Iniciativa visa colaborar para a saúde de pessoas em situação de vulnerabilidade social e chamar a atenção para indicadores que revelam situação alarmante no país

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o dia 28 de maio como o Dia Internacional da Dignidade Menstrual. A data marca a necessidade de um alerta sobretudo nas nações subdesenvolvidas, que enfrentam graves problemas quando o assunto é higiene pessoal. No Brasil, estima-se que 23% das jovens entre 15 e 17 anos não têm dinheiro para comprar absorventes. 

Para além desse grito de alerta, a campanha da Casa 1 em parceria com o coletivo T.P.M. quer trazer a consciência de que diversos corpos menstruam e não apenas os corpos de mulheres. A ideia é, portanto, normalizar a menstruação em corpos diferentes, trazê-la como uma experiência plural.

Por isso, a Casa 1 resolveu iniciar uma campanha para incluir a distribuição de absorventes higiênicos nas cestas básicas que são oferecidas pelo serviço de assistência social da ONG. A ideia é buscar doações com as grandes empresas que fabricam absorventes e também receber colaborações da sociedade civil. Para participar, acesse: casaum.org/como-ajudar

Compartilhe:

Por Casa 1

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *