O Guia de cuidado e atenção nutricional à população LGBTQIA+, faz uma breve apresentação sobre as pessoas LGBTQIA+, mostrando perfil sociodemográfico da comunidade e as condições de vida e saúde.
Dessa forma, aborda a temática das atenções nutricionais que devem ser tomadas em suas 38 páginas.
Ao apresentar informações de extrema importância para os profissionais de nutrição, o Guia levanta: questões psicossociais, estratégia de entrevista motivacional (EM) no atendimento, avaliação nutricional (AN), avaliação antropométrica. Ademais, trata sobre avaliações tais como: bioquímica, clínica, dietética, comportamental e socioeconômica. Além disso, aborda as condutas nutricionais que devem ser aplicadas no atendimento e as políticas de saúde, alimentação e nutrição para a população LGBTQIA+.
Assim, ao falar sobre o que as pessoas LGBTQIA+ precisam que os profissionais de nutrição saibam, o guia aborda sobre a importância do nome social, pronomes e formas de tratamento. Trata ainda sobre algumas expressões inadequadas, apresenta relatos de vivências dos LGBTQIA+ e sugestões de leitura para quem deseja se aprofundar mais no tema.
O nutricionista, Lewestter Melchior, responsável por propor ao CRN-1 a elaboração do Guia, fazendo também parte do grupo de trabalho, conta que o projeto nasceu de uma inquietação. “Ao me aprofundar nessas questões de representação, percebi que a minha população não estava sendo representada e que não existiam pesquisas suficientes na área de alimentação e nutrição”, conta.
A partir disso, o profissional solicitou à gestão do CRN-1 a elaboração do Guia, o que foi prontamente atendido pelo CRN-1. “A primeira proposta era a elaboração de uma cartilha Conforme fomos escrevendo e organizando as informações, percebemos se seriam melhor enquadradas no formato de guia.”
O Guia foi elaborado pelos nutricionistas Lewestter Melchior, Ísis Gois, Igor O. Trindade, Luíza Horta, Felipe Behrends e Talita Reis e pelo pesquisador Sávio Gomes.
O documento não tem a intenção de ditar a forma de condução de atendimento, mas sim munir os profissionais de informações adequadas a respeito do tema.
LIVE
Nesta terça-feira (29), às 19h, no canal de Youtube do CRN-1, será realizada uma live com os autores do Guia de cuidado e atenção nutricional à população LGBTQIA+. O guia foi criado por profissionais da nutrição, que fazem parte da comunidade. Juntos, eles formaram um grupo de trabalho para analisar a pauta de identidade de gênero e sexualidade como questões da categoria.
Para conhecer o Guia de cuidado e atenção nutricional à população LGBTQIA+, acesse aqui.