BLOG

“Mostra Espaços Queer no Cinema” ocupa CCSP durante mês de junho

Durante muito tempo, questões relacionadas à diversidade de gênero e sexualidade e questões de representatividade da comunidade LGBTQIAPN+, foram renegadas no cinema, e, se introduzidas, eram problematizadas por questões de representação e de perpetuação de estigmas e rótulos que marcam negativamente a história das identidades não-normativas.

O Cinema Queer nasceu como um movimento que veio para negar e quebrar esses estigmas, conquistando um território que lhe foi negado, e revolucionando, pouco a pouco, a história da representação de gays, lésbicas e outros grupos minoritários, sejam na frente ou atrás das câmeras. Filmes como “Paris is Burning” (1991), dirigido por Jennie Livingston, marcaram o início desse movimento, e hoje, o Cinema Queer continua a florescer em todo o mundo.

A mostra “Espaços Queer no Cinema” é uma parceria Centro Cultural São Paulo, Spcine e Mubi, e traz uma seleção de filmes separados em curadorias especiais como:

  • Território Mubi, que traz uma seleção especial de filmes LGBTQIAPN+ em cartaz na plataforma Mubi.
  • Território Retrô, com uma seleção de filmes importantes para o desenvolvimento do movimento cinematográfico Queer das décadas de 80 e 90, como Paris Is Burning, Funeral das Rosas, Caravaggio, Mala Noche, entre outros que foram especialmente importante desafiando convenções estilísticas, narrativas, de representatividade e sexualidade quando foram lançados.
  • Território Presente, que trazem filmes LGBTQIAPN+ mais atuais, e consequentemente, com mais liberdade e diversos em questões como Representação e Diversidade, e que também se desdobra na mesa “Representação LGBTQIAPN+ no cinema”, que contará com os convidados Julia Katharine, Ali Prando e André Alves para discutir a questão mais a fundo.
  • Território Festive, com uma seleção de filmes que trazem música e performance para discutir questões de gênero e sexualidade, e
  • Território Autoral, com uma retrospectiva do diretor francês Christophe Honoré, incluindo a estreia de seu novo filme, Winter Boy.

Local: Sala Circuito Spcine – Lima Barreto no CCSP (Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo)

Ingressos podem ser retirados na bilheteria física uma hora antes da cada sessão

Confira a programação completa no site do CCSP.

Iran Giusti é formado em Relações Públicas pela FAAP, passou por agências como TVRP e Remix Social Ideias. Como jornalista atuou no Portal iG, BuzzFeed Brasil. Atualmente é repórter no Terra Nós e diretor institucional da Casa 1

Notícias Relacionadas

Casa 1 realiza Chamada Aberta de atividades para o segundo semestre

Casa 1 e Coletivo AMEM realizam Feira de Empregabilidade LGBTQIAPN+...

Casa 1 passa a receber doações através do programa Nota Fiscal Paul...

A nova adição na seção de obras autografadas, livros disponíveispar...

Casa 1 prepara pintura icônica para Jogos Olímpicos de Paris celebr...

Com o tema “Aquilombar é Cura”, a Parada Preta 2024 aco...

O que rolou de graça na Casa 1 em maio

No fim das contas, ser orgulhosamente LGBTQIAPN+ era só moda mesmo

Conheça Quinze Dias e outros 3livros representativos para ler e dep...

Encontro de Lutas: confluências entre o Dia Internacional de combat...

Tudo que rolou na Casa 1 em abril

Babadeira, curso de maquiagem profissionalizante gratuito da Casa 1...