BLOG

Conheça 10 pré-candidaturas LGBTQIA+ a prefeituras nas eleições de 2024

Por Jess Carvalho para Agência Diadorim

A quatro meses das eleições municipais de 2024, a Diadorim mapeou ao menos 10 pré-candidaturas LGBTQIA+ a prefeituras de todo Brasil. A lista definitiva dos candidatos deve ser anunciada até 15 de agosto, prazo final para os partidos registrarem as candidaturas na Justiça Eleitoral. O primeiro turno das eleições está agendado para 6 de outubro.

O levantamento foi realizado a partir de dados do Programa Voto com Orgulho, da Aliança Nacional LGBTI+, e do Cidades +LGBT, mapeamento realizado em parceria entre VoteLGBT e Antra (Associação Nacional de Transexuais e Travestis), a partir de autodeclaração.

A região que mais concentra pré-candidaturas LGBTQIA+ é o Sudeste, com 50% do total. Há duas candidaturas na região Nordeste e duas na Sul, representando 20% cada. A região Norte tem apenas uma pré-candidatura, número que equivale a 10%.

Os homens cisgêneros são maioria entre as pessoas pré-candidatas: somam seis (60%), no total. Também há duas mulheres cis (20%) e duas travestis (20%). Quanto a raça, a maioria é branca: 80%. Há apenas duas pessoas negras na lista.

O partido com maior representatividade de pré-candidaturas LGBTQIA+ é o PSOL, com 40%. A Rede e o PT ficam com o segundo lugar, com 20% cada. PDT e Podemos têm 10% cada.

Mapeamentos colaborativos

Você é pré-candidato à vereança ou prefeitura, em 2024? É uma pessoa LGBTQIA+? Cadastre seu perfil nos mapeamentos de candidaturas.

O Voto Com Orgulho é uma realização da Aliança Nacional LGBTI+ em parceria com o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+ e Grupo Dignidade. O programa conta com o apoio da Associação da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, Fórum de Empresas e Direitos LGBT, União Nacional LGBT, Rede Trans Brasil, Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas, Sleep Giants, Instituto Sinergia de Minas Gerais e a ONG Transparência Eleitoral.

E o mapa Cidades +LGBT foi criado pela ONG VoteLGBT em parceria com a Antra. Nesse mapeamento, você pode cadastrar diretamente a sua pré-candidatura ou indicar uma candidatura terceira.

Notícias Relacionadas

Projeto “Lentes Coloridas” pesquisa perfil de profissionais LGBTQIA...

Casa 1 e Coletivo AMEM realizam Feira de Empregabilidade LGBTQIAPN+...

HQ Ciranda da Solidão é republicada e ganha edição especial

Direitos LGBTQIAPN+ sob ataque no Congresso Nacional 

Instituições fazem mapeamento de candidaturas LGBTQIAPN+ para as el...

Com o tema “Aquilombar é Cura”, a Parada Preta 2024 aco...

Especialistas discutem os principais desafios de empregabilidade LG...

Pesquisa apresenta as maiores dificuldades das instituições LGBTQIA...

CUT lança cartilha de formação sindical como foco em pessoas trans

No fim das contas, ser orgulhosamente LGBTQIAPN+ era só moda mesmo

Senado aprova texto que cria recurso de proteção para LGBTQIA+ enca...

Como surgem e se espalham os projetos de lei contra LGBTQIA+ no Brasil