BLOG

Exibido no Festival de Berlim “Suk Suk – Um Amor em Segredo” chega aos cinemas brasileiros

Premiada produção de Hong Kong é um retrato singelo da relação íntima entre dois homens em seus anos de crepúsculo

SUK SUK – UM AMOR EM SEGREDO apresenta a história entre dois homens maduros que juntos dividem momentos de sutileza e resistência enquanto lutam pelo direito de se amarem livremente. Com estreia mundial no Festival de Berlim, onde foi exibido na Mostra Panorama, o filme chega ao Brasil com seu lançamento marcado para acontecer no dia 9 de setembro nas salas de cinema, pela Vitrine Filmes. 

Com uma narrativa sensível sobre os relacionamentos homoafetivos, a história conta sobre o encontro de dois homens maduros que, apesar da pressão social e pessoal, deixam de lado a própria identidade sexual em prol da harmonia familiar. No entanto, durante um breve encontro o desejo mútuo se desperta, algo que havia sido suprimido por anos vem à tona quando conversam e relembram suas histórias pessoais, idealizando a possibilidade de um futuro juntos.

“Hoje, em Hong Kong, a comunidade LGBT é geralmente mais aberta e a sociedade aceita mais os direitos dos homossexuais. No entanto, os homens gays mais velhos não puderam desfrutar dessas mudanças devido à sua adesão a valores culturais tradicionais estritos e laços familiares próximos. Do ponto de vista da geração mais jovem e ocidentalizada, esses homens parecem reprimidos, tristes e sem coragem de serem eles mesmos.”, conta o diretor do longa, Ray Yeung. 

Devido às suas circunstâncias individuais, Pak e Hoi têm decisões difíceis de tomar; Pak parece ingênuo e hesitante no início, mas lentamente destrói sua hesitação; já Hoi parece autoconfiante por fora, mas ainda tradicional e conservador quando se trata de sua religião. Suas aparentes diferenças superficiais em experiências e atitudes escondem uma semelhança surpreendente em valores e pontos de vista. A questão é se eles podem abraçar seu verdadeiro eu e se apaixonar ou se voltam para a segurança, conforto e aceitação social de suas famílias?

SUK SUK – UM AMOR EM SEGREDO é essencialmente uma história de amor sobre dois homens que se apaixonam pela primeira vez aos 70 anos. No entanto, o filme retrata os dilemas que esses personagens enfrentam e as lutas que enfrentam sem julgar suas escolhas. A história mostra o carinho e o amor que recebem de suas famílias e por que é difícil para eles ser quem realmente desejam ser.

O filme examina também a ideia de “o que é uma casa?” O conceito de casa se aplica apenas às famílias? Também pode se aplicar a um lugar onde a pessoa se sente mais “em casa” e confortável? SUK SUK – UM AMOR EM SEGREDO pretende refletir a condição e explorar as dificuldades desses homens gays; e abrir um diálogo sobre suas circunstâncias e necessidades.

Sinopse:

Agora em seus anos de crepúsculo, dois homens devem escolher entre seus desejos um pelo outro ou as famílias que orgulhosamente criaram.

Ficha Técnica:

SUK SUK – UM AMOR EM SEGREDO

Direção e Roteiro: Ray Yeung 

Elenco: Tai Bo, Ben Yuen Ching, Patra Au Ga Man, Lo Chun Yip, Kong To e Lam Yiu Sing. 

Ano: 2019

País: Hong Kong

Gênero: Romance

Duração: 92 minutos

Classificação: 14 anos

Sobre a Vitrine Filmes

A Vitrine Filmes, em dez anos de atuação, já distribuiu mais de 160 filmes e alcançou mais de quatro milhões de espectadores. Entre seus maiores sucessos estão ‘O Som ao Redor’, ‘Aquarius’ e ‘Bacurau’ de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Outros destaques são ‘A Vida Invisível’, de Karim Aïnouz, representante brasileiro do Oscar 2020, ‘Hoje Eu Quero Voltar Sozinho’, de Daniel Ribeiro, e ‘O Filme da Minha Vida’, de Selton Mello. Entre os documentários, a distribuidora lançou ‘Divinas Divas’, dirigido por Leandra Leal e ‘O Processo’, de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional.

Além do cinema nacional, a Vitrine Filmes vem expandindo o seu catálogo internacional ao longo dos anos, tendo sido responsável pelo lançamento dos sucessos “O Farol”, de Robert Eggers, indicado ao Oscar de Melhor Fotografia; “Você Não Estava Aqui”, dirigido por Ken Loach, e premiado com o Oscar de Melhor Filme Internacional 2021: ‘DRUK – Mais uma rodada’, de Thomas Vinterberg.

Em 2021, a Vitrine Filmes apresenta mais novidades, começando a atuar diretamente na produção audiovisual e também na capacitação de profissionais, com o programa de formação Vitrine Lab. Entre as estreias deste ano estão a Sessão Vitrine edição especial de 10 anos com lançamento coletivo de quatro longas, entre eles “A Torre”, de Sérgio Borges, “Entre Nós, um Segredo”, de Beatriz Seigner e Toumani Kouyaté, “Chão”, de Camila Freitas e “Desvio”, de Arthur Lins; o documentário sobre o impeachment da Dilma, “Alvorada”, de Anna Muylaert e Lô Politi; “First Cow”, da diretora Kelly Reichardt; “O Livro dos Prazeres”, de Marcela Lordy e muitos outros título. 

Foto de capa: Divulgação

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Coletivo Queer lança documentário ‘Vitória Trans’ com s...

Cinemateca Brasileira realiza mostra “Protagonismo Trans̶...

Conheça Quinze Dias e outros 3livros representativos para ler e dep...

Premiado filme espanhol, “20.000 espécies de abelha” se...

Vencedor do Prêmio de Melhor Roteiro no Festival deCannes em 2023, ...

16 filmes e séries com personagens sapatão para ver em casa

Cinema gratuito e ao ar livre apresenta “Cartas para Além dos...

Museu da Língua Portuguesa exibe curtas-metragens do 31º Festival M...

Festival Transforma de cinema anuncia programação

Mais de 20 filmes com temática LGBTQIA+ concorrem ao Prêmio Félix, ...

“Não é a primeira vez que lutamos pelo nosso amor” estr...

Festival Transforma: principal vitrine de cinema LGBTQIAPN+ abre in...