BLOG

Grátis, mostra online exibe 40 filmes dirigidos por mulheres árabes

A Mostra de Cinema Árabe Feminino, organizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil, exibe 40 filmes dirigidos por mulheres árabes, 27 deles inéditos no país, durante seis semanas. O festival gratuito, inaugurado no último dia 19, vai até 27 de junho. A curadoria é das brasileiras Analu Bambirra e Carol Almeida e da egípcia Alia Ayman.

Os filmes estão disponíveis no site da mostra, com legendas em português. A cada semana, o cardápio muda. De 26 de maio a 1º de junho, por exemplo, a mostra exibe “O Protesto Silencioso: 1929 Jerusalém” (2019), “Você Já Matou um Urso — Ou Tornando-se Jamila” (2013/2014), “Carta a um Amigo” (2019) e “Um Sentimento Maior Que o Amor” (2019), entre outros. O festival mistura gêneros como curtas, longas e documentários. É necessário fazer um cadastro no site.

A Mostra de Cinema Árabe Feminino também inclui mesas redondas e palestras. Nesta sexta-feira (28) às 14h, por exemplo, o evento reúne convidados para conversar sobre a relação entre corpos e territórios de palestinos. Participam a pesquisadora Dina Matar, a cineasta Mahasen Nasser-Eldin e a artista Riham Issac. A moderação é da produtora cultural Daniele Abilas e do professor Fernando Resende (UFF).

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) 

Foto de capa: Cena do filme “Você Já Matou um Urso — Ou Tornando-se Jamila”

A Folhapress é a agência de notícias do Grupo Folha e comercializa e distribui diariamente fotos, textos, colunas, ilustrações e infográficos a partir do conteúdo editorial do jornal Folha de S.Paulo, do jornal Agora e de parceiros em todos os Estados do país. O serviço da Folha Press foi contratado pela Casa 1 em março de 2021 para estimular o acesso à informação de qualidade, com responsabilidade ética e jornalística e é publicado junto de conteúdos produzidos pela equipe de comunicação e outra agências de notícia independentes, igualmente qualificadas.

Notícias Relacionadas

Vencedor do Prêmio de Melhor Roteiro no Festival deCannes em 2023, ...

16 filmes e séries com personagens sapatão para ver em casa

Cinema gratuito e ao ar livre apresenta “Cartas para Além dos...

Museu da Língua Portuguesa exibe curtas-metragens do 31º Festival M...

Festival Transforma de cinema anuncia programação

Mais de 20 filmes com temática LGBTQIA+ concorrem ao Prêmio Félix, ...

“Não é a primeira vez que lutamos pelo nosso amor” estr...

Festival Transforma: principal vitrine de cinema LGBTQIAPN+ abre in...

TodesPlay realiza 7ª edição da Mostra de Curtas CineQueer: saiba co...

Virada Cultural: 20 programações LGBTQIAP+ imperdíveis

Pajubá Lab busca projetos com narrativas LGBTQIAP+: evento gratuito...

Organização lança websérie sobre casas de acolhimento para LGBTQIA+