O formato e a facilidade para ouvir os episódios em qualquer lugar, independentemente da atividade que está sendo feita, impulsionou o consumo dos podcasts atraindo diferentes nichos de produtores de conteúdo. Agora, temos podcasts de todos os tipos, análises de música, contadores de história, entrevistas, conselhos para dramas afetivos e familiares, horóscopo, tecnologia e mais!

Nesse mar de produção na podosfera, também temos uma grande variedade de conteúdo jornalístico que passeiam entre análises, entrevistas, radiodocumentários e debates sobre as principais notícias do dia.

Para quem gosta de ouvir os episódios para se distrair durante as tarefas domésticas – e não aguenta mais os malabarismos para quebrar o paywall dos jornais – separamos 10 podcasts que vão desde investigações sobre como estão hoje os personagens dos memes mais famosos do Brasil, longas entrevistas e reportagens sobre soberania alimentar. Alguns podcasts são exclusivos do Spotify.

Além do meme

Além do Meme é um podcast investigativo que mistura jornalismo e entretenimento, e é apresentado por Chico Felitti. Cada episódio traz o perfil de uma pessoa que teve sua vida mudada, para bem ou para mal, depois de viralizar na internet.Conhecido por contar histórias de personagens populares, como o Fofão da Rua Augusta, Chico dedica meses de investigação para cada perfil, e vai a fundo nas histórias nunca contadas das pessoas além do meme

Vida de Jornalista

Um podcast narrativo/documental com bastidores de reportagens e reflexões sobre o jornalismo. 

Prato Cheio

Podcast do jornal O Joio e O Trigo sobre alimentação.

Retrato Narrado

Retrato Narrado é uma série original do Spotify e da revista piauí, produzida pela Rádio Novelo. Cada temporada traça um perfil de uma personalidade de relevo, buscando explicar suas origens, motivações, sucessos, derrotas e contradições. Fruto de uma apuração iniciada ainda em 2019, a primeira temporada traz a repórter Carol Pires detalhando a trajetória de Jair Bolsonaro. São seis episódios, publicados semanalmente, nas manhãs de quarta-feira.

Expresso Ilustrada

No fim das tardes de quinta-feira, sempre às 16h, você vai escutar um programa com as principais histórias e notícias do mundo das artes. O Expresso Ilustrada, podcast de cultura da Folha, vai falar de filmes, discos, livros, séries de TV, peças de teatro e de moda. O programa está disponível em todas as plataformas

Foro de Teresina

Podcast de política da revista piauí. Os jornalistas Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky discutem o que aconteceu de mais importante na semana. Publicado às sextas-feiras, às 11h. Produção Rádio Novelo.

Passagem Só de Ida

Passagem só de ida é um podcast da Casa 1 e do Acervo Bajubá, com apoio da Rede MILBI, de compartilhamento de histórias de pessoas LGBT+ brasileiras e estrangeiras que migraram para a cidade de São Paulo, ou passaram por ela, em algum momento de suas vidas. Cada episódio traz o relato de alguém sobre os seus processos de deslocamento físico e subjetivos, priorizando a sua liberdade narrativa e os marcos pessoas por meio dos quais ela conta a sua trajetória e recompõe a sua história. O Passagem só de Ida busca, assim, propor outras perspectivas para recompor as experiências históricas das pessoas LGBT+ brasileiras, para além dos enquadramentos que costumam restringir o seu relato a situações de violência.

#Telefonemas

Telefonemas é um podcast de entrevistas através de ligações. Skype, Hangouts, Whatsapp, não importa. Conversas longas e curtas. Todo tipo de personagem tem espaço aqui.

Lado B do Rio

O Lado B do Rio debate a sociedade, a cultura e a política a contrapelo, pela esquerda, se contrapondo à mídia empresarial de direita. O programa é publicado desde 2016, às sextas-feiras, no formato que compreende entrevistas e debates. A bancada é composta pelos jornalistas Caio Bellandi e Fagner Torres, o economista Daniel Soares e a publicitária Luara Ramos.

Rádio Escafandro

Em cada episódio, uma investigação jornalística. Com uma hora de duração, os episódios são um mosaico de entrevistas inéditas, gravações em campo e áudios de arquivo, costurados pela narração do jornalista Tomás Chiaverini. Os temas são os mais variados e a abordagem é sempre profunda, irreverente e inusitada.

Por Casa 1

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *