Agosto chega com uma grande novidade: a abertura do terceiro prédio da Casa Um para o público. O espaço será a sede física da Clínica Social Casa Um que, nos últimos três anos, funcionou de forma remota e nas salas de atendimento do Galpão Casa Um, centro sociocultural do projeto.
O imóvel fica na Rua Adoniran Barbosa, número 109, a cinco casas de distância do Galpão, um fato importante tendo em vista o constante desenvolvimento de estratégias de cuidado em saúde mental atrelado a processos de arte e educação e também a permanência e fortalecimento da atuação no território.
“A Clínica Social da Casa Um existe desde 2018 e, entre 2019 e 2022, contou com uma sede física, que acabou sendo fechada por conta da pandemia da Covid. Nos anos seguintes, mesmo com o retorno das atividades presenciais, a maioria das pessoas deram preferência pelo atendimento online – seguindo uma tendência geral de teleatendimentos e trabalhos remotos” – explica Fernanda Farias, diretora da Casa Um.
Com a necessidade do público e das pessoas profissionais pela troca pessoal – assim como os avanços nas arrecadações – veio a ideia da retomada do espaço físico.
“Atendemos públicos em situação de vulnerabilidade que muitas vezes não têm acesso a internet e equipamentos para os atendimentos, além de pessoas profissionais que desejam realizar as consultas mas não contam com espaços adequados, por isso ter uma sede é um passo importante”, completa Fernanda.
Outro grande destaque do mês é a V Semana da Visibilidade Lésbica que traz oito dias de programações sobre vivências e celebrações de pessoas sáficas.
“A V Semana da Visibilidade Lésbica é um convite para ampliar o olhar sobre múltiplas existências sáficas; reconhecer nossas histórias, revisitar memórias coletivas, debater nossas pautas, reconhecer nossas produções culturais, e formas de construir comunidade”, relata Bianca Moraes, co-curadora da edição.
“Em um contexto em que enfrentamos constantes apagamentos e violências, ocupar espaços e cultivar comunidade, é uma forma de resistência e também de cuidado. Essa programação foi pensada para que possamos celebrar, fazer festa mesmo. Para estarmos juntas, vivas, criando”, completa.
Além da V Semana de Visibilidade Lésbica, a Casa Um promove outras atividades que fortalecem a cultura sáfica, como a“Oficina de Leitura e Escrita – Poéticas Lésbicas”, voltada à criação e reflexão a partir de narrativas sáficas. A programação do mês também conta com atividades regulares, como Ateliê Aberto de Artes Gráficas, Ateliê Aberto de Costura, Oficina de Crochê, Oficina de Serigrafia, Oficina de Upcycling, Oficina de Pintura em Tecido, Yoga para Todes e novas atividades integram a programação de agosto como a Oficina de desenho de observação, Oficina de Iniciação de Circo e Oficina de DJ ampliando as possibilidades de formação e expressão artística.
Os demais serviços oferecidos pela Casa Um – Plantões de Escuta, empregabilidade, nutrição e jurídico, além das atividades do serviço social seguem regularmente na programação, em dias e horários variados. Mais que um espaço de escuta, a Casa Um mantém sua premissa de pluralidade e acolhimento, unindo cultura, diversidade e educação.
PROGRAMAÇÃO
Segunda-feira
Oficina de Serigrafia (Programação fixa | Presencial)
03, 10, 17 e 24 de agosto (todas as segundas)
17h30 às 20h30
Sala: Leci Brandão
Oficina de Pintura em Tecido (Programação fixa | Presencial)
03, 10, 17 e 24 de agosto (todas as segundas)
14h às 17h
Sala: Leci Brandão
Terça-feira
Yoga para Todes (Programação fixa | Presencial)
04, 11, 18 e 25 de agosto (todas as terças)
10h às 11h30
Oficina de Crochê (Programação fixa | Presencial)
04, 11, 18 e 25 de agosto (todas as terças)
15h às 18h
Sala: Leci Brandão
Desenho de Observação
04, 11, 18 e 25 de agosto (todas as terças)
18h às 21h
Sala: Salão Leci Brandão
Quarta-feira
Território Onírico Provisório (Presencial)
05, 12, 19 e 26 de agosto (todas as quartas), das 15h às 17h
Sala Leci Brandão
Oficina de Iniciação ao Circo (Presencial)
05, 12, 19 e 26 de agosto (todas as quartas), das 19h às 21h30
Salão Leci Brandão
Oficina de Upcycling (Presencial)
05, 12, 19 e 26 de agosto (todas as quartas), das 19h às 21h30
Salão Leci Brandão
Quinta-feira
Ateliê Aberto de Costura (Programação fixa\Presencial)
06, 13, 20 e 27 de agosto (todas as quintas)
10h às 13h
Sala: Salão Leci Brandão
Poéticas Lésbicas – Oficina de Leitura e Escrita (Presencial)
06, 13, 20 e 27 de agosto (todas as quintas)
19h30 às 21h30
Sala: Symmy Larrat
Sexta-feira
Oficina de DJ (Presencial)
07, 14, 21 e 28 (todas as sextas), das 16h às 18h
Sábado
Ateliê Aberto de Artes Gráficas (Presencial)
08, 15 e 22 de agosto, 13h às 17h
Sala: Rosely Roth
PROGRAMAÇÃO COZINHA COMUNITÁRIA
Sábado
Oficina de comidas brasileiras para refugiados e imigrantes
01º de agosto, das 10h às 12h
Oficina de bolos para crianças
15 de agosto, Das 14:30 às 17:30
Segunda -feira
A cozinha que a gente quer
24 de agosto, Das 11h às 14h
Terça-feira
Papo de Panela: feijão nosso de cada dia
18 de agosto, 14h às 17h
Quarta-feira
Oficina de marmitas
12 de agosto, Das 11h às 14h
Oficina Cozinha Afetiva
26 de agosto, Das 14h às 17h
Quinta-feira
Direito Nosso
27 de agosto, Das 14h às 17h
Serviços
Plantão de Escuta
Terças, das 11h às 13h e 19 às 21h
Quintas (a partir de 20/08), das 19h às 21h
Sextas , das 10:30 às 12:30
Plantão de Empregabilidade
Quartas, das 19:30 às 21h
Plantão de Nutrição
Segundas, das 15h às 19h
Plantão Jurídico
Dia 26, das 14h às 17h
Serviço Social
Segundas , das 11h às 18h
Quartas, das 11h às 13h e 16h às 18h
Quintas, das 11h às 13h e 16h às 18h
