Para quem não conhece, a Academia Brasileira de Cinema – que este ano passa a se chamar Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais – é uma entidade independente criada no dia 20 de maio de 2002 com a finalidade, entre outras, de instituir o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e contribuir para a discussão, promoção e fortalecimento da indústria audiovisual em todo o Brasil.

Ela é, entre outras coisas, a entidade credenciada para indicar o filme que representa o cinema brasileiro na categoria Melhor Longa-Metragem Internacional no Oscar, sem qualquer tutela do governo que esteja no poder e também definir o longa representante do país que concorre à categoria de Mejor Película Iberoamericana (Melhor Filme Ibero-Americano) no Prêmio Goya.

Votado pelos próprios profissionais do setor, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro acontece uma vez por ano e em 2021 conta com 31 categorias. Por aqui listamos onde assistir os indicados nas categorias de longa-metragem.

MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO

1. A Divisão

“O Rio de Janeiro se encontra acuado por uma onda de sequestros na década de 1990. As forças de segurança convocam agentes corruptos e um delegado com fama de genocida para salvar a cidade dos bandidos e até da polícia.”

Você pode assistir no Globoplay em formato de Filme, ou Série, que já conta inclusive com uma segunda temporada.

2. A Febre

“Justino, de 45 anos, é segurança no porto de Manaus, Amazonas. Enquanto sua filha se prepara para estudar medicina em Brasília, ele é dominado por uma febre misteriosa.”

Vale destacar que o longa é falado em português e nas línguas indígenas tukano e tikuna, e seu elenco principal é composto por atores indígenas do Alto Rio Negro.

Assista na Netflix

3. Boca de Ouro

“A história de um temido e respeitado bicheiro, figura quase mitológica no bairro de Madureira, durante os anos 1950. Sua ambição, seus amores e pecados despertam a curiosidade do jornalista Caveirinha, que procura uma ex-amante do contraventor para colher material para uma reportagem sobre a sua vida.”

Baseado na peça de Nelson Rodrigues

Você pode assistir no TelecinePlay.

4. Cidade Pássaro

“Ikena desaparece na cidade de São Paulo e deixa para trás sua família e muitas expectativas interrompidas. Com isso, seu irmão Amadi viaja da Nigéria para o Brasil a fim de buscá-lo e tentar entender o que aconteceu.”

Tem na Netflix

5. Pacarrete

“Nascida e criada em Russas, Pacarrete alimenta desde criança o sonho de ser artista e viver a vida na ponta da sapatilha. Mas as mulheres nasceram para casar e ter filhos em sua conservadora cidade. Ela parte para Fortaleza, onde consegue se consolidar como bailarina clássica e se torna professora de dança. Com a aposentadoria, ela retorna para sua cidade natal. Lá, ela pretende continuar seu trabalho artístico, mas só encontra desrespeito à sua arte”.

Você assiste no TelecinePlay

MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO

6. Babenco: Alguém tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou

“Hector Babenco foi um cineasta que viveu e morreu realizando o que fazia sua vida ter algum sentido: A sétima arte. Em relatos marcantes sobre as memórias, amores, reflexões, intelectualidade e a frágil condição de saúde de Babenco, o documentário revela como o seu amor pelo cinema o manteve vivo por tantos anos.”

Você pode alugar no Youtube

7. Dentro da Minha Pele

“Nove pessoas comuns, com diferentes tons de pele negra, apresentam seu cotidiano na cidade de São Paulo e compartilham situações de racismo, dos velados aos mais explícitos.”

Assista no GloboPlay.

8. Fico te Devendo Uma Carta Sobre o Brasil

“Três gerações de uma família atingida pela ditadura militar brasileira. Ao mergulhar em uma história pessoal que se mistura à do país, o longa investiga o silêncio como forma de apagar a memória.”

É possível assistir no Globoplay.

9. Fotografação

“Passeando pela história da fotografia brasileira, conheça o impacto dos avanços tecnológicos pela perspectiva daqueles que vivem os prazeres e obstáculos da profissão. Em uma sociedade cada vez mais conectada, em que as informações surgem por uma demanda quantitativa, a digitalização do ofício do fotógrafo torna-se quase uma ameaça.”

O longa ainda não está disponível online.

10. Partida

“Diante do resultado da última eleição no Brasil, uma atriz decide candidatar-se à presidência e juntar-se a uma trupe em uma viagem apaixonada em defesa de uma utopia: passar a virada do ano nos braços de ex´ presidente uruguaio Pepe Mujica.”

Assista no Prime Video

MELHOR LONGA-METRAGEM COMÉDIA

11. Carlinhos e Carlão

“Carlão é um homem preconceituoso que trabalha em uma concessionária de carros com Cadinho, Zeca e Antunes. Nas conversas entre eles, Carlão sempre se vangloria de ser o maior entendedor de futebol e mecânica, tudo em meio a piadas machistas e homofóbicas. Quando Evaristo é alvo de tais agressões verbais, persegue Carlão e o tranca em um armário mágico. De lá sai Carlinhos, alter ego homossexual que assume o corpo de Carlão quando chega a noite.”

Você pode assistir no PrimeVideo

12. De Perto Ela Não é Normal

“Pressionada por todos, Suzie, aos 40 anos, se afastou completamente da menina sensível e criativa que foi na infância. Agora, anos depois e coberta por diversos arquétipos da mulher perfeita, ela inicia uma longa busca por si mesma.”

Assista no TelecinePlay.

13. Não Vamos Pagar Nada

“Antônia, indignada com o aumento dos preços no único mercado do bairro, faz um escândalo e acaba causando confusão ao saquear o local e se recusar a pagar. Agora, ela precisa de muito jogo de cintura para justificar suas atitudes ao marido.”

Você assiste no TelecinePlay.

14. No Gogó do Paulinho

“Paulinho Gogó é conhecido por contar histórias mirabolantes. Sentado no banco da praça, ele fala sobre as aventuras que afirma ter vivido ao redor do Brasil.”

Assista no PrimeVideo

15. Os Espetaculares

“Um comediante stand up precisa entrar em uma competição para escapar da prisão e salvar seu bolso. Nessa trajetória inusitada, terá como companhia uma nerd, um sonhador e um lunático.”

Você pode assistir no PrimeVídeo

16. Pacarrete (indicado também à melhor filme. Saiba como assistir no item 5.

MELHOR LONGA-METRAGEM ANIMAÇÃO

17. Os Under-Undergrounds, O Começo

“Baseado numa série animada lançada em 2016, Os Under Undergrounds: O Começo, como o título bem expressa, se trata de uma história de origem, cujo pontapé inicial é a expulsão do protagonista de sua banda de rock. A justificativa dos antigos colegas é que ele tem um estilo pouco ‘descolado’.”

Curta na Netflix

18. Osmar, a 1º Fatia do Pão de Forma

“Osmar vive na cidade onde moram os alimentos do café da manhã. Mesmo sentindo-se inferior por ser a primeira fatia do pacote de pão de forma, ele se lança em uma aventura pela cidade grande em busca da fama.”

Você pode curtir no TelecinePlay

MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL

19. 10 Horas para o Natal

“Cansados de passar noites de Natal sem graça após a separação dos pais, os irmãos Julia, Miguel e Bia bolam um plano para tentar reunir novamente a família e celebrar a chegada do Papai Noel.”

Assista no PrimeVideo

20. O Melhor Verão das Nossas Vidas

“Três melhores amigas são aprovadas para participar da final de um famoso festival de música. Porém, elas descobrem que estão de recuperação na escola e precisam arranjar uma maneira de comparecer ao festival no Guarujá sem que seus pais descubram.”

Assista pelo Now.

A lista completa das 31 categorias você encontra aqui.

Compartilhe:

Por Casa 1

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *