O filme de Estibaliz Urresola Solaguren, que já possui grande experiência na direção de crianças no cinema, traz, dessa vez, a história de Lucía, uma criança de 8 anos que luta com o fato de que as pessoas continuam se dirigindo a ela de maneiras confusas. Durante um verão no País Basco, entre as colmeias e as abelhas, ela explora sua feminilidade ao lado das mulheres de sua família, que ao mesmo tempo refletem sobre suas próprias vidas e desejos.
“20.000” Espécies de Abelhas” teve uma repercussão grandiosa nos festivais e premiações em que esteve presente. O início da sua trajetória de sucesso se deu com a conquista do prêmio de Melhor Atuação no Festival Internacional de Cinema de Berlim, tornando Sofía Otero a pessoa mais jovem a receber tal honraria. Além disso, teve um destaque expressivo na premiação mais influente do seu país de origem, os Prêmios Goya, conhecido por ser o “Oscar Espanhol”. Nele, o filme de Solaguren foi indicado em 15 categorias, levando para casa os prêmios de Melhor Roteiro Original, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro Original. No Brasil, o filme foi exibido no Festival do Rio, onde conquistou o Prêmio FELIX de Melhor Filme Internacional, e também no 32o Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade.
Premiado no Festival de Berlim, no Festival do Rio e vencedor de 3 Prêmios Goya, incluindo Melhor Diretor Revelação, Melhor Roteiro Original e Melhor Atriz Coadjuvante, o filme espanhol distribuído pela Imovision, continua em cartaz nos cinemas brasileiros.
Foto de capa: divulgação