BLOG

‘Lar’ acompanha três famílias LGBTIAPN+ e reflete sobre amor e pertencimento

O documentário LAR, dirigido por Leandro Wenceslau, estreia nos cinemas em 13 de novembro com distribuição da EMBAÚBA FILMES, e propõe um mergulho sensível nas novas formas de amar, cuidar e construir família. A partir do olhar dos filhos e filhas de três famílias LGBTIAPN+, o longa revela o cotidiano desses lares diversos, seus desafios e alegrias.

O documentário não se limita a retratar apenas os momentos de harmonia, mas também aborda os conflitos, dúvidas e obstáculos enfrentados por estas famílias. Desde questões legais de reconhecimento parental até situações de discriminação nas escolas, LAR não se esquiva das complexidades que estas famílias enfrentam. No entanto, o filme encontra sua força ao mostrar como o amor, o respeito mútuo e o cuidado genuíno superam as adversidades.

Em paralelo às histórias retratadas, Wenceslau entrelaça sua própria jornada de autodescoberta, revisitando lembranças de infância e a busca por um lugar no mundo. O resultado é um retrato íntimo e profundamente humano, que celebra o amor como força transformadora.

“O desejo de formar uma família estava presente na vida adulta e, junto com meu companheiro, pensava em ter filhos, mas não sabia como. Em 2015, conversei com um casal de professoras que adotaram dois irmãos. Elas mostraram de forma muito direta e sincera que o amor não tem fórmula estabelecida. Entendi que a família se construía com cuidado e presença, muito além dos formatos convencionais”, conta o diretor que, após a conversa com essas duas mulheres, decidiu conhecer mais famílias LGBTQIAPN+ e teve, então, a ideia de filmar LAR.

Mestre em Artes pela UEMG e fundador da produtora Estalo Criativo, Leandro Wenceslau trabalhou em produções que dialogam com a temática diversidade. Dirigiu os curtas “Enquanto Ainda é Tempo” e “Bolha”, e assinou o roteiro e a produção de “Dourado”, filmes exibidos e premiados em festivais nacionais e internacionais, que juntos acumulam milhões de visualizações em plataformas digitais.

FICHA TÉCNICA
LAR (2025) – Brasil, 76’

Sinopse: Em um mundo onde o conceito de família está em constante transformação, “Lar” revela o cotidiano de três famílias LGBTIAPN+ através do olhar sensível de seus filhos. Enquanto estes jovens navegam entre desafios e alegrias, o diretor entrelaça sua própria história de busca por identidade e pertencimento. Mais que um documentário sobre novos arranjos familiares, é uma reflexão íntima sobre como o verdadeiro Lar se constrói no cuidado e no afeto, transcendendo convenções e redefinindo o significado de família na sociedade contemporânea.

Direção e Roteiro: Leandro Wenceslau
Produção Executiva: Bernardo Teixeira
Diretor de Fotografia: Ícaro Moreno
Edição, Montagem e Color Grading: Armando Mendz
Diretora de Arte: Taisa Campos
Assistente de Arte: Jana Rolla
1ª Assistente de Direção: Luisina López Ferrari
Assistente de Produção: Anna Carmen
Pesquisa: Bruna Horta
Consultoria de Roteiro: Joana Oliveira
Assistência de Produção: Júlia Kananda
Som Direto: Daniel Ayer Quintela / Sérgio Salum
Mixagem de Som e Trilha Sonora Original: Matheus Fleming
Finalização de Som e Trilha Sonora: Matheus Fleming
Coordenação de Produção e Projeto: Estalo Criativo
Coordenação e Finalização Geral: Estúdio Treco Produções
Distribuição: Embaúba Filmes
Acessibilidade: Sem Rumo Projetos Audiovisuais
Assessoria Jurídica: Drummond, Neumayr, Ragonezi & Falcao Advocacia
Gestão Financeira e Prestação de Contas: Roberta Abreu

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Casa 1 recebe Prêmio Janaína Lima de Luta Pelos Direitos LGBTI+

BEE Lesbian Film Festival chega à sua 3ª edição em São Paulo

Cineclube da Casa 1 retoma atividades com exibição de obras LGBTQIA...

Visibilidade Lésbica: Casa 1 organiza semana com programação especial

Casa 1 lança jogo de cartas que honra e celebra a memória LGBTQIAPN...

Do registro à leitura: 4 autoras da Enciclopédia Sapatão com obras ...

Projeto Mural – Dicas de Leitura da Biblioteca Caio Fernando ...

 Diego Gregório lança Poemas de Partida e de Chegada (ou Os Cães Nã...

TODXS lança Projeto Ideação 2025 com apoio da NIVEA para impulsiona...

Funmilayo Afrobeat Orquestra realiza shows gratuitos com protagonis...

Livro reúne relatos de homens que escrevem aos pais sobre sua sexua...

4ª edição do Festival Vórtice reúne obras que abordam sexualidade e...