasil
Data: 17 de maio de 2025 (sábado)
Horário: das 11h às 17h
Local: Marquise do Museu Afro Brasil – Parque Ibirapuera, São Paulo
Gratuito | Entrada livre

Mais informações: https://museuafrobrasil.org.br

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

“Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, estreia n...

Casa 1 organiza pintura de rua em celebração ao Dia do Orgulho

4ª edição do Festival Vórtice reúne obras que abordam sexualidade e...

II Mostra Transmissão Contágio leva ao palco experimentos cênicos s...

Festival Vórtice abre inscrições para artistas que trabalham com Se...

Lab Empoderadas traz projetos de todo o Brasil com o tema: Mulheres...

Conhecendo o escritor James Baldwin em seu centenário

Matheusa Moreira inaugura residência para produção e pensamento da ...

Elisa Riemer traz pela primeira vez a São Paulo sua mostra solo Ana...

Festival em Petrolina celebra a arte produzida pela comunidade LGBT...

Memorial da Resistência promove programação especial de encerrament...

Casa 1 e Coletivo AMEM realizam Feira de Empregabilidade LGBTQIAPN+...