BLOG

Filme LGBTQIAP+ Jantar Pra Seis entra em reta final da campanha de financiamento coletivo

Produção independente já arrecadou 37% da meta, mas precisa atingir o valor mínimo para realizar as filmagens

Já imaginou uma reunião com todo mundo que você namorou? Pois é isso o que acontece em Jantar Pra Seis, curta-metragem independente em fase de pré-produção. No filme, Lívia (Olivia Torres), Carol (Isamara Castilho), Rafa (Flow Kountouriotis) e Simone (Maristela Chelala) aceitam o convite da ex, Duda (Isabela Lisboa), para jantar, sem saber quem ocupará as outras cadeiras. Tão logo chegam, porém, segredos e surpresas é que são postos à mesa, e Duda precisa encarar a torta de climão que ela mesma criou.

Em 2019, a autora, também atriz, pensou em desenvolver um projeto audiovisual pautado na diversidade, que misturasse os gêneros drama e comédia e coubesse numa produção de baixo orçamento. Com a pandemia e a paralisação do setor cultural, Lisboa acabou se dedicando ao desenvolvimento do roteiro e teve o projeto selecionado na categoria Drama Queer do Pajubá Festival em 2021. Só agora, final de 2022, a produção começou de fato e nos termos do “cinema de guerrilha”, nome dado a obras feitas com pouco ou nenhum aporte financeiro. “Elenco e equipe são compostos por pessoas LGBTQIAP+, a história é leve, com pontos de tensão, e quase tudo se passa numa única locação, o que ajuda a diminuir os custos”, comenta. Por enquanto, Jantar Pra Seis conta somente com apoios via financiamento coletivo, equipamentos emprestados e o desejo coletivo de fazer acontecer.

“Nós [pessoas LGBTQIAP+] crescemos com poucas referências na televisão, no cinema, no teatro… Fazer esse filme é uma tentativa de contribuir nesse sentido [da representatividade] e me fortalecer como artista sapatão, pois é o que sou e tenho muito orgulho disso. É a partir desse ponto de vista que quero contar histórias, sempre que possível, e vejo isso em todas as pessoas envolvidas no projeto”, finaliza.

As gravações de Jantar Pra Seis estão previstas para 2023. Saiba mais e apoie em: https://abacashi.com/p/jantarpraseisofilme 

SOBRE ISABELA LISBOA

Isabela Lisboa é atriz pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo e jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Começou sua trajetória nos palcos de São José do Rio Preto, sua cidade natal, ainda criança, fazendo dança e teatro. No cinema, integrou o elenco de dez curtas-metragens, com destaque para Apartamento (2017), e foi assistente de direção em outros dois curtas, com destaque para Bonita de Rosto (2022).

Recebeu o Prêmio Nascente USP (2019) na categoria Texto pela dramaturgia do espetáculo A Última Gaivota, foi finalista do Laboratório de Projetos de Série do ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual (2019) e foi selecionada na categoria Drama Queer do Pajubá Festival (2021) com o roteiro de Jantar Pra Seis. Estreou na direção com o curta-metragem Fada (2022), projeto de finalização de curso da Academia Internacional de Cinema. 

Conheça e apoie a campanha de financiamento de Jantar Pra Seis em:
https://abacashi.com/p/jantarpraseisofilme

Acompanhe Jantar Pra Seis nas redes sociais: instagram.com/jantarpraseis
facebook.com/jantarpraseis

Foto de capa: Julio Aracack

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Vencedor do Prêmio de Melhor Roteiro no Festival deCannes em 2023, ...

16 filmes e séries com personagens sapatão para ver em casa

Cinema gratuito e ao ar livre apresenta “Cartas para Além dos...

Museu da Língua Portuguesa exibe curtas-metragens do 31º Festival M...

Festival Transforma de cinema anuncia programação

Mais de 20 filmes com temática LGBTQIA+ concorrem ao Prêmio Félix, ...

“Não é a primeira vez que lutamos pelo nosso amor” estr...

Festival Transforma: principal vitrine de cinema LGBTQIAPN+ abre in...

TodesPlay realiza 7ª edição da Mostra de Curtas CineQueer: saiba co...

Virada Cultural: 20 programações LGBTQIAP+ imperdíveis

Pajubá Lab busca projetos com narrativas LGBTQIAP+: evento gratuito...

Organização lança websérie sobre casas de acolhimento para LGBTQIA+