Nos dias 11 e 12 de outubro de 2025, São Paulo recebe a 3ª edição do BEE Lesbian Film Festival, o primeiro festival de cinema lésbico do Brasil. O evento será realizado no Centro Cultural Olido, das 13h às 19h, com entrada gratuita e classificação livre, reunindo exibições de filmes, palestras, oficinas, coquetel de abertura e cerimônia de premiação.
Criado em 2023 pelas cineastas Alexia Araújo e Ana Cavazzana, o festival nasceu da urgência em dar visibilidade às narrativas sáficas, fomentar produções independentes e oferecer um espaço de acolhimento e representatividade para o público. Em apenas três anos, o BEE consolidou-se como um marco no calendário cultural e audiovisual, fortalecendo a presença de histórias lésbicas e sáficas nas telas brasileiras.
Na sua primeira edição, realizada em 2023, o festival surgiu de forma independente, sem apoio ou patrocínio, com trabalho totalmente voluntário das criadoras. Foi realizado online e exibiu 20 filmes de 13 países diferentes, conquistando o público pela representatividade inédita. Já em 2024, o BEE chegou pela primeira vez ao formato presencial, com apoio da Secretaria da Cultura de São Paulo e da Prefeitura de SP, exibindo 16 filmes de 6 países diferentes e oferecendo palestras e oficinas ministradas por profissionais sáficas do audiovisual — tudo gratuito. No início de 2025, o festival atravessou fronteiras e foi até Lisboa, em Portugal, para uma mostra internacional em parceria com a Casa do Comum, exibindo produções brasileiras que passaram pelo festival e reunindo uma plateia diversa de vários países da Europa em uma sala lotada. Agora, o BEE volta a São Paulo para sua 3ª edição, com o apoio da Spcine, ampliando a programação com mostra de filmes, palestras, oficinas, coquetel de abertura no primeiro dia e premiação ao final do segundo.
A curadoria deste ano é diversa e aberta, contemplando animações, ficções, documentários e webséries. Foram 121 inscrições de 16 países, das quais 19 filmes foram selecionados, representando Brasil, Argentina, Alemanha, Noruega, Reino Unido e China. Além das exibições, o festival também contará com debates e atividades formativas voltadas para a área audiovisual, sempre com foco na produção de conteúdos sáficos.
A premiação contempla 12 categorias, incluindo Melhor Curta-metragem Nacional (que recebe também um prêmio em dinheiro de R$ 200,00), Melhor Curta Internacional, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Animação, Melhor Direção de Arte, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem/Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Pôster e o destaque especial de Melhor Diretora LBTQ.
A expectativa é receber cerca de 500 pessoas ao longo dos dois dias de festival. O evento é gratuito, mediante lotação do espaço.
O BEE Lesbian Film Festival é uma realização da Cavazz Filmes, com apoio da Spcine, Prefeitura de São Paulo, Ministério da Cultura, Governo Federal do Brasil e da lanchonete Nitta Esfiha.
Serviço
BEE Lesbian Film Festival – 3ª edição
Quando: 11 e 12 de outubro de 2025, das 13h às 19h
Onde: Centro Cultural Olido – São Paulo/SP
Entrada gratuita (sujeito à lotação)