Por Jess Carvalho para Agência Diadorim
A quatro meses das eleições municipais de 2024, a Diadorim mapeou ao menos 10 pré-candidaturas LGBTQIA+ a prefeituras de todo Brasil. A lista definitiva dos candidatos deve ser anunciada até 15 de agosto, prazo final para os partidos registrarem as candidaturas na Justiça Eleitoral. O primeiro turno das eleições está agendado para 6 de outubro.
O levantamento foi realizado a partir de dados do Programa Voto com Orgulho, da Aliança Nacional LGBTI+, e do Cidades +LGBT, mapeamento realizado em parceria entre VoteLGBT e Antra (Associação Nacional de Transexuais e Travestis), a partir de autodeclaração.
A região que mais concentra pré-candidaturas LGBTQIA+ é o Sudeste, com 50% do total. Há duas candidaturas na região Nordeste e duas na Sul, representando 20% cada. A região Norte tem apenas uma pré-candidatura, número que equivale a 10%.
Os homens cisgêneros são maioria entre as pessoas pré-candidatas: somam seis (60%), no total. Também há duas mulheres cis (20%) e duas travestis (20%). Quanto a raça, a maioria é branca: 80%. Há apenas duas pessoas negras na lista.
O partido com maior representatividade de pré-candidaturas LGBTQIA+ é o PSOL, com 40%. A Rede e o PT ficam com o segundo lugar, com 20% cada. PDT e Podemos têm 10% cada.
Mapeamentos colaborativos
Você é pré-candidato à vereança ou prefeitura, em 2024? É uma pessoa LGBTQIA+? Cadastre seu perfil nos mapeamentos de candidaturas.
O Voto Com Orgulho é uma realização da Aliança Nacional LGBTI+ em parceria com o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+ e Grupo Dignidade. O programa conta com o apoio da Associação da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, Fórum de Empresas e Direitos LGBT, União Nacional LGBT, Rede Trans Brasil, Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas, Sleep Giants, Instituto Sinergia de Minas Gerais e a ONG Transparência Eleitoral.
E o mapa Cidades +LGBT foi criado pela ONG VoteLGBT em parceria com a Antra. Nesse mapeamento, você pode cadastrar diretamente a sua pré-candidatura ou indicar uma candidatura terceira.