BLOG

O emocionante vídeo de Viola Davis que precisa ser visto por todo mundo

O termo “timing” usado de forma recorrente no jornalismo e na publicidade para se referir a “tempo certeiro” é a única forma de descrever a peça publicitária postada na quinta-feira, 28, pela atriz Viola Davis em seu perfil no Twitter. Com o mote “você vale a pena”, uma variação de “você vale muito”, slogan da marca de cosmético L’Oréal Paris desde os anos 70, Viola discorre por quase dois minutos sobre o valor de cada indivíduo e suas potências.

O que poderia ser só mais uma propaganda motivacional usada por uma marca da indústria da beleza ganhou potência na interpretação visceral da atriz estadunidense e pelo assassinato de George Floyd, um homem negro que foi morto por um policial branco e que tem gerado gigantescos protestos na cidade de Minneapolis, nos EUA, onde aconteceu o crime.

A mensagem “você vale a pena” se tornou de certa forma, uma fala sobre a luta das pessoas negras contra o racismo estrutural e violência que acomete estes corpos e correu em uníssono com a campanha “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam, em livre tradução) que surgiu em 2013, pós a absolvição de George Zimmerman na morte a tiros do adolescente negro Trayvon Martin.

Diante da grandeza da peça, legendamos o vídeo em português, que pode ser visto abaixo:

Vale lembrar que no mesmo dia da publicação do vídeo da atriz, falamos sobre o racismo na “Aula Aberta: Racismo e Militarização nas Favelas e Periferias durante a Pandemia”, ministrada por Gizele Martins, moradora da MARÉ (RJ),  jornalista e Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas e pode ser visto aqui:

 

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Como foi a Aula Magna da 4ª Conferência Nacional dos Direitos das P...

Tudo que rolou na mesa de abertura da 4ª Conferência Nacional dos D...

Rio de Janeiro pode ter Programa Cassandra Rios de Apoio e Fomento ...

Com bancada conservadora maior, Senado dobra projetos anti-LGBTQIA+...

Museu Afro Brasil recebe Tiganá Santana e promove 7ª Feira de Artes...

Lab Empoderadas traz projetos de todo o Brasil com o tema: Mulheres...

Conhecendo o escritor James Baldwin em seu centenário

Matheusa Moreira inaugura residência para produção e pensamento da ...

Mais de 220 pessoas LGBTQIA+ foram eleitas em 2024

Foto da plenária da Câmara de Recife, tirada de cima com o púlpito no fim da sala.

Entenda o papel dos vereadores na defesa dos direitos LGBTQIA+

Projeto de Lei torna obrigatória criação de casas de acolhimento pa...

Políticos pagaram mais de cem anúncios contra crianças trans em um ano