BLOG

10 podcasts jornalísticos para se informar sem ser barrado no paywall

O formato e a facilidade para ouvir os episódios em qualquer lugar, independentemente da atividade que está sendo feita, impulsionou o consumo dos podcasts atraindo diferentes nichos de produtores de conteúdo. Agora, temos podcasts de todos os tipos, análises de música, contadores de história, entrevistas, conselhos para dramas afetivos e familiares, horóscopo, tecnologia e mais!

Nesse mar de produção na podosfera, também temos uma grande variedade de conteúdo jornalístico que passeiam entre análises, entrevistas, radiodocumentários e debates sobre as principais notícias do dia.

Para quem gosta de ouvir os episódios para se distrair durante as tarefas domésticas – e não aguenta mais os malabarismos para quebrar o paywall dos jornais – separamos 10 podcasts que vão desde investigações sobre como estão hoje os personagens dos memes mais famosos do Brasil, longas entrevistas e reportagens sobre soberania alimentar. Alguns podcasts são exclusivos do Spotify.

Além do meme

Além do Meme é um podcast investigativo que mistura jornalismo e entretenimento, e é apresentado por Chico Felitti. Cada episódio traz o perfil de uma pessoa que teve sua vida mudada, para bem ou para mal, depois de viralizar na internet.Conhecido por contar histórias de personagens populares, como o Fofão da Rua Augusta, Chico dedica meses de investigação para cada perfil, e vai a fundo nas histórias nunca contadas das pessoas além do meme

Vida de Jornalista

Um podcast narrativo/documental com bastidores de reportagens e reflexões sobre o jornalismo. 

Prato Cheio

Podcast do jornal O Joio e O Trigo sobre alimentação.

Retrato Narrado

Retrato Narrado é uma série original do Spotify e da revista piauí, produzida pela Rádio Novelo. Cada temporada traça um perfil de uma personalidade de relevo, buscando explicar suas origens, motivações, sucessos, derrotas e contradições. Fruto de uma apuração iniciada ainda em 2019, a primeira temporada traz a repórter Carol Pires detalhando a trajetória de Jair Bolsonaro. São seis episódios, publicados semanalmente, nas manhãs de quarta-feira.

Expresso Ilustrada

No fim das tardes de quinta-feira, sempre às 16h, você vai escutar um programa com as principais histórias e notícias do mundo das artes. O Expresso Ilustrada, podcast de cultura da Folha, vai falar de filmes, discos, livros, séries de TV, peças de teatro e de moda. O programa está disponível em todas as plataformas

Foro de Teresina

Podcast de política da revista piauí. Os jornalistas Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky discutem o que aconteceu de mais importante na semana. Publicado às sextas-feiras, às 11h. Produção Rádio Novelo.

Passagem Só de Ida

Passagem só de ida é um podcast da Casa 1 e do Acervo Bajubá, com apoio da Rede MILBI, de compartilhamento de histórias de pessoas LGBT+ brasileiras e estrangeiras que migraram para a cidade de São Paulo, ou passaram por ela, em algum momento de suas vidas. Cada episódio traz o relato de alguém sobre os seus processos de deslocamento físico e subjetivos, priorizando a sua liberdade narrativa e os marcos pessoas por meio dos quais ela conta a sua trajetória e recompõe a sua história. O Passagem só de Ida busca, assim, propor outras perspectivas para recompor as experiências históricas das pessoas LGBT+ brasileiras, para além dos enquadramentos que costumam restringir o seu relato a situações de violência.

#Telefonemas

Telefonemas é um podcast de entrevistas através de ligações. Skype, Hangouts, Whatsapp, não importa. Conversas longas e curtas. Todo tipo de personagem tem espaço aqui.

Lado B do Rio

O Lado B do Rio debate a sociedade, a cultura e a política a contrapelo, pela esquerda, se contrapondo à mídia empresarial de direita. O programa é publicado desde 2016, às sextas-feiras, no formato que compreende entrevistas e debates. A bancada é composta pelos jornalistas Caio Bellandi e Fagner Torres, o economista Daniel Soares e a publicitária Luara Ramos.

Rádio Escafandro

Em cada episódio, uma investigação jornalística. Com uma hora de duração, os episódios são um mosaico de entrevistas inéditas, gravações em campo e áudios de arquivo, costurados pela narração do jornalista Tomás Chiaverini. Os temas são os mais variados e a abordagem é sempre profunda, irreverente e inusitada.

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Paradas LGBTQIA+ viram alvo de perseguição política no Brasil

Casos de HIV cresceram 17% no Brasil, aponta boletim do Ministério ...

Deputadas federais LBTs apresentaram 21 PLs pró-LGBTQIA+, em 2023

Governo Lula anuncia a quarta edição da Conferência Nacional LGBTQIA+

‘Se for evento hétero, podem’: vereadores querem impedir criança na...

MDHC prorroga prazo para participação social em levantamento sobre ...

Lula veta parcialmente projeto de marco temporal do Congresso

Pedido de vista adia votação de PL sobre população LGBT encarcerada

Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania promoverá 1º Encontr...

PL contra casamento homoafetivo tem chance remota de aprovação, diz...

Eleições para Conselho Tutelar no dia 1/10: saiba como e onde votar

MPF pede arquivamento de projeto que proíbe casamento homoafetivo e...