BLOG

Conheça 10 pré-candidaturas LGBTQIA+ a prefeituras nas eleições de 2024

Por Jess Carvalho para Agência Diadorim

A quatro meses das eleições municipais de 2024, a Diadorim mapeou ao menos 10 pré-candidaturas LGBTQIA+ a prefeituras de todo Brasil. A lista definitiva dos candidatos deve ser anunciada até 15 de agosto, prazo final para os partidos registrarem as candidaturas na Justiça Eleitoral. O primeiro turno das eleições está agendado para 6 de outubro.

O levantamento foi realizado a partir de dados do Programa Voto com Orgulho, da Aliança Nacional LGBTI+, e do Cidades +LGBT, mapeamento realizado em parceria entre VoteLGBT e Antra (Associação Nacional de Transexuais e Travestis), a partir de autodeclaração.

A região que mais concentra pré-candidaturas LGBTQIA+ é o Sudeste, com 50% do total. Há duas candidaturas na região Nordeste e duas na Sul, representando 20% cada. A região Norte tem apenas uma pré-candidatura, número que equivale a 10%.

Os homens cisgêneros são maioria entre as pessoas pré-candidatas: somam seis (60%), no total. Também há duas mulheres cis (20%) e duas travestis (20%). Quanto a raça, a maioria é branca: 80%. Há apenas duas pessoas negras na lista.

O partido com maior representatividade de pré-candidaturas LGBTQIA+ é o PSOL, com 40%. A Rede e o PT ficam com o segundo lugar, com 20% cada. PDT e Podemos têm 10% cada.

Mapeamentos colaborativos

Você é pré-candidato à vereança ou prefeitura, em 2024? É uma pessoa LGBTQIA+? Cadastre seu perfil nos mapeamentos de candidaturas.

O Voto Com Orgulho é uma realização da Aliança Nacional LGBTI+ em parceria com o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+ e Grupo Dignidade. O programa conta com o apoio da Associação da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, Fórum de Empresas e Direitos LGBT, União Nacional LGBT, Rede Trans Brasil, Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas, Sleep Giants, Instituto Sinergia de Minas Gerais e a ONG Transparência Eleitoral.

E o mapa Cidades +LGBT foi criado pela ONG VoteLGBT em parceria com a Antra. Nesse mapeamento, você pode cadastrar diretamente a sua pré-candidatura ou indicar uma candidatura terceira.

Notícias Relacionadas

Mais de 220 pessoas LGBTQIA+ foram eleitas em 2024

Nathalia Bellar lança faixa “Deixa eu Colar” evidencian...

Damas produções faz nova temporada de Senhora X, Senhorita Y em São...

Foto da plenária da Câmara de Recife, tirada de cima com o púlpito no fim da sala.

Entenda o papel dos vereadores na defesa dos direitos LGBTQIA+

Projeto de Lei torna obrigatória criação de casas de acolhimento pa...

A presença de atletas trans e não-binárias nos Jogos Olímpicos de P...

Políticos pagaram mais de cem anúncios contra crianças trans em um ano

Marco Antonio Fera lança clipe sobre as possibilidades de relações ...

Conhecendo mais sobre o movimento e os direitos LGBTI+em 3 livros

Espetáculo de dança e performance ROXA explora identidade de gênero...

Festival em Petrolina celebra a arte produzida pela comunidade LGBT...

TRUPE EM TRÂNSITO estréia na zona leste o espetáculo de rua gratuit...