BLOG

“Dia de ressignificar a nossa dor”: estátua de Marielle Franco é inaugurada no Rio de Janeiro

Nesta quarta-feira (27), foi inaugurada, no centro do Rio de Janeiro, uma estátua em homenagem a vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018.

A homenagem está no Buraco do Lume, área central da cidade onde a vereadora costumada subir em um caixote de madeira com um microfone na mão para prestar contas sobre o mandato.

A família da vereadora esteve presente na inauguração. “É um dia histórico, é um dia de memória, dia de ressignificar a nossa dor, a nossa luta. Tem sido aí quase 5 anos incansáveis pedindo por justiça, lembrando que a gente ainda segue sem saber quem mandou matar a Mari. Então, ter essa estátua, ressignificando esse lugar, onde ela ficou durante muitas vezes discursando aqui, muitas pessoas que votaram nela conheceram ela aqui nesse lugar. Então, para mim, hoje, além da emoção do aniversário dela, é a importância de saber que a minha irmã está aqui, mais um pedacinho com a gente”, disse Anielle Franco, irmã da vereadora e diretora do Instituto Marielle Franco.

Foto de capa: Raphael Fernandes/ Diário do Rio/ Reprodução

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Conheça 10 pré-candidaturas LGBTQIA+ a prefeituras nas eleições de ...

Direitos LGBTQIAPN+ sob ataque no Congresso Nacional 

Instituições fazem mapeamento de candidaturas LGBTQIAPN+ para as el...

Senado aprova texto que cria recurso de proteção para LGBTQIA+ enca...

Como surgem e se espalham os projetos de lei contra LGBTQIA+ no Brasil

Ministério destina R$ 8,5 milhões em ações para população LGBTQIA+

Paradas LGBTQIA+ viram alvo de perseguição política no Brasil

Casos de HIV cresceram 17% no Brasil, aponta boletim do Ministério ...

Deputadas federais LBTs apresentaram 21 PLs pró-LGBTQIA+, em 2023

Governo Lula anuncia a quarta edição da Conferência Nacional LGBTQIA+

‘Se for evento hétero, podem’: vereadores querem impedir criança na...

MDHC prorroga prazo para participação social em levantamento sobre ...