Situado na área central da cidade de São Paulo, entre as ruas Abolição, Bixiga, Jaceguai, Japurá e Santo Amaro, no subdistrito da Sé, o terreno que contorna o Teatro Oficina pode se tornar uma área verde e chave importante para o convívio social dos moradores da cidade. 

O espaço, alvo de muitas batalhas judiciais entre as pessoas que defendem um uso mais democrático do terreno e a especulação imobiliária, permanece sem o destino certo. 

O projeto busca impedir que o lugar se torne um canal para ainda mais especulação imobiliária no bairro, mantendo o Bixiga residencial e impedindo que zonas populares sejam atropeladas para que gestores públicos agradem apenas as classes mais altas.

Além da função social, o projeto também irá cumprir um papel ambiental. O Parque do Bixiga é uma iniciativa mais do que necessária para mudar o processo de urbanização catastrófico e entulhado da cidade de São Paulo, que não prioriza o bem-estar dos seus moradores e suas áreas de convivência. O planejamento do espaço prevê uma significativa área verde e a revitalização do rio que corta o terreno. Espaços que valorizem o coletivo, como mesas e bancos compartilhados, e arenas de circo e espaço para exposições temporárias também estão presentes no escopo. 

Votação do Parque do Bixiga no Orçamento de 2022

O Projeto de Lei 805/2017 que determina a criação do Parque do Bixiga foi aprovado de forma unânime em votação em uma sessão extraordinária da Câmara Municipal de São Paulo, porém foi vetado pelo prefeito em exercício Eduardo Tuma em março de 2020. A administração municipal alega não ter os recursos necessários para criar e fazer a manutenção do parque. 

No entanto, o Parque do Bixiga está entre as propostas que podem ser priorizadas no orçamento municipal de 2022. 

A votação acaba dia 18/07 e a manifestação da sociedade civil é essencial para que  o poder público se mobilize em favor da criação desse espaço aberto no coração de um pedaço histórico de São Paulo. 

Para votar basta acessar o site Participe Mais.

Foto de Capa: Um dos projetos apresentados pelo Teatro Oficina Uzyna Uzona

Compartilhe:

Por Thais Eloy

Taubateana e Jornalista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *