Por Cyro Morais, produtor de conteúdo freelancer da Casa 1

O aumento no número de casos de HIV entre jovens na faixa etária entre 15 e 19 anos nos últimos anos levou a criação do PrEP 15-19. A Casa 1 é um dos quatro locais em todo o País (são dois em São Paulo, um em Salvador e outro em Belo Horizonte) a oferecer o estudo para adolescentes que se identifiquem como homens cis gays, mulheres trans e travestis. O serviço havia sido interrompido no início de 2020 por conta da pandemia, mas desde dezembro está de volta. 

A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) consiste no uso diário de comprimido antirretroviral para prevenir a infecção por HIV. Ao tomar a PrEP regularmente, você está protegido do HIV, mesmo quando estava sem camisinha e manteve relações sexuais com alguém com HIV que esteja detectável. 

“O projeto se justifica pelo aumento expressivo na estava de incidência de HIV entre os jovens nascidos com pênis que se relacionem com pessoas nascidas com pênis da faixa etária entre 15 e 19 anos de idade, e também pela baixa vinculação desses com os serviços de saúde tradicionais, tendo sido necessário buscar outros espaços de cuidado, socialização e pertencimento, tal como a casa 1”, afirma o médico Régis Silveira, da equipe do PrEP 15-19 da Casa 1. 

Além antirretroviral que os participantes podem escolher ou não utilizar, o PrEP 15-19 oferece camisinha, lubrificante, PEP, aconselhamento, teste para diagnóstico de HIV e outras IST, tratamento ou encaminhamento para serviço especializado, autoteste para HIV e vacinação para hepatite A e B. 

A PrEP1519 é ofertada na Casa 1 desde novembro de 2018. Até dezembro de 2019, a Casa 1 ofertava apenas aconselhamento e testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais.  

Em dezembro de 2020, os atendimentos foram retomados, agora com outro formato. “Atualmente o aconselhamento, a testagem rápida, exames de rotina e as consultas de PrEP estão sendo feitas integralmente na clínica social da Casa 1“, ressalta Régis. 

Até agora, cerca de 150 receberam atendimento de testagem e aconselhamento na Casa 1. Do mês de dezembro até agora, 28 jovens iniciaram seguimento para PrEP na Clínica Social. 

O recrutamento dos participantes é feito via grindr (aplicativo de relacionamento gay), por meio de busca ativa. Quem faz isso são os educadores par – jovens com perfil dos participantes do projeto.  Mas existem outras vias para acessar o projeto. “É possível também fazer contato direto com a equipe, por meio da Amanda Selfie, dos perfis disponíveis no grindr, dos contatos de whatsapp do projeto e indo diretamente na clínica social”, informa Regis. 

A Amanda Selfie, descrita pelo programa como “a primeira robô travesti do Brasil” é uma espécie de atendente virtual com quem se pode conversar pelo Messenger para tirar dúvidas sobre sexo, pegação, prevenção, HIV, IST, bem como sobre outros assuntos cultura LGBTI+, gênero, orientação sexual, etc. 

Outros locais que oferecem PrEP 15-19 no Brasil: 

  • Salvador, BA: Casarão da Diversidade – Rua do Tijolo, 8, Pelourinho, 2º andar. Atendimento de segunda à sexta-feira, de 9h às 16h. 
  • Belo Horizonte, MG: Centro de Referência da Juventude – Rua Guaicurus, 50 – Centro. Atendimento segunda-feira de 18h às 21h e de terça à sexta-feira das 14h às 17h30. 
  • São Paulo, SP: o Centro de Testagem e Aconselhamento Henfil – CTA Henfil. R. Líbero Badaró, 144 – Centro. Telefone: 11 3106-5352 ou 9.8209-2911 (WhatsApp). Atendimento de segunda à sexta-feira, de 7h às 19h
  • Casa 1 (Bela Vista) :  você pode fazer o agendamento por aqui
  • OSIP (Cidade Tiradentes): você pode fazer o agendamento por aqui.

Para mais informações sobre perfil dos participantes, locais de atendimento, conversar com a Amanda Selfie e outros detalhes do programa, acesse www.prep1519.org ou siga @vcprepsp no Instagram. 

Compartilhe:

Por Casa 1

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

2 thoughts on “CASA 1 oferece atendimento da PrEP 15-19”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *