BLOG

Faz sentido o fator “concorrência” existir quando falamos de apoio à projetos sociais?

Desde o início da Casa 1 tentamos entender e aplicar as melhores práticas para arrecadação de verba para a manutenção do projeto. Nossa base é o financiamento coletivo recorrente, onde pessoas doam individualmente um valor mensal por meio da plataforma Benfeitoria. 

Além disso desenvolvemos uma série de ações com marcas e empresas que contemplam trabalhos de formação, sensibilização, empregabilidade e também arrecadações e doações. Esse é um campo muito delicado, afinal somos um projeto que propõe mudanças estruturais e políticas que pensam no todo, por isso desde o começo definimos não fazer ações com empresas de determinados campos de atuação como instituições bancárias, petroquímicas, construtoras e laboratórios farmacêuticos, entre outros. 

Com essas restrições auto imposta, atreladas a LGBTfobia ainda muito grande, onde a grande maioria das organizações se recusam a encarar a diversidade do mundo e as próprias práticas do mercado, como por exemplo os contratos de exclusividades, a possibilidade de obtenção de recursos diminui drasticamente. 

Não é raro nos últimos anos que marcas se juntem para ações publicitárias específicas mas são sempre baseadas em estudos de marketing e temos, assim como outras organizações dialogado com as empresas para que elas entendam que o trabalho de responsabilidade social e suporte para ONGs não deve passar pelas lógicas do marketing apenas e por isso a ideia de concorrência não se aplica. 

E agora, pela primeira vez desde 2017, duas empresas toparam fazer ações com a Casa 1 mesmo com a presença da marca concorrente sem estarem ligadas por uma ação conjunta. Foram as empresas Pernod Ricard (responsável por rótulos como Absolut, Chivas e Ballantine’s) e Diageo ( Smirnoff, Johnnie Walker e Ciroc). 

No caso da Pernod Ricard, 100% dos lucros da edição especial de Absolut vendidas até o dia 30/07 ou até enquanto durarem os estoques vem para a Casa 1 e organizações do nordeste. “Este ano, por conta da pandemia, nos deparamos com a realidade de vulnerabilidade social de parte da comunidade LGBTQIA+. Em meio ao isolamento social, o preconceito se reflete em uma dificuldade de acesso à saúde e a redes de suporte adequadas, onde muitas vezes não há espaço para acolhimento. Sendo assim, por meio do Projeto AB., iniciativa de Absolut em parceria com a BATEKOO, que é uma coletivo LGBTQIA+ de representação negra e periférica promovemo a campanha Orgulho Incancelável traz esse auxílio através de parte da venda revertida da icônica garrafa de Absolut Rainbow e um QR Code especial para doação para a Casa 1”, explicou a equipe da empresa. 

Já a no caso da Diageo, parte das vendas de bebidas no site até 30/06 serão revertidas para Casa 1. “Para nós o mês do orgulho LGBTQIA+ será marcado por três iniciativas. Por meio de nosso e-commerce, promovemos a ‘Pride Week’ onde, serão doados R$ 50 mil –resultado de parte das vendas na loja online – a projetos da instituição social. Além disso, anunciamos em junho um plano de recrutamento com foco em pessoas transgênero para atuação no escritório da Ypióca, em Fortaleza (CE) e por fim, lançamos o ‘Grupo Rainbow Network Brasil’, um grupo de afinidade para reunir funcionários LGBTQIA+ e aliados, buscando fomentar uma cultura de inclusão e igualdade e propor uma agenda de ações afirmativas junto ao comitê de Diversidade”, apontou a equipe da marca.

Conversamos ainda com as duas empresas sobre suas atuações para além do dia do Orgulho e como se dá essa relação com concorrência 

Casa 1: Para começar como começou a relação da empresa com a diversidade?

Pernod Ricard: A relação se deu muito através de Absolut, sua marca premium de vodka. Desde o início dos anos 80, Absolut participa e apoia diversas atividades relacionadas ao orgulho da diversidade, como o lançamento da primeira garrafa de destilado revestida com a bandeira de arco-íris, feita em colaboração com Gilbert Baker,o designer responsável pela bandeira original. No Brasil, Absolut promoveu em 2017 a campanha “Arte Resiste; que ressaltou o orgulho LGBTQIA+ enquanto resistência artística a partir de uma empena em um dos prédiosvizinhos ao Minhocão, em São Paulo, com mural pintado pela multiartista Patrick Rigon.Participaram do projeto o trio As Bahias e a Cozinha Mineira e a cantora Linn da Quebrada. E em 2019 se uniu ao coletivo BATEKOO para dar vida ao Projeto AB. de capacitação profissional para pessoas LGBTQIA+.

Diageo: A relação da Diageo com a diversidade sempre existiu. A empresa possui uma cultura forte baseada no pilar “Valorizar uns aos outros”. Esse valor é vivido e celebrado diariamente, refletindo-se no respeito às diferenças e, em nossa crença, de assim chegaremos a um lugar mais equânime e representativo do nosso consumidor e sociedade. Todo o movimento foi intensificado a partir de 2017, com a criação do Comitê de Diversidade e Inclusão, que lidera transformações mais profundas em nossa organização, principalmente em representatividade, engajamento interno, reputação e cultura. Os últimos três anos foram de muitas conquistas, como o aumento do engajamento interno com a agenda LGBTQIA+ da empresa.

Casa 1: Parte da arrecadação dos produtos das duas marcas vão ser direcionadas para Casa 1 mesmo elas sendo concorrentes entre si. Vocês acreditam que existe um momento onde a rivalidade das marcas devem deixar de existir?

Pernod Ricard: Acreditamos que um mundo com mais respeito, cores e diversidade é algo pelo que todos devem lutar, independente de concorrências. A iniciativa privada precisa se unir em prol assuntos de interesse público, relevantes e urgentes, principalmente em um momento tão difícil como o que estamos lidando. Só assim poderemos levar adiante os pilares que prezamos como empresa e destinar não só aos consumidores, mas a todos, ações com retorno social significativo, lutando pelo progresso.

Diageo: Agendas como sustentabilidade, governança, direitos humanos e diversidade não devem possuir concorrências, são ações realizadas em prol de uma sociedade melhor para todos. Logo, celebramos juntos e de forma genuína e correta as iniciativas. Interações entre as redes sociais oficiais das empresas são maneiras de mostrar o apoio entre as marcas.

Casa 1: Existe uma ideia de que marcas e empresas perdem e sofrem boicotes por se posicionarem em relação a pautas dos chamados grupos minorizados. É um mito?

Pernod Ricard: Quando destinamos nossa comunicação ou ações a comunidade LGBTQIA+, é preciso haver uma preocupação com a apropriação de signos e vivências, que são proprietárias e muitas vezes símbolos de resistência. Então, o papel das marcas é ser uma plataforma para visibilidade e apoio destas lutas e não uma porta voz. Por isso, desde os anos 80, Absolut amplifica e apoia atividades relacionadas ao orgulho da diversidade, se posicionando em favor e com a respeito à luta LGBTQIA+.

Diageo: O mercado é muito cauteloso em se posicionar, ofuscando pautas importantíssimas que deveriam ser lideradas pelas empresas. Na Diageo usamos o termo ‘Keep Walking The Talk’, fazendo referência ao mote da nossa marca Johnny Walker, keep walking – uma mensagem progressista com olhar para o futuro. Quando nos posicionamos como marca, mostramos que nossa fala (talk) é convertida em ações afirmativas (walk).

Casa 1: E como são as políticas internas de diversidade dentro das organizações?

Pernod Ricard:  A Pernod Ricard mundialmente presa por políticas internas em prol da diversidade através de comitês de discussões, incentivando o debate e aplicação de pautas tão urgentes como equidade de salários para mulheres e diversidade em cargos de liderança

Diageo:  A empresa possui duas políticas destaques em relação a diversidade. A política de ‘Dignidade no Trabalho’, que garante que todos podem ser quem são, independentemente de seu background, gênero, orientação sexual, idade, etnia, religião e característica física. Também proíbe bullying, assédio de qualquer tipo e ambiente de ameaças e intimidação. Esta política celebra a diversidade e promove um ambiente de inclusão dentro da empresa. E a segunda é a ‘Política de Licença Familiar’. A Diageo foi a primeira empresa a lançar a política de licença familiar globalmente, atingindo 30 mil funcionários. Ela dá direito a todos os colaboradores a tirarem seis meses de licença parental, incluindo casais homoafetivos com processos de adoção. Esta política vem para reforçar o papel do casal, criando um ambiente equânime na composição familiar e, consequentemente, nas possibilidades de carreira dentro da empresa.

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Marina Lima celebra sua carreira em show único na Casa Natura Music...

Premiado filme espanhol, “20.000 espécies de abelha” se...

10 formas de saber mais sobre Libras e a comunidade surda

“Amor e outras Revoluções”, peça inspirada em obra de b...

28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que acontece dia 2 de jun...

Conheça o Clube do Livro “Pomar”, o clube de leitura da...

16 indígenas LGBTQIAPN+ para seguir no instagram e ter muito orgulho

Coletivo AMEM apresenta “Ball: Isso é Baile”, na Fábric...

BICHADOS, da Cia. Artera de Teatro, faz temporada na Oficina Cultur...

Casa 1 realiza VII Feira de Empregabilidade Trans, Travesti e Não B...

Ball Vera Verão cria Vera Verso em sua sétima edição

Casos de violência contra lésbicas aumentaram 50% em oito anos, mos...