BLOG

Arquelano lança o EP “Pista”, com influências do samba, disco e house

Arquelano lançou hoje, 26 de outubro (quarta-feira), o aguardado EP “Pista”, seu segundo trabalho de estúdio, que se encontra disponível em todas as plataformas de streaming de música. 

Com influências do samba, R&B, house, soul, funk carioca e disco (gêneros musicais de origem negra), o seu novo trabalho explora poeticamente os significados semânticos da palavra pista: como caminho, dança e vestígio. Tendo a superficialidade das relações contemporâneas, solidão do corpo negro, cansaço e a maturidade para seguir em frente, como temas. O mar e a cidade de Fortaleza como cenário dessas histórias, que são atravessadas por sua vivência como jovem negro, LGBTQIA+, metropolitano e periférico.

“Pista é o que indica a existência ou a possibilidade de algo. Indício. Pessoas que passam pela nossa trajetória, passageiras. A pista é um caminho para algo. Se encontrar, desencontrar com alguém. Relacionamentos que passam tão rápido como uma noite. Caminhos que levam ao mar. Seguir correndo”, relata Arquelano.

Este trabalho vem como concretização de seu novo momento e redirecionamento de carreira. Um trabalho pop e com muito mais movimento, sem perder a sua essência experimental.

“Pista” foi produzido por Arquelano e Felipe Couto (Astronauta Marinho e Leves Passos), e conta com composições de Arquelano em colaboração de Emília Schramm (e Théo Fonseca em “Solzinho”).

Como mostra desse trabalho, o artista lançou os singles “Em Outra”, que tem um clipe dirigido por Darwin Marinho, e “Solzinho”, que ganhará seu audiovisual amanhã (27/10), gravado no Poço da Draga, em Fortaleza. Todas as canções deste novo EP terão visuais, que foram gravados em lugares distintos de Fortaleza, se utilizando do peso histórico e presente desses lugares para ampliação da mensagem da música. “Pista” é também sobre a vivência de Arquelano no território de Fortaleza. Sobre mostrar o real e também a fantasia.

Amanhã, 27 de Outubro, acontecerá o lançamento do visual de “Solzinho” às 12 horas, no canal do YouTube de Arquelano.

Tracklist EP “Pista”

1. Em Outra

2. Amor Vapor

3. Cansado

4. Bb (Interlude)

5. Come to My Place

6. Solzinho

Sobre Arquelano

Arquelano é o nome artístico do cantor, compositor, produtor musical e DJ Benjamin Arquelano. Em seu trabalho explora a música pop e eletrônica (com influências do R&B, hip hop, funk e soul) partindo da poética de sua vivência como jovem negro, LGBTQIA+, metropolitano e periférico.

Em 2019 lançou o seu primeiro EP intitulado “Ponto” (considerado um dos melhores lançamentos do ano por parte da crítica brasileira). Produzido por Arquelano, o EP foi finalizado a partir do processo de tutoria com a cantora e produtora musical Mahmundi, dentro do Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes no ano de 2018, no qual desenvolveu também o show “ainda sou ponto” (este aclamado na Semana da Música Eletrônica de São Paulo de 2019 – Centro Cultural Olido). Em 2021 lançou o “Ponto Remixes”, EP de remixes, que contou com a participação de artistas como L_cio, Saskia, Di Ferreira e outros. E em 2022, o artista se apresentou pela primeira vez no Rock in Rio.

Foto de capa: Divulgação

Fundada em 2017, a ONG Casa 1 possui uma República de Acolhida, um Centro Cultural e uma Clínica Social. Tudo junto, pela comunidade LGBTQIAPN+! Aqui neste espaço nos dedicamos a produção de conteúdos relevantes e de qualidade sobre e para a comunidade, algo fundamental em tempos de desinformação.

Notícias Relacionadas

Parada LGBTQIA+ no Itaim Paulista

Parada LGBTQIA+ do Itaim Paulista celebra diversidade periférica co...

Casa 1 marca presença no Lollapalooza 2026 com a campanha “Ca...

The Realness Festival 2026 anuncia line-up histórico com Jinkx Mons...

Projeto oferece oficinas gratuitas de arte e educomunicação para ju...

Vote LGBT e editora Jandaíra lançam livro que conceitua o termo Vio...

Conte sua história para o Museu Virtual do Bom Retiro

Com mais de 30 atrações, festival gratuito TRANSLuciDay celebra o D...

Espetáculo “Mural da Memória” tem apresentação gratuita...

Casa 1 realiza Sabadinho, festa de arrecadação, com bateria da Vai-Vai

Romance lésbico, mistério e nostalgia millennial marcam estreia de ...

‘Lar’ acompanha três famílias LGBTIAPN+ e reflete sobre...

Casa 1 recebe Prêmio Janaína Lima de Luta Pelos Direitos LGBTI+